quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tirando o atraso: Corinthians e Fluminense

Como por pura falta de tempo não consegui comentar alguns assuntos desta semana, aproveito para fazer isto hoje, mesmo que com alguns dias de atraso. Vamos lá:

- O Corinthians, que vinha sonhando com inúmeros nomes de peso para a Libertadores do ano que vem, já perdeu dois de seus principais jogadores e ainda pode ficar sem outros. Cristian e André Santos foram para o Fenerbahçe, da Turquia, por 12 milhões de euros no total. O volante custou 7 milhões de euros e o lateral-esquerdo 5 milhões de euros. Na minha opinião, o negócio foi péssimo para o Timão. Primeiro porque os dois estão muito valorizados, principalmente André Santos, titular da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, e este valor é ínfimo perto do que os clubes europeus podem pagar. E o pior é que nem tudo vai para o clube paulista. Deste valor total, apenas 33,3% ficam com o Corinthians, pois ambos os atletas tinham seus direitos divididos em várias partes.

Sob o ponto de vista técnico o prejuízo é ainda maior. Os dois eram titulares absolutos de Mano Menezes e peças importantíssimas no esquema que vem dando certo desde o ano passado. Por enquanto o lateral-esquerdo do Timão será o improvisado Marcelo Oliveira e no meio-campo pode entrar tanto Jucilei, que vem jogando muito bem quando requisitado, quanto Edu, que veio do Valencia e só poderá estrear em agosto.

O pior para a torcida corintiana é que as perdas podem não parar por aí. O ótimo goleiro Felipe recebeu sondagens do Benfica, que há tempos busca um arqueiro brasileiro. Segundo informações, uma proposta concreta deve chegar até o fechamento da janela. Douglas também pode estar de saída para o América do México, assim como Elias, que constantemente tem o seu nome envolvido em alguma transação. É o preço que se paga pelo sucesso no Brasil! Se segura Timão!

- Renato Gaúcho é um treinador que, pela forte personalidade, desperta uma mistura de amor e ódio na imprensa e nos torcedores. Talvez por isso a marca de treinador/bombeiro/amigo dos jogadores não tenha sido retirada dele, mesmo após uma boa passagem pelo Fluminense em 2007 e 2008. Apesar de seu último trabalho ter sido o rebaixado do Vasco no ano passado, acredito que foi a melhor escolha que o Flu poderia ter feito dentre as opções que temos no mercado. Muricy estava fora da realidade e Vágner Mancini, para mim, ainda não aguenta a pressão de um clube grande tão bagunçado quanto está o Tricolor. Renato conhece bem o clube (é a sua quinta passagem nas Laranjeiras) e isto é fundamental neste momento de turbulência.

E ele já chegou promovendo mudanças. No gol volta Fernando Henrique, que não é o goleiro dos sonhos dos tricolores, mas é melhor que Ricardo Berna. O esquema da equipe também foi alterado. Sai o 4-4-2 de Parreira e entra o 3-5-2. É algo que demora para encaixar, já que o posicionamente dos jogadores modifica completamente, mas com o tempo acho que esta decisão não é equivocada. A zaga do Fluminense está claramente desguarnecida e com três zagueiros (Cássio de líbero) e dois volantes (Diguinho e Wellington Monteiro) a proteção será bem maior. Ruy, que vem jogando direitinho, vai atuar na posição que rende melhor (ala-direito) e Leandro Amaral, que está em péssima fase, sai para fazer um trabalho de aprimoramento físico e técnico e dá lugar a Tartá, até então esquecido por Parreira, mas que tem um futebol que me agrada.

O grande problema desta troca de esquema é que, como eu escrevi, na maioria das vezes demanda tempo até os atletas assimilarem. E tempo é algo que o Fluminense não tem, a não ser que esteja conformado em brigar apenas para não cair. As próximas três partidas são dificílissimas e um ótimo teste para Renato. Quinta tem o líder Atético-MG, fora de casa, depois vem o Cruzeiro, no Maracanã, e por fim o Palmeiras, em São Paulo. É esperar para ver se vai dar resultado.

Nenhum comentário: