sábado, 25 de abril de 2009

Domingo de decisões pelo Brasil

Chegou o momento que todos esperavam. Depois de três meses de muitos jogos (a maioria deles de baixa qualidade) pelos estaduais, tudo o que foi feito será deixado para trás e a glória do campeão e o lamento do perdedor serão conhecidos em apenas duas partidas. Dos quatro principais campeonatos do país, tivemos uma pequena surpresa apenas no Rio Grande do Sul. Não que eu não imaginasse que o Inter poderia ser campeão sem a necessidade de uma final. Mas temos que combinar que isto não é muito comum e um Gre-Nal decisivo seria bem legal de se ver (menos para os Colorados, é claro).

Nos outros três campeonatos, aconteceu o esperado. No Rio e em São Paulo, dois dos quatro grandes chegaram na final. Em Minas, o óbvio. Atlético e Cruzeiro se enfrentam mais uma vez. Vamos às análises:

Flamengo x Botafogo
O Rubro-Negro terá apenas um desfalque: o zagueiro Aírton torceu o tornozelo direito no treino de quarta-feira e está vetado. O jovem zagueiro Wellington deve ser o escolhido para entrar em seu lugar, o que não muda o estilo de jogo do time que vinha jogando. Everton Silva corre por fora. Se entrar, o Flamengo ganha mais uma opção de ataque pela direita, deixando Léo Moura mais solto em campo. Porém, fica mais vulnerável na defesa, principalmente nas bolas aéreas.

O Botafogo também terá um desfalque. O ala-esquerdo Thiaguinho, expulso na final da Taça Rio, dá lugar ao jovem Gabriel. O que a torcida alvinegra quer mesmo é uma mudança de atitude da equipe. Porém, não se deve esperar que o Botafogo vá para cima do Flamengo, já que o Glorioso tem como principal característica justamente jogar nos erros do adversário, explorando a velocidade do seu trio de ataque Maicosuel/Reinaldo/Victor Simões. O camisa 10, aliás, treinou neste sábado e está confirmado. Resta saber se está com 100% de suas condições físicas.

Palpite: Flamengo

Santos x Corinthians
Depois de ser eliminado da Copa do Brasil no meio de semana pelo modesto CSA, de Alagoas, o Santos entra em campo neste domingo pressionado. O técnico Wagner Mancini tem dois desfalques no meio-campo. O volante Roberto Brum levou o terceiro amarelo na semifinal diante do Palmeiras e está fora. Já Rodrigo Souto segue machucado e também está vetado. Pará e Germano entram em seus lugares, respectivamente. A esperança do Peixe está nos jovens Paulo Henrique, Neymar e Madson, além do atacante Kleber Pereira, autor de 10 gols neste Paulistão.

No Corinthians o desfalque é um pouco mais sério. O jovem Dentinho, em boa fase, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo que levou na vitória diante do São Paulo, pela semifinal. O provável substituto é Morais, que deve fazer dupla com Douglas na armação das jogadas do Timão. O volante Fabinho corre por fora. No ataque, Ronaldo está confirmado ao lado de Jorge Henrique.

Palpite: Santos

Cruzeiro x Atlético
Invicto, o Cruzeiro não tem problemas para a decisão. O técnico Adilson Batista tem apenas uma dúvida: quem será o parceiro de Kleber no ataque? Wellington Paulista foi o titular no jogo de quarta-feira diante do Deportivo Quito, mas não teve uma boa participação. Thiago Ribeiro disputa a vaga com ele. No meio-campo, a aposta é na dupla Ramires/Wagner. O camisa 10, aliás, já jogou 15 partidas contra o Galo na carreira e tem um excelente retrospecto: 12 vitórias, dois empates e só uma derrota.

No Atlético, Emerson Leão tem um problema no ataque, pois Éder Luis está suspenso. Para substituí-lo, o treinador tem duas opções: adiantar Lopes ou promover o garoto Kleber.Caso opte pelo meia, Rafael Miranda deve entrar no meio-campo, o que deixaria a equipe mais cautelosa. Mas a tendência é que Kleber seja escalado. Na lateral-direita, Werley se recuperou de lesão e está apto para jogar. Mas Marcos Rocha vem bem e deve manter a posição. A aposta é em Diego Tardelli, artilheiro do ano no Brasil com 23 gols.

Palpite: Cruzeiro

Quem segura o Manchester?

Como é bom acompanhar o Campeonato Inglês. Ou melhor, como é bom acompanhar os jogos dos líderes da Premiership. Quando se tem Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal em campo, é garantia de espetáculo. Neste sábado, o show ficou por conta, mais uma vez, dos Diabos Vermelhos. Os comandados do Sir Alex Ferguson venceram novamente, desta vez com uma virada incrível em cima do Tottenham, 5 a 2, em partida no Old Trafford. Com a vitória, o Manchester chegou aos 77 pontos, na liderança do campeonato e três pontos à frente do Liverpool, porém, com um jogo a menos. Isto faltando apenas 4 rodadas para o fim da temporada (5 para o United).

Liverpool e Chelsea (71 pontos), por sua vez, também fizeram seu papel e venceram fora de casa. Os Reds derrotaram o Hull City por 3 a 1, enquanto os Blues bateram o West Ham por 1 a 0.

No Old Trafford, Ferguson contou mais uma vez com seu poderoso quarteto ofensivo Cristiano Ronaldo/Rooney/Berbatov/Tevez (foto) para virar uma partida que, até então, mostrava-se complicada. O Tottenham terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, gols de Bent e Modric. No intervalo, o técnico do Manchester colocou o argentino Tevez em campo no lugar do volante Fletcher e acabou premiado pela ousadia. Aos 12, Ronaldo diminuiu a vantagem da equipe londrina de pênalti. Depois do primeiro gol, em apenas 22 minutos os Diabos Vermelhos fizeram mais quatro (um de Ronaldo, dois de Rooney e um de Berbatov) e definiram o placar.

Acho difícil que o United perca o título desta temporada, apesar do campeonato estar bem parelho. Isto porque a partida que tem a menos é contra o Wigan, que faz campanha apenas regular. O que pode pesar contra a equipe é o fato de disputar em paralelo as semifinais da Liga dos Campeões, diante do Arsenal. Mesmo assim está complicado de segurar os Diabos Vermelhos. Mas, como tudo pode acontecer em uma liga com tantas estrelas, prefiro esperar um pouco mais para dizer quem será o campeão. Talvez a última rodada.

JOGOS QUE FALTAM AOS LÍDERES DA PREMIERSHIP:

Manchester United – Middlesbrough (f); Manchester City (c); Wigan (f); Arsenal (c); Hull City (f)
Liverpool – Newcastle (c); West Ham (f); West Bromwich (f); Tottenham (c)
Chelsea – Fulham (c); Arsenal (f); Blackburn (c); Sunderland (f)

ANÁLISE DO PRIMEIRO JOGO DA FINAL DO CARIOCA


Neste domingo rola o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca. Flamengo e Botafogo se enfrentam com muitas coisas em jogo. Como já postei antes da final da Taça Rio, os Rubro-Negros querem entrar para a história como os maiores campeões estaduais com 31 canecos, além do inédito Penta-Tri. Os Alvinegros tentam impedir a hegemonia dos rivais no certame local e não querem ficar para a história como Tri-Vice. Essa primeira partida que acontece amanhã no Maracanã deve ser amarrada e como de costume a decisão deve ficar para a segunda partida.




Depois de vários problemas, esportivos e financeiros, o Flamengo na minha opinião chega com uma “casaca” maior para decisão. Os Rubro-Negros cresceram na hora certa. Fizeram uma boa Taça Rio e principalmente chegaram com muita força na hora da decisão. O técnico Cuca achou o jeito desse time jogar com uma marcação forte e um meio campo hibrido com muita marcação e qualidade na mesma proporção. O volante Willians é o símbolo desse setor. Com uma marcação implacável e uma boa saída para o ataque o jogador está dando o suporte ideal para os companheiros. Outro jogador que deu uma encorpada (expressão muito usada pelo técnico Cuca) nesse meio-campo foi o Pentacampeão Kléberson (foto). Com passes certeiros muitas roubadas de bola no campo adversário o meia vem ajudando e muito o time do Flamengo. Na defesa, Cuca tem uma duvida para o lugar do volante/zagueiro Aírton, Wellington ou Everton Silva. Acredito na escalação do jovem Wellington, a semelhança no estilo de jogo e no biótipo físico com Aírton vão contar na minha opinião. O ataque é o ponto fraco dessa engrenagem, Mesmo com o vice-artilheiro do campeonato com 11 gols, Josíel, não inspira confiança na torcida. Emerson ,o Sheik da Gávea, é a esperança do momento. Com velocidade e mais técnica nas conclusões ele pode ajudar e muito os Rubro-Negros nas finais, acredito que o seu companheiro deveria ser o garoto Erick Flores. Zé Roberto vem muito irregular.



