quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GRANDES ARGENTINOS?

A próxima edição da Taça Libertadores da América pode não ter a participação de nenhum dos chamados “Cinco Grandes Argentinos”. Os maiores clubes do país vizinho (Boca Juniors, Independiente, Racing, River Plate e San Lorenzo) passam por crises técnicas, institucionais e econômicas que acabam resultando em campanhas pífias nos torneios locais. Com isso abrem espaço para clubes que até então eram vistos como meros coadjuvantes.

Na Argentina as cinco vagas para a Libertadores são preenchidas da seguinte maneira: Os campeões dos Torneios Clausura e Apertura do ano anterior, além dos três clubes com a maior soma de pontos no ano. Para 2010 já estão certos o Estudiantes, último campeão da Libertadores, e o Vélez Sarsfield, campeão do Torneio Clausura.


No atual Torneio Apertura, a liderança é compartilhada por Banfield e Newell’s Old Boys, ambos com 32 pontos. Faltam apenas cinco rodadas para o término e o adversário mais próximo na disputa é o Colón, com 28 pontos. Dos cinco grandes o melhor colocado é o Independiente, que tem 26, em quarto lugar, portanto a seis pontos dos líderes.


Já na tabela acumulada do ano o panorama é segue sombrio para os gigantes argentinos. O Colón é o melhor pontuador, com 62. Seguem o clube de Santa Fé o Lanús, com 56, e o Banfield, com 55. O quarto nesta lista é justamente o Newell’s, com os seus 53 pontos acumulados. E os grandes? Bem, Independiente e San Lorenzo são os mais bem colocados, a oito pontos da terceira vaga. O Boca Juniors está a 13 pontos de distância, o Racing a 14 e o River Plate a 15.


Se a tendência se confirmar, será apenas a terceira vez, em 51 anos de disputa, que uma edição da Libertadores não vai contar com pelo menos um do grupo dos grandes argentinos. As outras foram em 1969, quando o Estudiantes foi representante único, e em 1983, quando jogaram Estudiantes e Ferro Carril Oeste.


Resultados da 14ª rodada: Chacarita 0 x 1 Newell’s; Tigre 2 x 0 Godoy Cruz; Banfield 3 x 0 Vélez Sarsfield; Colón 2 x 0 Argentinos Juniors; San Lorenzo 0 x 3 Independiente; River Plate 3 x 1 Atlético Tucumán; Arsenal 1 x 1 Boca Juniors; Racing 1 x 0 Estudiantes; Gimnasia 4 x 1 Huracán; Rosario Central 0 x 0 Lanús.


Classificação: Banfield 32, Newell’s 32, Colón 28, Independiente 26, Estudiantes 26, Rosario Central 25, Vélez 24, San Lorenzo 23, Argentinos 21, Boca 20, Arsenal 19, Lanús 18, Gimnasia 13, River 13, Godoy Cruz 13, Atlético Tucumán 12, Racing 11, Chacarita 11, Huracán 10 e Tigre 8.


Por Raphael Martins



Desmoronou

Se uma derrota ontem, para o Palmeiras, seria desastrosa e praticamente acabaria com as chances da equipe ser campeã brasileira, do jeito que foi, o 2 a 0 sofrido no Olímpico pode ter efeitos ainda mais devastadores no Alviverde. É impressionante como o time de Muricy Ramalho se perdeu!

A briga feia, com direito a soco na cara, de Obina e Maurício, além do consequente afastamento do elenco dos dois jogadores enterram o sonho do penta. E esse episódio lamentável foi apenas a gota d'água de uma campanha que começou a ruir há mais ou menos um mês, quando o time parece ter sentido o peso de se manter líder por muito tempo (o próprio Muricy disse que a ansiedade pelo título brasileiro dentro do clube era grande). Como escrevi após o empate em 2 a 2 com o Sport, o Palmeiras tem aproveitamento bem abaixo do lanterna do campeonato nos últimos 8 jogos. Foram 5 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória, o que dá 20,8%. Para se ter uma ideia, o Rubro-Negro pernambucano, último colocado, tem 29% em toda a competição.

Além desse péssimo desempenho dentro das quatro linhas, a perda de controle dos dirigentes em entrevistas - como a do presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, dizendo que o Simon merecia apanhar, entre outros impropérios -, as insinuações de que haveria um esquema para favorecer Flamengo ou São Paulo na disputa pelo título e agora essa briga minaram uma campanha que, há pouco mais de um mês, parecia que terminaria com a conquista do campeonato. Uma pena!

Rospide, o Andrade do Sul?

Claro que também não podemos esquecer do Grêmio, que nas duas últimas rodadas encarou adversários que brigavam por título e Libertadores e, mesmo sem almejar mais nada no Brasileirão, honrou a camisa tricolor e empatou de forma heroica, com dois a menos, diante do Cruzeiro, e venceu o Palmeiras. Paulo Autuori saiu e não deixou saudades. Aliás, será que era para ter entrado?

Marcelo Rospide, o interino, que já tinha assumido a equipe após a demissão de Celso Roth e havia conseguido excelente aproveitamento, voltou ao comando nesses últimos dois jogos e mostra que tem condições de querer algo mais do que simplesmente "tapar buraco". Somando essas duas passagens a frente do Grêmio, são 9 jogos, 6 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, o que dá 74% de aproveitamento. Como comparação, Autuori teve 46% em toda a sua passagem pelo Olímpico.

Será que não seria uma boa investir na permanência de Rospide? Acho que essas duas rodadas finais podem selar o destino do treinador.

Épico

Que vitória do Fluminense! De arrepiar! Um jogo que teve todos os ingredientes dos típicos duelos da Libertadores dos anos 70 e 80, inclusive com cenas de pancadaria, entradas violentas, gols no final... Mas prevaleceu a persistência tricolor, que realmente vive momento iluminado. São 12 partidas de invencibilidade e 7 vitórias consecutivas. E essa passagem pra final da Sul-Americana, ainda mais do jeito emocionante que foi, pode embalar o time de vez nessa arrancada pra fugir do rebaixamento.

E há de se destacar também a torcida do Flu. Mais uma vez deu show, lotou o Maracanã e apoiou a equipe, apesar dos muitos erros de passe. O time teve dificuldades no primeiro tempo, melhorou no segundo, mas sempre esbarrou no goleiro Barreto, que fez 2 defesas para serem lembradas. Impressionante! Até que, do jeito mais dramático possível, remetendo até às quartas de finais da Libertadores do ano passado, diante do São Paulo, Gum empatou o jogo aos 47 e Alan virou logo depois. Festa no Maraca que só foi quebrada por alguns minutos, quando a equipe paraguaia partiu para a agressão física, com voadoras, socos e pontapés. A polícia entrou em campo e "empurrou" o time do Cerro para dentro do vestiário a base de cacetete.

Olha, do jeito que as coisas estão, acho que um milagre tricolor está se desenhando. Eu por muito tempo duvidei, mas após a vitória sobre o Cruzeiro passei a acreditar. Depois dessa então... Se cuidem Botafogo, Coritiba, Atlético-PR, Vitória...