domingo, 26 de abril de 2009

Azul da cor de Minas...

Temos um campeão em Minas. O campeonato não terminou oficialmente, mas a vitória - ou melhor, o massacre - do Cruzeiro diante do Atlético neste domingo não deixa dúvidas de que será o capitão celeste Fabrício que irá levantar a taça no próximo final de semana. Não é novidade para ninguém que o Cruzeiro tem uma equipe melhor do que o Atlético. São vários os jogadores de qualidade, principalmente do meio para frente. Ramires, Wagner, Thiago Ribeiro e Kleber sabem jogar e se entendem muito bem. Se estiverem em um bom dia (e este domingo foi um deles, infelizmente para o Galo), fica difícil de pará-los.

Talvez por isso Émerson Leão, na ausência do atacante Éder Luis, tenha optado por adiantar o meia Lopes para ser o companheiro de Diego Tardelli no ataque, colocando na equipe mais um volante para marcar os ataques cruzeirenses. Não foi uma boa escolha. Um meio-campo com quatro jogadores que mais destroem do que constroem (Renan, Carlos Alberto, Rafael Miranda e Márcio Araújo) pode até marcar bem – o que não foi o caso -, mas não conseguirá manter a posse de bola e não fará com que o ataque fique em boas condições de gol. Resultado: o Cruzeiro dominou o meio-campo e construiu o placar com tranqüilidade, sem dar chances para o Atlético.

Com a vitória, o jejum do Galo sobre o maior rival aumentou para 11 jogos. O último triunfo atleticano foi no primeiro jogo da decisão do Mineiro de 2007: 4 a 0. Aliás, este é um fato curioso dos últimos três estaduais de Minas. Os primeiros jogos foram sempre vencidos por goleadas. Ano passado o Cruzeiro também fez 5 a 0 no primeiro jogo. Placar este que é a maior goleada celeste diante do Atlético na história do confronto entre os dois clubes.

Ronaldo é o cara!

Quando Ronaldo disse que retornaria ao futebol depois da lesão que sofreu no joelho em fevereiro do ano passado (a terceira de sua carreira), muitos duvidaram de que ele seria capaz. Não era possível. Três cirurgias nos joelhos, uma forma física visivelmente fora do ideal, muitas polêmicas na vida pessoal... Dessa vez ele não conseguiria dar a volta por cima. De novo não, pensaram. Pois bem, Ronaldo se encheu de força e colocou na cabeça de que iria voltar. Ficou treinando alguns meses no Flamengo e no final do ano passado, ainda bastante roliço, assinou com o Corinthians. Muitos debocharam, afirmando que ele estava acabado, gordo, que sua contratação era pura jogada de marketing, que em pouco tempo se tornaria um marketing negativo, pois o atacante não conseguiria jogar só com o nome. Ele não se importou. Pelo contrário. Como já tinha feito em outras ocasiões na vida, usou as críticas e comentários maldosos sobre a sua pessoa como combustíveis para continuar lutando, para se motivar ainda mais a voltar a fazer a única coisa que ele sabe (e muito bem): jogar futebol. Mais uma vez Ronaldo calou os críticos. Seu estilo de jogo não é o mesmo da época em que começou. Compreensível. Ele já não é mais garoto, não tem mais 18, 19, 20 anos. Tem 32. Mas continua jogando uma bola redondinha. Ainda não está na forma ideal, mas mesmo assim é melhor do que TODOS os atacantes do futebol brasileiro.

Seu desempenho no Corinthians surpreende até a mim, que sempre acreditei que ele voltaria a jogar bem, a marcar gols, a ser decisivo. Mas para mim, isso aconteceria mais pra frente, talvez no Brasileiro. Não, ele driblou até as melhores expectativas. Ronaldo atuou em 10 jogos com a camisa do Timão. Foi titular em 8. Marcou 8 gols, todos no estadual, o que dá uma média de 0,8 gols por jogo, excelente para qualquer atacante. Desde sua estréia, dia 4 de março contra o Itumbiara, o Corinthians atuou 13 vezes. O que dá a Ronaldo 77% de presença nos jogos da equipe. Mais uma prova de sua total recuperação. Diante do São Paulo atingiu 36km/h na arrancada que culminou com um gol. Queriam mais, queriam mais provas de sua capacidade.

