terça-feira, 27 de abril de 2010

LECCIÓN DE ESTUDIANTES

Faltando apenas três rodadas para o término do Torneio Clausura, o Estudiantes assumiu a primeira colocação de maneira isolada. Aproveitando-se de vários tropeços dos rivais, o Pincha foi galgando posições e agora é apontado como o favorito à conquista de mais um campeonato argentino. O sábado foi realmente fantástico para os de La Plata. Uma vitória importante contra o River Plate, por 1 a 0, somado ao empate sem gols entre Huracán e o então líder Independiente, deram a oportunidade para o Estudiantes chegar às últimas rodadas de maneira tranqüila, só necessitando de si para levantar o caneco.

Na próxima rodada, Verón e companhia vão enfrentar o combalido Chacarita Juniors, no campo do Ferrocarril, no bairro do Caballito. É provável que o Estudiantes vença, pois o Chacarita já está rebaixado e não luta por mais nada. Enquanto isso, todos os seus perseguidores diretos terão paradas complicadas.

O Independiente receberá o Boca Juniors. Mesmo em fase ruim, o Boca representa um perigo, afinal trata-se de um clássico e o Xeneize já vem de vitória em outro clássico. Bateu o San Lorenzo por 2 a 0, na Bombonera. O Argentinos Juniors, que faz campanha consistente e acima das expectativas, joga fora de casa contra o San Lorenzo. E por fim, a zebra da vez, o Godoy Cruz, viajará até Rosário, para encarar o Rosario Central, que segue em sua luta para sair da Zona Promoción, e não correr riscos de cair para a B Nacional. Enfim, todos terão paradas indigestas.

Otra vez...

Mais uma vez o zagueiro Desábato se meteu numa polêmica por causa de uma declaração sua durante uma partida. Dessa vez a confusão com Ortega. Desábato teria chamado o Burrito de “borracho”, ou seja, “bêbado”, em alusão ao problema de alcoolismo que persegue o camisa 10 do River. Desábato, por sua vez, tentou se justificar, alegando que Ortega o teria chamado de “cornudo”. Enfim, lamentável para ambos.

Vamos al Ascenso

O Olimpo de Bahía Blanca está perto de retornar à Primera A. O clube da Província de Buenos Aires derrotou o Unión de Santa Fé por 2 a 1, e está na liderança isolada da B Nacional, com 64 pontos. Já são seis pontos de vantagem sobre o Instituto de Córdoba, terceiro colocado. Os cordobeses por sua vez seguem na luta pela segunda colocação, que daria a última vaga ao acesso direto, com o Quilmes. Neste fim de semana, o Instituto derrotou, em Buenos Aires, o já rebaixado Sportivo Italiano, por 3 a 0.

Já o Quilmes tropeçou em seus domínios ao empatar em 1 a 1 com o fraquíssimo Independiente de Mendoza. Na quarta colocação, que disputaria uma vaga com o time de 17ª média de pontos da Primeira Divisão, está o Atlético Rafaela. Lá embaixo, o Italiano já caiu para a B Metropolitana (a Terceirona dos clubes da capital), enquanto o Platense dificilmente vai escapar de jogar uma partida extra com o vice-campeão desta divisão.

A CAI, de Comodoro Rivadávia, já carimbou sua queda para o Torneo Argentino A (a Terceirona para as equipes do interior), Aldosivi, de Mar Del Plata, e Independiente de Mendoza, disputam para fugir do jogo extra com o vice-campeão do Argentino A.

Otros resultados:

Primera A: Vélez 1 x 0 Tigre; Godoy Cruz 1 x 0 Chacarita; Lanús 4 x 1 Arsenal; Newell’s 5 x 0 Colón; Argentinos 3 x 1 Gimnasia; Racing 2 x 0 Banfield; Atlético Tucumán 2 x 2 Rosario Central

Posições: Estudiantes 33; Argentinos 32; Godoy Cruz e Independiente 31; Lanús 25; Newell’s 24; Vélez, Banfield, Huracán e Racing 23; Gimnasia 22; Tigre 21; Colón 20; Arsenal 18; Boca e San Lorenzo 17; River 16; Rosario Central 14; Chacarita 13; Atlético 10.

Descenso: 17º Gimnasia 1,135; 18º Rosario Central 1,135; 19º Chacarita 0,914; 20º Atlético Tucumán 0,914.

Por Raphael Martins