terça-feira, 1 de setembro de 2009

MATADOR PALERMO

Foi a resposta bem dada, a resposta necessária. Após ser interpelado por um sócio que o chamou de mercenário durante um treinamento na Casa Amarilla, Martín Palermo mostrou mais uma vez que é um símbolo do Boca Juniors. O maior artilheiro da História Xeneize marcou o gol da vitória de 2 a 1 sobre o Lanús, aos 32 do segundo tempo. Um gol de cabeça após escanteio cobrado por Mouche. Palermo subiu e no melhor estilo goleador pôs no canto do goleiro Caranta.

O jogo era dificílimo, na casa do adversário e contra um rival que foi o maior pontuador da última temporada. Mas o Boca de Basile soube impor seu ritmo e mostrou que é um forte candidato ao título. O torcedor boquense pode ficar mais otimista pelo fato de Riquelme ainda não ter estreado. O meia não jogou na primeira rodada por uma expulsão na última rodada do Torneio Clausura passado, e não esteve em Lanús por conta de dores no joelho direito. Ou seja, o Boca Juniors pode melhorar ainda mais.

El Viejo Ortega

Sem dúvida uma tarde de Déja Vu. Em Núñez, Ortega foi o maestro da primeira vitória do River Plate nesta temporada. Foi um jogão que terminou em 4 a 3 para o Millo sobre o Chacarita Juniors, que chegou a estar liderando placar por 3 a 2. Mas aí apareceu Ortega. Primeiro num passe fantástico para Villalba, que driblou o goleiro e empatou a partida. Depois, aos 42 do segundo tempo, a genialidade. Ortega percebeu Tauber adiantado e com um toque colocou por cima do arqueiro do Funebrero.

Mesmo com a grande atuação ofensiva, o River mostrou velhos problemas defensivos. Uma defesa lenta e estática formada por Ferrari, Cabral, Coronel e Villagra. Isso sem falar nas saídas atabalhoadas do goleiro Vega. Ainda falta muito para essa equipe de Nestor Gorosito se acertar.

Destacados

Outros destaques da segunda rodada do Torneio Apertura foram mais uma vitória do Newell’s Old Boys e do Rosario Central. A Lepra venceu o enfraquecido Huracán por 1 a 0. O Globo perdeu os dois jogos que fez pelo torneio. Já o Canalla, depois uma péssima temporada passada, segue 100% assim como seu rival após bater o Tigre, como visitante, por 2 a 1.

O campeão da América também venceu seus dois jogos. A vítima do Estudiantes agora foi o rival de cidade, o Gimnasia. O Pincha venceu o Clássico Platense por 3 a 0. Isso sem falar no Vélez, que também vem forte para defender seu título. O Fortín passou pelo Arsenal, em Liniers, por 3 a 1.

Outros resultados: Racing 1 x 1 Colón; Argentinos Jrs. 1 x 1 Banfield; Godoy Cruz 1 x 1 San Lorenzo; Atlético Tucumán 2 x 4 Independiente.

Dica

Para quem quiser assistir ao vivo os jogos do Campeonato Argentino uma dica: O site da TV Pública passa todos os jogos em direto. É só acessar http://www.tvpublica.com.ar/. A definição da imagem não é muito boa, mas dá para acompanhar as partidas.
Por Raphael Martins

VELÓRIO TRICOLOR

Olá blogueiros. Que ridícula essa atitude da diretoria do Fluminense. Depois de 12 partidas, Renato Gaúcho não dirige mais o Tricolor, Cuca assume a barca furada. Foram seis derrotas, cinco empates e apenas uma vitória. Tudo bem, os números são bem fracos. Mas será possível um clube ter cinco técnicos durante meia temporada e os resultados acontecerem? Acho que não! Nesse período a incompetente diretoria do Flu trocou e trocou de técnico e nada mudou. O Carioca foi perdido, a Copa do Brasil também. No brasileiro, as trocas vêm ocorrendo (já foram três) e o clube continua na zona de rebaixamento e agonizando.

Acho que não precisa ser nenhum gênio para perceber que o problema não é treinador e sim comando e organização. O próprio técnico Renato Gaúcho confirmou em uma entrevista coletiva que alguns jogadores recebem em dia e outros não. A patrocinadora queria Renato, a diretoria do clube não. Jogadores são anunciados, depois são dispensados... depois (ufa) são recontratados. O médico é demitido. Mas os culpados de fato continuam ali nas Laranjeiras, fazendo direitinho o dever de casa para o rebaixamento.

Agora é a vez do Cuca, mais uma vez o Cuca. Não foi ele que na temporada passada dirigiu o clube após a saída do Renato? Comandou a equipe durante 9 jogos (venceu dois, empatou cinco e perdeu duas) e foi demitido. Na ocasião o treinador saiu queimado com o elenco, fato que já virou rotina na carreira do técnico. Relembrando alguns números que o nosso companheiro Felipe Vasconcellos apresentou no seu post de domingo. O Fluminense tem 93% de chances de cair. Necessita de 29 pontos para atingir os 45 necessários para fugir da degola. Para chegar nesse número mágico precisa alcançar um aproveitamento de 60,4%, hoje o aproveitamento está na casa dos 20%. Amigos tricolores é bom rezar, porque torcer não será suficiente.