sexta-feira, 16 de abril de 2010

ELENCO É PARA SER USADO


Olá blogueiros. Semana turbulenta essa que se encerra hoje. Polêmicas, crise na Gávea, com direito a futebol patético no Chile e pancadaria no intervalo da partida, classificação com louvor do Corinthians e etc. Mas vou escrever um pouco sobre o atual momento do Flamengo, que pode ficar sem rumo na quinta-feira ou renascer para a glória se conquistar a Taça Rio e se classificar para o mata-mata da Libertadores.

Que a partida em Santiago foi um desastre, ninguém tem a menor dúvida, que a defesa do Rubro-Negro carioca está mais perdida que sego em tiroteio também não. Que Patkovic não faz mais a diferença como fez no fim do ano passado, eu não tenho duvida! E por fim, que Andrade pecou em não mesclar a equipe nas três partidas que fez em uma semana (Universidad de Chile – quinta/ Vasco – domingo/ Católica – quarta), eu também não tenho duvida alguma, e, que isso, interferiu na fraca performance contra os chilenos também não.

Era visível a falta de reação dos jogadores na partida decisiva da última quarta-feira. Essa equipe do Flamengo pode ser criticada por varias coisas nesta temporada. Coisas como deficiência no setor de marcação, falta de organização no meio campo, mas nunca por omissão ou falta de comprometimento. Tanto que a equipe chegou aos frangalhos no Chile por ter jogado com tudo contra a “La U” e contra o Vasco. Por isso defendo que o técnico Andrade tinha o dever de mesclar o time na semifinal contra o Vasco, escalando um time misto. O clube vinha de um jogo muito duro e corrido contra a "La U" e pelo resultado(2X2), já era sabido que a partida contra a Católica seria uma decisão. Não adianta nada montar um elenco de 4 milhões de Reais e na hora do aperto usar apenas 15 jogadores.

Um dia depois do que parecia ser a eliminação do Flamengo na primeira fase da Libertadores, o monstro deixou de assustar e uma vitória comum de 2 a 0 coloca o Rubro-Negro na próxima fase. Com isso, Andrade poderia colocar a cabeça no lugar e escalar uma equipe mais inteira no domingo. Por motivos de contusão e suspensão alguns jogadores podem ficar de fora da final da TR. Álvaro, Willians e Juan (suspenso), não devem enfrentar o Botafogo. Se eu estivesse no comando, não escalaria o lateral-direito Léo Moura e nem o atacante Vagner Love, que vem atuando seguidamente e com uma sobrecarga elevada pela ausência do Imperador. Com isso, o time teria pernas para tentar uma goleada na quarta-feira, contra o Caracas, no Maracanã. Sem sombra de dúvida, o jogo do ano para os Rubro-Negros é a partida contra os venezuelanos.
OBS: Fora esse assunto de mesclar, David e Fabrício já na zaga Rubro-Negra!!