Diante do Santos, neste domingo, teve três oportunidades e fez dois gols belíssimos. No primeiro um domínio de bola com muita categoria, ajeitando para o pé esquerdo e batendo na saída de Fábio Costa. No segundo, uma pintura digna dos grandes artistas mundiais, com o mesmo pé esquerdo, encobrindo o mesmo Fábio Costa. Ronaldo é artista, um artista da bola. E como tal deve ser respeitado. Sob a pena de pagarem caro por isso.

Ronaldo no Corinthians:
X Itumbiara – reserva - vitória
X Palmeiras (um gol) – reserva - empate
X São Caetano (um gol) - vitória
X Santos - vitória
X Ponte Preta (2 gols) - empate
X Guarani - empate
X Ituano (um gol) - vitória
X São Paulo - vitória
X São Paulo (um gol) - vitória
X Santos (2 gols) - vitória

CONTINUA TUDO IGUAL......

Como eu postei ontem aqui neste Blog, a primeira partida da decisão do Campeonato Carioca terminou empatada no Maracanã. Acreditava que o jogo seria mais amarrado, mais pegado, até mesmo ruim de ver. A partida foi movimentada e com um domínio maior do Botafogo. O Flamengo começou melhor, roubando mais bolas, mas, como de costume, arrematando muito mal. Esse volume de jogo acabou provocando o pênalti, convertido pelo lateral-esquerdo Juan. Depois do gol o Botafogo ficou meio desnorteado e ofereceu alguns contra-ataques para os Rubro-Negros. Na melhor chance do Flamengo, depois de uma troca de passes e uma linda enfiada de Kléberson, Léo Moura perdeu um gol incrível na cara de Renan. Depois desse lance o Mengão baixou a bola e só deu Fogão. Maicosuel começou a desequilibrar e em duas jogadas de bola parada deu a virada para os Alvinegros. Gols marcados pelo zagueiro Juninho, depois de falta mal marcada em cima do Mago, e mais tarde Reinaldo, que desviou pro gol uma falta cobrada também pelo camisa 10: 2 a 1 para os botafoguenses.

Na segunda etapa o Flamengo voltou mais ligado e com uma alteração, Josiel na vaga do apagado Zé Roberto. O jogo ficou mais equilibrado, porém, o Botafogo continuou levando a melhor na marcação. Foi quando as duas peças principais do time, Reinaldo e Maicosuel, se contundiram, dando mais confiança para a turma da Gávea. Na base do abafa o Mengão foi chegando e, com a entrada do lateral Everton Silva na vaga de Léo Moura e Erick Flores no lugar do zagueiro Wellington, o time pressionou a saída de bola do adversário. E foi assim que o gol de empate surgiu. Depois de uma jogada do meia Íbson, que rolou no bico da grande área para o volante Willians(foto), que lutou pela bola, passou pela zaga e chutou cruzado. A bola resvalou na mão do zagueiro Emerson, o mesmo que fez o gol da vitória do Fla semana passada, e matou o Goleiro Renan: 2 a 2 e com gosto de vitória para a torcida do Flamengo.

Agora continua tudo igual, mas o psicológico do Flamengo segue em alta, enquanto os Alvinegros chegam com um gostinho de derrota e com a dúvida sobre a escalação da sua maior estrela, Maicosuel. Continuo acreditando que o Flamengo leva o Tri, até pela sorte absurda que a equipe vem tendo nas finais.

