quarta-feira, 22 de julho de 2009

Reviravolta e Muricy assume o Palmeiras

Confesso que foi uma surpresa para mim. Pode ser um pouco de falta de informação da minha parte, mas pelo que eu estava sabendo, não acreditava que a novela Muricy Ramalho/Palmeiras pudesse ter tamanha reviravolta com o acerto do ex-são paulino com o Alviverde. Mas foi o que aconteceu na noite de ontem. O treinador acertou contrato até o final de 2010 e assume a equipe a partir da próxima segunda.

Jorginho, o interino vitorioso, dirige o time nas próximas duas rodadas (hoje diante do Goiás e domingo no clássico contra o Corinthians) e depois volta a ser auxiliar. O melhor de tudo é que ele não se incomodou nem um pouco com a decisão da diretoria de não efetivá-lo, pelo contrário, até concordou e disse que só tem a aprender com o novo comandante. Ótimo para o Palmeiras, que sabe que pode contar com Jorginho para outras situações, e ótimo para o próprio auxiliar, que deixa o cargo cheio de moral e, realmente, tem muito a ganhar trabalhando ao lado de Muricy.

Apesar da questão salarial ter sido ponto importante durante toda a negociação, os valores para a contratação do técnico tricampeão brasileiro não foram revelados. Mas não devem fugir muito do que andava se especulando (entre R$400 mil e R$600 mil). Este, aliás, é o único ponto negativo da transação, pois acho que ninguém vale tanto, ainda mais um técnico, que não entra em campo. Mas se o Palmeiras tem condições de bancar esta fortuna, isto fica em segundo plano, já que é inegável que Muricy é um grande treinador, um dos melhores do Brasil.

E ele assume a equipe num excelente momento. Vice-líder do campeonato, atrás do Atlético-MG apenas no saldo de gols (13 a 10) e com quatro vitórias consecutivas - sem contar, é claro, os dois próximos jogos que o Alviverde fará ainda sob o comando de Jorginho. A defesa está muito bem arrumada, é a melhor do Brasileirão junto do Galo com 12 gols sofridos, do jeito que Muricy gosta. E o ataque também está rendendo bem, nem tanto pelos atacantes, mas sim pelo ótimo desempenho do meio-campo, especialmente de Cleiton Xavier (maior assistente da competição com 8 passes para gol) e Diego Souza. Mas para se sonhar com o título brasileiro faltam reforços. Não muitos, pelo menos dois. Um lateral-direito e um atacante de nível, pois Obina e Ortigoza são muito esforçados, mas não têm "bala" para formar um ataque campeão.

Nenhum comentário: