domingo, 24 de maio de 2009

Até onde vão Náutico e Atlético-MG?

A pergunta do título tem uma explicação. É comum no Campeonato Brasileiro equipes que não figuravam na lista de favoritos começarem bem a competição, aparecendo entre os primeiros colocados nas rodadas iniciais. Porém, isso não quer dizer muita coisa. Nos últimos anos vimos clubes como Criciúma, Ponte Preta e o próprio Náutico liderando após as primeiras rodadas e, ao final do campeonato, brigando para não cair ou até mesmo sendo rebaixados. Por isso devemos ter calma com os desempenhos do Alvirrubro e do Atlético-MG este ano. Mas também não se pode negar que os dois times estão bem, ocupando a segunda e a terceira colocações, respectivamente, na tabeça da Série A, com sete pontos.

Nesta rodada, curiosamente, Náutico e Atlético-MG venceram suas partidas fora de casa e pelo mesmo placar: 3 a 2. Mas as situações foram bem distintas. Na Ilha do Retiro, o Galo visitou o Sport e não tomou conhecimento do Leão, mesmo diante de sua apaixonada torcida. Abriu 3 a 0 no primeiro tempo, com dois gols de Éder Luis (um deles, um golaço) e outro de Márcio Araújo. Na segunda etapa relaxou, levou dois gols dos pernambucanos, mas conseguiu segurar o placar e os três pontos. Destaque para o bom trabalho que Celso Roth vem fazendo com o time mineiro. São quatro jogos, com três vitórias e um empate. O treinador vai repetindo o ótimo desempenho que teve com o Grêmio no Brasileiro do ano passado, quando terminou com o vice-campeonato. O time do Atlético-MG, no entanto, precisa de reforços, pois o elenco tem poucas peças de reposição e o próprio time titular não é dos melhores. Mas o Grêmio também não chamava muita atenção em 2008...


Já o Náutico conseguiu um excelente resultado na Arena da Baixada. Foi para o intervalo perdendo por 2 a 0, mas virou para 3 a 2 com dois gols da revelação Anderson Lessa, de apenas 19 anos, e um do zagueiro Gladstone. É o melhor começo de campeonato do Timbu na Série A de sua história, igualando o feito de 1975. Animador, mas não acredito que o Alvirrubro vá manter este ritmo até o final do Brasileirão. Arrisco a dizer, inclusive, que o objetivo dos pernambucanos tem de ser a permanência na Primeira Divisão, pois o time é fraco. Mais fraco até do que o Atlético-MG. Mesmo assim a torcida do Náutico tem que comemorar este bom início de Brasileirão.


Rapidinhas da rodada:
- Em 5 dos 10 jogos da rodada, os visitantes venceram;
- O Atlético-PR tem início preocupante, com apenas 1 ponto e duas derrotas em casa. É o lanterna e tem o seu pior começo de Brasileiro desde 2005, quando perdeu os três primeiros jogos;
- O Inter é o líder e o único 100%, com 9 pontos. Melhor início desde 1985;
- Fluminense precisa urgente de reforços. Ficou barata a goleada de 4 a 1 para o Santos.

NBB chega às semifinais sem surpresas

Estão definidas as semifinais da NBB e, como já era esperado, não temos surpresas. As quatro equipes classificadas terminaram a fase de classificação nas quatro primeiras colocações. Flamengo, Joinville e Minas já tinham garantido suas vagas. Restava apenas a definição do confronto entre Brasília e Franca. Os dois times se enfrentaram neste domingo na capital brasileira e os donos da casa fizeram valer seu favoritismo, vencendo por 64 a 59 e fechando a série em 3 a 2, a disputa mais equilibrada das quartas-de-final.

As semifinais têm início nesta terça-feira, com o Flamengo indo até Santa Catarina encarar o Joinville. Na fase de classificação, o Rubro-Negro venceu os dois confrontos diante do rival. No dia seguinte, Minas e Brasília iniciam a outra semifinal, em Belo Horizonte. Os brasilienses também ganharam as duas partidas diante dos mineiros na primeira fase.

As séries de semifinal serão disputadas em uma melhor de cinco jogos.

Newcastle é rebaixado na Inglaterra

Dia triste em Londres. O Newcastle, um dos times mais populares da Inglaterra, foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Inglês. O clube, quatro vezes campeão da Premiership e seis vezes vencedor da Copa da Inglaterra, chegou na última rodada torcendo para o Manchester United derrotar o Hull City e precisando apenas do empate com o Aston Villa. Os Diabos Vermelhos até fizeram o seu papel, ganhando por 1 a 0, mesmo atuando com uma equipe reserva. Mas os Magpies não se ajudaram e acabaram derrotados também por 1 a 0. O gol, para marcar ainda mais o rebaixamento, foi contra, do irlandês Duff. O descenso é ainda mais marcante porque o técnico do Newcastle é um dos maiores ídolos do clube, o ex-atacante Alan Shearer, que assumiu o time durante a temporada justamente com a missão de evitar o pior. Não conseguiu e agora é levantar a cabeça para voltar à elite já em 2010/2011. Middlesbrough e West Bromich também caíram.

TÁ FICANDO CHATO ...


Já está ficando chato acordar cedo para acompanhar a Fórmula 1. Depois de seis corridas no ano, o piloto inglês Jenson Button conquistou hoje em Mônaco a quinta vitória dele. Os números do inglês e de sua escuderia são fantásticos. Button, além das cinco vitórias e da liderança do Mundial de pilotos com 51 pontos, fez quatro poles. A Brawn GP também está dando um show. São três dobradinhas e a liderança com folga no Mundial de Construtores. A equipe inglesa lidera com 86 pontos, 43 pontos e meio de vantagem para a Red Bull, que tem 42,5 pontos na vice-liderança.


A vitória de hoje veio com tranquilidade. O Inglês Voador passeou nas ruas do Principado e deixou os adversários para trás. Como sempre, o GP de Mônaco foi marcado por batidas e abandonos. O brasileiro Nelsinho Piquet foi uma vítima do traçado e não completou a prova. Rubens Barrichello fez uma boa corrida, terminando em segundo lugar. O ponto alto do piloto brasileiro foi na largada, quando ele ganhou a segunda posição do finlandês Kimi Raikkonen. Kimi terminou na terceira posição. Seu companheiro, Felipe Massa, fez uma boa corrida. Ficou por muitas voltas na vice-liderança, mas uma estratégia errada da Ferrari tirou qualquer chance do piloto encostar-se ao carro da Brawn. Mesmo assim Massa terminou na quarta posição. Fica um alento para os fãs do Massinha, o guerreiro está de volta.

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL DE PILOTOS :

1 Jenson Button - ING (Brawn-Mercedes) - 51
2 Rubens Barrichello - BRA (Brawn-Mercedes) - 35
3 Sebastian Vettel - ALE (Red Bull-Renault) - 23
4 Mark Webber - AUS (Red Bull-Renault) -19,5
5 Jarno Trulli - ITA (Toyota) - 14,5
6 Timo Glock - ALE (Toyota) - 12
7 Fernando Alonso - ESP (Renault) - 11
8 Kimi Raikkonen - FIN (Ferrari) - 9
9 Lewis Hamilton - ING (McLaren-Mercedes) - 9
10 Felipe Massa -BRA (Ferrari) - 8


CRISE NA F-1:

A polêmica envolvendo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Associação dos Times da Fórmula 1 (Fota) ainda não foi encerrada. Depois de três reuniões entre as partes ao longo do fim de semana no Principado de Mônaco, nada ficou decidido. Algumas idéias, porém, foram levantadas e estão sendo consideradas pela FIA. Max Mosley, presidente da entidade, garante que uma das possibilidades seria aumentar o limite de gastos para a próxima temporada e adotar o valor de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) em 2011.
A Ferrari conseguiu que nove equipes assinassem um documento exigindo o aumento do limite de gastos. Dez equipes fazem parte da Fórmula 1. O prazo limite para as equipes se inscreverem para a próxima temporada começou na última sexta-feira, dia 22, e termina em 29 de maio. A FIA anuncia no dia 12 de junho as escuderias aceitas para o campeonato de 2010.