segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rapidinhas de Domingo - Bota respira em Goiânia

O Botafogo conseguiu o que muitos consideravam impossível. Após 11 rodadas sem vitória, na 18ª colocação, o Alvinegro foi até o Serra Dourada e derrotou o Goiás, quarto colocado, por 3 a 1, com justiça. Para se ter noção do tamanho do feito botafoguense, o Esmeraldino não perdia em casa desde a 11ª rodada (quando caiu diante do Avaí, por 2 a 0) e o último triunfo do time carioca sobre o Goiás, fora de casa, havia sido em 1995, ano em que o clube foi campeão brasileiro. De quebra, os três pontos aliviam a pressão em cima do técnico Estevam Soares, que conquistou sua primeira vitória no comando do Bota no Brasileirão, e do vice de futebol, André Silva, e do gerente de futebol, Anderson Barros, que tiveram suas demissões requisitadas pelo Conselho Deliberativo. Nesta segunda, uma reunião será realizada em General Severiano para lavar a roupa suja e definir todas essas situações. Mas em função do ótimo resultado em Goiânia, acredito que nada vá mudar.

Porém, apesar de finalmente ter conseguido vencer, o Botafogo não deixou a zona de rebaixamento. É o 17º, com 28 pontos, mesma pontuação do 16º, Santo André, mas perde no número de vitórias (7 a 5). Como lembrou o companheiro Victor Valente, quando comentávamos sobre a rodada, o Alvinegro teve inúmeras oportunidades de deixar o chamado Z-4 e não conseguia vencer. Quando o fez, não saiu das últimas posições. Agora vai ter que engatar uma sequência para se distanciar do perigo. E tem uma boa chance para isso, afinal tem dois jogos consecutivos em casa: Atlético-MG e Avaí. O problema é que o Bota tem a pior campanha como mandante do Brasileirão, com apenas 3 vitórias em 14 jogos (6 empates e 5 derrotas) - 35,7%. Está na hora da torcida gloriosa apoiar a equipe e fazer do Engenhão uma arma.

O Goiás, talvez desgastado pelo jogasso do meio de semana diante do Cerro Porteño, foi presa fácil. O Esmeraldino caiu da 2ª para a 4ª colocação e começa a se preocupar com os rivais que estão abaixo na briga pela Libertadores. E o Hélio dos Anjos mais uma vez reclamou. Que mala!

- O Grêmio marcou bobeira e empatou com o vice-lanterna Sport, no Olímpico, por 3 a 3, depois de estar três vezes na frente no placar. O Tricolor perdeu a chance de encostar ainda mais no G4. Jonas fez um belo gol e chegou aos 14 no campeonato, vice-artilheiro ao lado de Diego Tardelli. Maxi López marcou os outros dois. Pelo Sport, Vandinho, Paulinho e Fininho foram os autores dos gols. Foi o segundo empate nos últimos 3 jogos que o Grêmio fez em casa, o que é péssimo para uma equipe que tem a melhor campanha como mandante (10 vitórias, 4 empates e 0 derrota).

Já o Sport segue, mesmo que lentamente, sua recuperação. Com 24 pontos, a distância para o Santo André, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, é de 4 pontos. Neste segundo turno, o desempenho do Leão da Ilha melhorou muito. São 11 pontos em 8 partidas. Se cosiderarmos que na primeira metade do campeonato foram 13 pontos em 19 jogos, a torcida rubro-negra pode ter esperanças de escapar da Série B ano que vem.

- O Internacional realmente perdeu o rumo. Depois de ser eliminado no meio da semana pelo Universidad do Chile, na Sul-Americana, o Colorado foi derrotado novamente, desta vez para o Coritiba, por 2 a 0. Nos últimos 4 jogos, apenas um ponto somado. Foram três derrotas e um empate. No segundo turno, o Inter faz campanha pífia: apenas 7 pontos em 8 jogos, a terceira pior campanha nesta segunda metade do Brasileirão. Por causa dessa queda livre de desempenho, o Colorado deixou o G4 pela primeira vez no campeonato. Era o único time que permanecia entre os quatro primeiros em todas as rodadas. Tite está balançando e desta vez não é só a torcida que pega no pé. A diretoria também já mostrou insatisfação publicamente com as atuações da equipe. E elenco não falta. O que será que está acontecendo? Ficar fora da Libertadores será uma vergonha.

O Coritiba, por sua vez, praticamente deu adeus definitivo ao fantasma da Série B. Nas últimas 9 partidas, foram 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Apesar de estar na 15ª posição, são 5 pontos de vantagem em reação ao 16º colocado. E o Coxa não tem time para cair.

- Na Ressacada, o empate em 2 a 2 entre Avaí e Cruzeiro praticamente sepultou as chances de ambas as equipes de entrarem na briga pela Libertadores. Mas evidencia momentos distintos dos dois times. O Avaí, depois de um período impressionante, no qual ficou 11 partidas invicto, voltou ao "normal". Nos últimos 6 jogos, foram 4 derrotas, 1 empate e apenas 1 vitória. Aquela gordurinha acumulada agora faz a diferença e dificilmente o time catarinense vai correr riscos até o final do Brasilerão. O Cruzeiro, por sua vez, melhorou demais. Tem a quinta melhor campanha do returno, com 14 pontos, e o que mais chama a atenção é o desempenho fora de casa: são sete jogos como visitante sem perder (4 vitórias e 3 empates). Se no Mineirão a equipe fosse um pouquinho melhor, talvez estaria brigando mais em cima na tabela.