BARÇA DÁ MOLE E REAL CHEGA JUNTO

O Real Madrid fez a sua parte neste domingo e, mesmo atuando na casa do adversário, venceu o Sevilla por 4 a 2, no Estádio Ramón Sánchez-Pizjuan. O grande destaque do confronto foi o atacante Raúl(foto), autor de três gols. O brasileiro Marcelo completou. O volante brasileiro Renato, ex-Santos, e o meia Capel fizeram os gols do time da casa. Com o resultado, o Real Madrid reduziu a vantagem do líder Barcelona para apenas quatro pontos ganhos. Depois do empate com o Valencia neste sábado, o time catalão tem 82. O Real Madrid, com 78, está na segunda colocação do Campeonato Espanhol. Apenas os gigantes da Espanha têm chances de levar o caneco.


Faltam apenas cinco rodadas.A outra briga é para saber quem vai conquistar as outras duas vagas na próxima Liga dos Campeões. Seis times disputam, com vantagem para Sevilla, terceiro colocado com 57, e Valencia, quarto com um ponto a menos. Villarreal (55), Málaga (51) e La Corunã (50) ainda sonham.


Resultados deste domingo


Athletic Bilbao 2 x 1 Racing Santander; Espanyol 2 x 0 Real Bétis; Getafe 1 x 2 Villarreal; Recreativo de Huelva 2 x 4 Mallorca; Valladolid 0 x 0 Osasuna ; Sevilla 2 x 4 Real Madrid; Atlético Madrid 3x1 Sporting Gijón

ARSENAL DÁ IMPORTANTE PASSO PARA CHAMPIONS 2010

O Arsenal não precisou fazer muita força para vencer o Middlesbrough neste domingo, por 2 a 0, no Estádio Emirates, em Londres. A equipe entrou em campo visivelmente preocupada em não forçar o ritmo e correr o risco de perder algum jogador por lesão para o confronto contra o Manchester United, quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões.

O grande destaque da partida foi o meia Cesc Fábregas (foto), autor dos gols dos Gunners. Com o resultado, o Arsenal praticamente garantiu a quarta colocação do Campeonato Inglês e a última vaga para a Champions League da próxima temporada. A equipe de Londres chegou aos 65 pontos ganhos e abriu dez pontos de diferença para o Aston Villa, o quinto. O Manchester United, com um jogo a menos, lidera com 77 pontos, três à frente do Liverpool. O Chelsea é o terceiro com 71.

MILAN VENCE COM DOIS DE KAKÁ E CONFIRMA A VICE-LIDERANÇA


O Milan contou com dois gols de pênalti do brasileiro Kaká (foto) para vencer o Palermo por 3 a 0 neste domingo, no Estádio San Siro. Com chances remotas de alcançar a Inter de Milão na liderança do Campeonato Italiano, ao menos a equipe milanesa se distanciou da terceira colocada Juventus. Em segundo, o Milan soma 67 pontos, contra 65 da Juventus de Turim e 74 da Inter, que ainda joga contra o Napoli neste domingo.

Mesmo com o Palermo brigando por uma vaga na Copa da Uefa, o Milan não teve dificuldades para abrir vantagem. Após Ambrosini sofrer pênalti, Kaká foi para a cobrança, aos dez minutos, e colocou os anfitriões na frente. O segundo gol saiu logo depois, aos 19. Inzaghi recebeu cruzamento e fez de cabeça. No segundo tempo, o Palermo teve um jogador expulso logo no início e Kaká sofreu mais um pênalti, que ele mesmo cobrou e fez 3 a 0.

Ainda neste sábado pela 33.ª rodada, a Juventus não passou do empate por 2 a 2 contra o Reggina, que segue na lanterna. O Cagliari, que briga pela Uefa, fez um grande jogo com a Sampdoria, conseguiu a virada por 3 a 2, mas acabou sofrendo o empate por 3 a 3 no fim, em gol marcado por Cassano. A Atalanta venceu a Lazio por 1 a 0, mesmo placar da vitória do Torino sobre o Siena. Já o ameaçado Bologna derrotou o Genoa por 2 a 0 e o Lecce ganhou do Catania por 2 a 1.

