segunda-feira, 15 de junho de 2009

Passando a Bola - Mesa Redonda

Está no ar a terceira edição do nosso programa. O Passando a Bola - Mesa Redonda chega para debater a vitória da Seleção Brasileira sobre o Egito (4 a 3) na Copa das Confederações, jogos decisivos da Libertadores e da Copa do Brasil e, lógico, os destaques da Série A do Brasileirão. E uma novidade! Agora também estamos no Portal da PUC. A partir de hoje nossas resenhas serão exibidas no site de umas das melhores universidades do país, onde, inclusive, o programa é gravado (http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/). Aproveitem!






Roth repete 2008 e bota Galo na liderança

Semana passada eu já tinha feito uma citação à campanha do Atlético-MG e ao técnico Censo Roth no espaço para as rapidinhas da rodada. Desta vez, porém, o Galo e seu treinador merecem o destaque principal. Afinal, a equipe venceu novamente (a vítima foi o Náutico, por 3 a 0, no Mineirão) e chegou à liderança do Campeonato Brasileiro. É claro que a competição ainda está em seu início, que ao longo dos anos cansamos de ver times figurarem entre os primeiros lugares no começo e depois serem até rebaixados, mas não posso deixar de elogiar o desempenho do Atlético de Celso Roth.

Muitos - inclusive eu - achavam que o Galo entraria no campeonato apenas para fazer figuração, principalmente após a derrota humilhante sofrida na final do Estadual de Minas para o maior rival, Cruzeiro, e os 3 a 0 que levou do Vitória, na primeira partida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, fatos que culminaram na demissão de Émerson Leão. A fragilidade do elenco também contribuiu para as previsões pouco otimistas. Celso Roth chegou e, junto com ele, veio a desconfiança que o treinador sempre carrega para onde vai. A fama de retranqueiro, de técnico que privilegia a defesa, que estimula o antijogo, continua, mesmo após a brilhante campanha a frente do Grêmio no ano passado. Em 2008, aliás, nem o Tricolor Gaúcho, que terminou vice-campeão, teve início tão promissor (somou 13 pontos nos seis primeiros jogos).

Fama injusta a de Roth. Que teve o mérito de ousar, modificando o estilo de jogo da equipe. A primeira providência foi encontrar um meia de ligação, carência do elenco depois que o jovem Renan Oliveira se machucou. O técnico teve que inovar e resolveu testar o experiente Junior na função. Por que não? O jogador já não tem mais físico para aguentar uma partida inteira como lateral, indo e voltando todo jogo. Mas continua capaz de jogar bem, puxando contra-ataques, distribuindo passes com precisão e concluindo bem ao gol. Thiago Feltri, bom lateral cria do Galo, assumiu a vaga na esquerda. Na direita, Carlos Alberto relembrou os tempos de Corinthians e foi improvisado. Tanto ele, quanto Feltri são presença constante no ataque, já que os volantes Jonílson e Renan fazem bem a cobertura. O outro volante, Márcio Araújo, tem mais liberdade para atacar (fez gol diante do Náutico). Na frente, Tardelli e Éder Luís estão em ótima fase, jogando com muita velocidade e marcando gols.

Com este time, o Atlético-MG chegou aos 14 pontos - mesmo número do Inter, com saldo superior (9 a 5) - e tem o melhor ataque da competição (14 gols). Está invicto, com 4 vitórias e 2 empates, e faz sua melhor campanha desde 1990, quando teve desempenho igual nas seis primeiras rodadas. Naquele ano, terminou na quinta posição. Onde será que o Galo deste ano conseguirá chegar?

Rapidinhas da Rodada:
- 9 gols em 2 jogos. A cada rodada o Flamengo se supera e envergonha seus torcedores. O que aconteceu com o time que jogava tão bem? Será que o problema é o treinador? Que os jogadores estão insatisfeitos e fazem corpo mole? Está aberta a temporada de especulações e crise na Gávea;
- Aírton merece pegar 1 ano de punição para aprender que não se pisa em adversário. Ele já tinha feito algo parecido com o Nilmar, mas foi absolvido. Desta vez não tem desculpa. É uma pena, pois se trata de um bom jogador;
- Keirrison voltou a marcar no Palestra Itália e saiu aplaudido pela torcida. O palmeirense precisa ser mais paciente. Estamos falando de um jovem de 20 anos, que tem muito potencial. Vai dar alegrias ao Alviverde;
- O Avaí é o único clube que ainda não venceu no campeonato. É o novo lanterna, com 4 pontos, e candidato sério ao rebaixamento, não pela posição e sim pelo time, muito limitado;
- O Brasileirão ainda está muito no início, mas já mostra muito equilibrio. A diferença do Palmeiras, terceiro, é de apenas 6 pontos para o Sport, 17º.