quarta-feira, 22 de julho de 2009

Confirmado por Dorival, Ernani não escolhe posição

A cada dia Ernani ganha mais espaço com o técnico do Vasco, Dorival Junior. O treinador confirmou, nesta quarta-feira, que o polivalente será titular contra o Bahia, sábado, no estádio Pituaçu, em Salvador. A dúvida do comandante é em qual setor Ernani jogará. A tendência seria a entrada no lugar de Amaral, suspenso. No entanto, Dorival vem demonstrando insatisfação com as últimas atuações de Ramon e não será surpresa ver o ex-jogador do Americano na lateral esquerda.

"Eu quero jogar, prefiro não escolher a posição. Venho buscando minha titularidade com muito trabalho e estou preparado", disse Ernani.

O jogador elogiu a postura e o método de trabalho do comandante do Gigante da Colina.

"A postura dele é importante para o grupo. Ele não deixa o jogador ficar desanimado, sempre procura colocar todos para jogar. O Dorival ressalta que o importante é o Vasco ter um grupo e não somente 11 titulares", contou.

Por Leandro Amaral

Reviravolta e Muricy assume o Palmeiras

Confesso que foi uma surpresa para mim. Pode ser um pouco de falta de informação da minha parte, mas pelo que eu estava sabendo, não acreditava que a novela Muricy Ramalho/Palmeiras pudesse ter tamanha reviravolta com o acerto do ex-são paulino com o Alviverde. Mas foi o que aconteceu na noite de ontem. O treinador acertou contrato até o final de 2010 e assume a equipe a partir da próxima segunda.

Jorginho, o interino vitorioso, dirige o time nas próximas duas rodadas (hoje diante do Goiás e domingo no clássico contra o Corinthians) e depois volta a ser auxiliar. O melhor de tudo é que ele não se incomodou nem um pouco com a decisão da diretoria de não efetivá-lo, pelo contrário, até concordou e disse que só tem a aprender com o novo comandante. Ótimo para o Palmeiras, que sabe que pode contar com Jorginho para outras situações, e ótimo para o próprio auxiliar, que deixa o cargo cheio de moral e, realmente, tem muito a ganhar trabalhando ao lado de Muricy.

Apesar da questão salarial ter sido ponto importante durante toda a negociação, os valores para a contratação do técnico tricampeão brasileiro não foram revelados. Mas não devem fugir muito do que andava se especulando (entre R$400 mil e R$600 mil). Este, aliás, é o único ponto negativo da transação, pois acho que ninguém vale tanto, ainda mais um técnico, que não entra em campo. Mas se o Palmeiras tem condições de bancar esta fortuna, isto fica em segundo plano, já que é inegável que Muricy é um grande treinador, um dos melhores do Brasil.

E ele assume a equipe num excelente momento. Vice-líder do campeonato, atrás do Atlético-MG apenas no saldo de gols (13 a 10) e com quatro vitórias consecutivas - sem contar, é claro, os dois próximos jogos que o Alviverde fará ainda sob o comando de Jorginho. A defesa está muito bem arrumada, é a melhor do Brasileirão junto do Galo com 12 gols sofridos, do jeito que Muricy gosta. E o ataque também está rendendo bem, nem tanto pelos atacantes, mas sim pelo ótimo desempenho do meio-campo, especialmente de Cleiton Xavier (maior assistente da competição com 8 passes para gol) e Diego Souza. Mas para se sonhar com o título brasileiro faltam reforços. Não muitos, pelo menos dois. Um lateral-direito e um atacante de nível, pois Obina e Ortigoza são muito esforçados, mas não têm "bala" para formar um ataque campeão.

Tirando o atraso: Corinthians e Fluminense

Como por pura falta de tempo não consegui comentar alguns assuntos desta semana, aproveito para fazer isto hoje, mesmo que com alguns dias de atraso. Vamos lá:

- O Corinthians, que vinha sonhando com inúmeros nomes de peso para a Libertadores do ano que vem, já perdeu dois de seus principais jogadores e ainda pode ficar sem outros. Cristian e André Santos foram para o Fenerbahçe, da Turquia, por 12 milhões de euros no total. O volante custou 7 milhões de euros e o lateral-esquerdo 5 milhões de euros. Na minha opinião, o negócio foi péssimo para o Timão. Primeiro porque os dois estão muito valorizados, principalmente André Santos, titular da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, e este valor é ínfimo perto do que os clubes europeus podem pagar. E o pior é que nem tudo vai para o clube paulista. Deste valor total, apenas 33,3% ficam com o Corinthians, pois ambos os atletas tinham seus direitos divididos em várias partes.

Sob o ponto de vista técnico o prejuízo é ainda maior. Os dois eram titulares absolutos de Mano Menezes e peças importantíssimas no esquema que vem dando certo desde o ano passado. Por enquanto o lateral-esquerdo do Timão será o improvisado Marcelo Oliveira e no meio-campo pode entrar tanto Jucilei, que vem jogando muito bem quando requisitado, quanto Edu, que veio do Valencia e só poderá estrear em agosto.

O pior para a torcida corintiana é que as perdas podem não parar por aí. O ótimo goleiro Felipe recebeu sondagens do Benfica, que há tempos busca um arqueiro brasileiro. Segundo informações, uma proposta concreta deve chegar até o fechamento da janela. Douglas também pode estar de saída para o América do México, assim como Elias, que constantemente tem o seu nome envolvido em alguma transação. É o preço que se paga pelo sucesso no Brasil! Se segura Timão!

- Renato Gaúcho é um treinador que, pela forte personalidade, desperta uma mistura de amor e ódio na imprensa e nos torcedores. Talvez por isso a marca de treinador/bombeiro/amigo dos jogadores não tenha sido retirada dele, mesmo após uma boa passagem pelo Fluminense em 2007 e 2008. Apesar de seu último trabalho ter sido o rebaixado do Vasco no ano passado, acredito que foi a melhor escolha que o Flu poderia ter feito dentre as opções que temos no mercado. Muricy estava fora da realidade e Vágner Mancini, para mim, ainda não aguenta a pressão de um clube grande tão bagunçado quanto está o Tricolor. Renato conhece bem o clube (é a sua quinta passagem nas Laranjeiras) e isto é fundamental neste momento de turbulência.

E ele já chegou promovendo mudanças. No gol volta Fernando Henrique, que não é o goleiro dos sonhos dos tricolores, mas é melhor que Ricardo Berna. O esquema da equipe também foi alterado. Sai o 4-4-2 de Parreira e entra o 3-5-2. É algo que demora para encaixar, já que o posicionamente dos jogadores modifica completamente, mas com o tempo acho que esta decisão não é equivocada. A zaga do Fluminense está claramente desguarnecida e com três zagueiros (Cássio de líbero) e dois volantes (Diguinho e Wellington Monteiro) a proteção será bem maior. Ruy, que vem jogando direitinho, vai atuar na posição que rende melhor (ala-direito) e Leandro Amaral, que está em péssima fase, sai para fazer um trabalho de aprimoramento físico e técnico e dá lugar a Tartá, até então esquecido por Parreira, mas que tem um futebol que me agrada.

O grande problema desta troca de esquema é que, como eu escrevi, na maioria das vezes demanda tempo até os atletas assimilarem. E tempo é algo que o Fluminense não tem, a não ser que esteja conformado em brigar apenas para não cair. As próximas três partidas são dificílissimas e um ótimo teste para Renato. Quinta tem o líder Atético-MG, fora de casa, depois vem o Cruzeiro, no Maracanã, e por fim o Palmeiras, em São Paulo. É esperar para ver se vai dar resultado.