quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aonde Messi chegará?

Confesso que já cansei um pouco de elogiar as atuações do craque argentino no Barcelona. Mas depois da partida que Messi fez na terça-feira contra o Arsenal, onde anotou quatro gols, se torna inevitável que se fale dele mais uma vez. O problema nessa história é que o incrível talento de Messi é mais do que reconhecido, se não for unânime, entre os torcedores. Então qual é o próximo passo dele na escala dos grandes jogadores? Fênomeno? Craque? Gênio?

Desde que Pelé parou de jogar que os torcedores esperam surgir um novo jogador que se torne igual ou ainda maior. Há quem defenda que Maradona foi um deles e que, no mínimo, tenha alcançado o mesmo nível do Rei. Foi assim com Romário, Zidane, Ronaldo e tantos outros que passaram pelo mundo da bola. Não quero dizer que Messi será o novo Pelé, ainda está longe disso. Mas diante do que o jovem de apenas 22 anos vem fazendo, vale sim a especulação de até aonde ele pode chegar.

Dos meus 25 anos vividos, vi grandes jogadores atuarem, principalmente nas décadas de 90 e 2000. Por exemplo os três que citei acima, e provavelmente os três que mais vi jogar, acrescentando ainda o Ronaldinho Gaúcho. Mas o que eu vejo Messi fazendo com a bola nos pés eu nunca vi nenhum outro jogador fazer. Confesso que me incomoda um pouco fazer elogios tão grandes a um garoto tão novo, mas, ao mesmo tempo, cada dia fico mais impressionado com o que Messi é capaz.

Sempre terão aqueles que defendem que sem uma Copa do Mundo um jogador não pode ser colocado entre os melhores. Ai é que mora o perigo. Messi tem pelo menos mais três pela frente e ganhar pelo menos uma não acho nenhum absurdo. Quando torcedores discutem quem foi melhor entre Pelé e Maradona, todos concordam que ambos são gênios pois estavam muito à frente de seu tempo. Se levarmos isso em conta, não vejo hoje mais de três jogadores que joguem metade do que joga esse argentino. Então vale a reflexão, aonde Messi chegará?