Confira a 33ª rodada do Campeonato Italiano:

Sábado:

Chievo 1x2 Udinese e Fiorentina 4x1 Roma

Domingo:

Bologna 2x0 Genoa; Lazio 0x1 Atalanta; Lecce 2x1 Catania; Milan 3x0 Palermo; Reggina 2x2 Juventus; Sampdoria 3x3 Cagliari e Torino 1x0 Siena e Napoli 1x0 Internazionale de Milão

SUPREMACIA BUTTON

Piloto inglês vence três das quatro corridas disputadas e dispara na liderança

Após apostar em uma tática inteligente da Brawn GP, Jenson Button (foto)chegou à sua terceira vitória em quatro provas na temporada 2009. O inglês assumiu a liderança do GP do Bahrein após a primeira etapa de pit stops e teve pista livre para abrir uma confortável vantagem de mais de sete segundos. Sebastian Vettel, da RBR, lucrou com a aposta em um primeiro trecho mais longo e assegurou a segunda posição. Jarno Trulli, da Toyota, pole position da corrida, completou o pódio, em terceiro.

Lewis Hamilton fez uma corrida conservadora e garantiu a quarta posição, à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP. A equipe apostou em uma tática de três paradas para o brasileiro, que ganhou uma posição em relação à sua largada. No entanto, com a vitória de Button, ele viu sua desvantagem em relação ao companheiro de equipe aumentar de seis para 12 pontos. Kimi Raikkonen marcou os primeiros pontos da Ferrari com o sexto lugar, mas não impediu o pior início de temporada da história da equipe. O time vermelho precisava, pelo menos, de uma quarta posição, mas o problema com Felipe Massa na largada estragou a estratégia da equipe. O brasileiro foi apenas o 14º na corrida, uma volta atrás. Nelsinho Piquet fez uma corrida correta, sem erros, e finalizou na décima posição.

Após sua terceira vitória em 2009, Jenson Button chegou aos 31 pontos, 12 à frente do companheiro Rubens Barrichello. O brasileiro perdeu terreno em relação à Sebastian Vettel, da RBR, que tem apenas um a menos que ele: 19 a 18. Jarno Trulli tem 14,5 e Timo Glock, ambos da Toyota, 12. A próxima corrida será o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 10 de maio.

ANÁLISE:

Depois da perna Oriental da Fórmula 1, a Brawn GP mostra que tem um carro competitivo e muito robusto. As quatro primeiras corridas tiveram climas quentes, muitas chuvas e areia na pista. Os carros brancos suportaram muito bem e chegam agora na perna européia com vantagem. Daqui a duas semanas em Barcelona vamos ter mais uma questão para ser respondida. As outras equipes estão anunciando que vão apresentar novas mudanças em seus bólidos, principalmente Ferrari e McLaren, será que a supremacia Brawn está em risco? Vamos aguardar.

A VITÓRIA DE BUTTON:

Respostas a parte, a Fórmula 1 já tem um vencedor: Jenson Button. O inglês que estava quase desempregado, hoje é o líder isolado do mundial de pilotos, venceu três das quatro corridas iniciais e de forma elegante deu uma resposta aos ácidos críticos ingleses. Preterido pela mídia do seu país, devido o surgimento de Lewis Hamilton, Button já estava sendo apontado com um fracassado e agora pode ser campeão do mundo.

CLÁSSIFICAÇÃO:

1 - Jenson Button/Brawn GP: 31 pontos
2 - Rubens Barrichello/Brawn GP: 19 pontos
3 - Sebastian Vettel/RBR: 18 pontos
4 - Jarno Trulli/Toyota: 14,5
5 - Timo Glock/Toyota: 12
6 - Mark Webber/RBR-Renault: 9,5
7 - Lewis Hamilton/McLaren: 9
8 - Fernando Alonso/Renault: 5
9 - Nick Heidfeld/BMW Sauber: 4
10 - Heikki Kovalainen/McLaren: 4