Do lado dos Alvinegros, o momento é de queda. Depois de uma Taça Guanabara muito boa e até arrasadora, o Botafogo foi caindo de rendimento no segundo turno. Convivendo com muitas contusões, o técnico Ney Franco teve muitas dificuldades para continuar o trabalho do início do ano. As baixas no trio ofensivo durante a Taça Rio mostraram também que o elenco do Botafogo não conta com muitas peças. Diego, Jean Carioca e Jean Coral estão muito abaixo dos titulares Maicosuel (foto), Victor Simões e Reinaldo. Mais uma vez o time Alvinegro foi superdimensionado pela mídia. O técnico Ney tem os 11 jogadores na conta do chá. Até por isso acho que o comandante é o melhor técnico do campeonato. Com um trabalho tranqüilo ele fez sua equipe jogar e lutar muito dentro de campo e isso os levou até a final. Não acredito que o Botafogo vai entrar para matar nessa primeira partida. Ney Franco sabe que tem dois jogos e que o Flamengo tem mais qualidade no setor onde tudo se define: o meio-campo. Confio em uma marcação muito forte da cachorrada e nas saídas rápidas pelos lados com Maicosuel e Reinaldo.

Vamos ver amanhã quem mexe melhor seus Bispos, Reis e Rainhas neste enorme tabuleiro verde do Maracanã.

PALPITÃO: Empate em 2 a 2

SURPRESA NO BAHREIN: TRULLI É POLE POSITION

Toyota faz dobradinha com Trulli e Glock na primeira fila
Jarno Trulli foi o mais rápido no treino classificatório e vai largar na pole position do GP do Bahrein, que será disputado neste domingo, às 9h (horário de Brasília). O italiano liderou a dobradinha da Toyota, que teve o alemão Timo Glock na segunda posição. Sebastian Vettel, da RBR, vencedor da última corrida, na China, ficou em terceiro, à frente de Jenson Button, líder do campeonato.

É a quarta pole position da carreira de Jarno Trulli e a terceira da história da Toyota. Rubens Barrichello foi o melhor brasileiro no treino classificatório, com a sexta posição. Felipe Massa, aniversariante do dia, conseguiu o oitavo tempo com sua Ferrari. O brasileiro, que completa 28 anos, ficou duas posições à frente de Kimi Raikkonen. Nelsinho Piquet foi superado de novo por Fernando Alonso pela 22ª vez em 22 treinos classificatórios. O brasileiro da Renault, pelo menos, avançou à segunda parte (Q2), mas vai largar apenas em 15º lugar.

Adriano no Fla?

Mal Adriano rescindiu com a Inter de Milão e a diretoria rubro-negra já se movimentou para contar com o Imperador para o Campeonato Brasileiro. O que a princípio parecia ser um simples boato, vai aos poucos tomando forma e pode se tornar a segunda maior contratação do ano, depois do Fenômeno.

Muitos jornalistas já se manifestaram e alguns, como o Lédio Carmona, lembraram que, além de ser uma contratação de risco, o Flamengo não tem esse poder. Segundo as palavras do próprio presidente: "acabou o dinheiro". Seria impossível discordar disso, afinal, Adriano ganhava mais de 1 milhão de reais por mês na Itália, somente de salário. Mas será que dinheiro está mesmo em questão neste momento?

Quando passou pelo São Paulo, estima-se que o clube paulista arcou com 160 mil reais do seu salário e a Inter completava com mais R$380 mil. Ao todo, R$540 mil por mês. Tirando as loucuras contratuais do Fluminense/Unimed, não vejo mais nenhum time brasileiro pagando esse valor nem pro Pelé. Ou seja, se quiser mesmo jogar no Brasil, as pretensões salariais do craque devem diminuir, e muito, ou até mesmo inexistir.

Alguns colegas de redação defenderam a tese de que se o Flamengo oferece X e o Fluminense aparece com 2X, Adriano acaba nas Laranjeiras. Honestamente, se isso acontecer me considero oficialmente totalmente desacreditado do futebol. Analisemos então a teoria. O cara abre mão de um contrato que poderia lhe render pelo menos mais uns 40 milhões de reais se cumprido até o fim. Declarou que não tem mais alegria de jogar longe de casa. Sempre se disse flamenguista e até a avó do cara já disse que mata ele se não for pra Gávea. O cara gosta da favela, e lá o que não falta é flamenguista. Seus amigos e familiares, responsáveis pela volta do Imperador, são rubro-negros.

Adriano não é nem nunca será santo, mas se, com todos esses fatores, mesmo assim aceitar um pouco mais do que a mixaria que o Fla deve oferecer, me matriculo no dia seguinte numa faculdade de psicologia para começar a estudar a mente humana. Por outro lado, acho que o Flamengo não tem o que perder com essa história. Adriano não tem a mesma imagem que Ronaldo, mas mesmo assim ainda se vende muito os padrões brasileiros. Ter um atacante do nível do Imperador à frente do bem montado meio campo do Fla é meio caminho para o sucesso. Não vale então fazer um esforço financeiro extra? Afinal, O que é um peido...