sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nas mãos

Time com vários desfalques, elenco sendo reduzido, pressão por resultados. Mesmo com vários problemas, Dorival Júnior dá a cada dia mostras de ter o Vasco embaixo de seus braços, como as bolas da foto.

Esta semana o treinador aproveitou para assustar e dar um puxão de orelhas em Ramon, que vem caindo de produção, ao mesmo tempo em que recompensava Nílton, que, com as orelhas doídas pelos puxões de Dorival, voltou a apresentar um bom futebol.

Nesse meio tempo Dorival aproveitou para se desfazer de um possível futuro problema, liberando o encostado Leo Lima para o Goiás. Mesmo com as idas e vindas técnicas do time, Dorival vai montando um Vasco compacto e homogêneo, construindo até aqui um cartel de 22 vitórias, 11 vitórias e apenas três derrotas em 2009, uma delas com o time reserva.

Dorival montou este elenco. Sabe do que eles são capazes, e de onde, como e quando utilizar cada peça. Daí a demora em lançar Robinho e Souza, guardados para a melhor oportunidade possível. Daí a confiança em Ernani, que vai se tornando o coringa do técnico vascaíno. Daí a razão do sucesso do Vasco em 2009: as mãos firmes do seu técnico.

Por Thiago Teixeira (Acompanhando o Vasco)

Galo dispara; Flu melhora, mas não o suficiente

Foi um bom jogo no Mineirão, especialmente no segundo tempo. E o Atlético-MG fez valer seu mando de campo e a força de sua torcida (55 mil pagantes) para derrotar o Fluminense por 2 a 1 (gols de Serginho e Diego Tardellim com Kieza decontando) e disparar na liderança do Brasileirão, com 28 pontos. Para quem achava que o Galo seria apenas mais um cavalo paraguaio e que Celso Roth sabia somente começar bem um campeonato, estas desconfianças vão ficando para trás. Claro que ainda faltam muitos jogos, mas a cada jogo do equipe mineira fico mais convecido de que este time vai brigar lá em cima até as últimas rodadas.

Já o Tricolor melhorou bastante na estreia de Renato Gaúcho. Fernando Henrique foi bem, passou mais segurança do que Ricardo Berna, e a escolha pelo 3-5-2 se mostrou acertada. Ainda precisa melhorar muito sim, mas acho que o novo treinador começou no caminho certo. O Flu é o penúltimo com 10 pontos.

Confesso que imaginava que no início da partida o Atlético partiria com tudo para cima do adversário e este, por sua vez, trataria apenas de se defender. Mas não foi bem o que aconteceu. Os donos da casa foram melhores na primeira etapa, mas não conseguiram criar muitas oportunidades, pois o Fluminense se defendia muito bem e assustava em alguns contra-ataques. As principais chances do Galo surgiram em erros na saída de bola do Tricolor - aliás, muitos erros. Mas o primeiro tempo terminou sem gols mesmo.

A segunda etapa começou eletrizante, com as duas equipes buscando o gol. Em 4 minutos, Aranha (para mim o grande nome do jogo) já tinha feito duas lindas defesas e o Atlético também assustou FH. O problema do Flu era Tartá, escalado ao lado de Fred no ataque, mas que recuava muito e deixava o atacante isolado na frente. Ele lutou, jogou bem, mas aos 10 sentiu um problema muscular e teve que sair. Kieza entrou em seu lugar. O Atlético errava muitos passes, não conseguia jogar na velocidade, sua principal característica.

Mas acabou chegando ao gol em uma falha de Ruy, que cortou mal um cruzamento, para frente da área (igualzinho ao que aconteceu na derrota para o Goiás). Thiago Feltri pegou o rebote e soltou uma bomaba, a bola bateu no próprio Ruy e subiu, encontrando Serginho, livre, que só completou de cabeça: 1 a 0. O gol fez o Flu sair da defesa, abrindo espaço pro Galo, que fez o segundo logo depois, em boa jogada pela esquerda. Feltri cruzou e Tardelli só empurrou. Oitavo gol dele no campeonato, vice-artilheiro.

Mesmo perdendo o Fluminense continuou atacando, mas esbarrou em um Aranha inspirado. O goleiro fez várias ótimas defesas. Porém, aos 34 Tartá cruzou e Kieza completou, diminuindo a vantagem atleticana. O Flu ainda teve chance de empatar aos 45, com Maicon, mas, mais uma vez, Aranha defendeu.

Final de jogo e uma vitória justa pro Atlético, que na próxima rodada encara o Goiás, em casa. Já a torcida tricolor pode ter esperança de uma melhora no time pelo futebol apresentado ontem. Mas o próximo teste é também complicado. O Cruzeiro, querendo subir na tabela, em casa. É hora dos tricolores comparecerem para incentivar o time.

Rapidinhas de quinta:
- O Corinthians sofreu um desmanche (mais gente pode sair), mas bateu o Vitória no Pacaembu por 2 a 1 e entrou no G-4 - é o quarto, com 23 pontos. Dentinho fez um golaço e Jean fez o segundo, com Apodi descontando para o Rubro-Negro Baiano. Mas o Timão vai precisar se reforçar se quiser brigar pela tríplice coroa este ano. Cristian, André Santos, Douglas e, possivelmente, Felipe fazem falta ao técnico Mano Menezes.

- O Coritiba perdeu oportunidade de se afastar de vez da zona de rebaixamento ao empatar com o Sport em casa. Dutra abriu o placar para os pernambucanos, mas Marcelinho Paraíba igualou. O Coxa é o 13º, com 15 pontos, já o Rubro-Negro saiu da zona de rebaixamento e é o 16º, com 12 pontos.

BOMBA! FABIO LUCIANO PODE SER O NOVO TÉCNICO DO FLA

Uma fonte de dentro da Gávea me passou a seguinte informação. FABIO LUCIANO está sendo sondado para ser o novo técnico do Flamengo. É isso mesmo amigos blogueiros. O capitão do Pentatri está sendo convencido de assumir o grupo do Flamengo. Segundo a minha fonte, a grande liderança que o ex-capitão exercia no elenco pode ser bem aproveitada agora como treinador.