quinta-feira, 21 de maio de 2009

EXCLUSIVO - GROHE: “ELES TÊM A OPINIÃO DELES, VOU FAZER MEU MELHOR SEM QUERER DAR RESPOSTA À NINGUÉM”

O Blog Passando a Bola continua na repercussão da convocação para os jogos das Eliminatórias e Copa das Confederações. Conversamos com o goleiro Marcelo Grohe, reserva de Victor no gol do Grêmio. Com a convocação do titular, Grohe vai ser o goleiro do clube gaúcho na partida de volta das quartas-de-final da Libertadores, contra o Caracas, dia 3 de Junho no Estádio Olímpico. No caso de classificação gremista, Grohe terá que substituir Victor na primeira partida das semifinais, no dia 24 de Junho. Acompanhe a boa entrevista do goleiro Marcelo Grohe.


PASSANDO A BOLA: Marcelo, como você recebeu a convocação do seu companheiro Victor?

MARCELO GROHE: Olha, vou ser bem sincero. Eu e meus companheiros já esperávamos. Até porque a imprensa já estava comentando. Fiquei ansioso assim como ele.

PB: E a vaga no gol do Grêmio, veio em boa hora?

MG: É um momento importante, vou participar de quatro jogos do Brasileiro e as finais da Libertadores. Espero corresponder à altura.

PB: Você está preparado para assumir o posto? Você vai entrar na partida de volta contra o Caracas no olímpico dia 3 de junho?

MG: Estou muito tranquilo, já que esperava essa convocação, estava me preparando. Eu acredito no meu potencial. Eu tenho um tempo até ele viajar, vou aprimorar nos treinos.

PB: Como fica a falta de ritmo em uma fase decisiva de libertadores?


MG: Vou ser bem sincero. Ritmo é importante, te passa confiança, mas acredito que não vai ser empecilho. A concentração aumenta e pode suprir a falta de ritmo.

PB: O presidente afirmou que vai tentar a liberação e o Autuori classificou a convocação do Victor de “perda irreparável”. Como você recebe isso?

MG: Tranquilo, é difícil substituir o Victor. Ele vem sendo importante, tem ajudado muito. Eles têm a opinião deles, vou fazer meu melhor sem querer dar resposta a ninguém. Quero ajudar e tentar conquistar nossos objetivos, passar para as semifinais da Libertadores e atuar bem no Brasileiro.

PB: Isso baixa o moral do jogador?

MG: To bem tranquilo, acho que o Victor foi abençoado e acabou respingando em mim. Acabei recebendo a vaga no time. No primeiro momento as pessoas podem desconfiar, mas aceito isso. Vou continuar trabalhando e não quero provar nada pra ninguém.

ENTREVISTA EXCLUSIVA: JOSUÉ, CAPITÃO DO WOLFSBURG

Sábado, dia 23, é um dia que pode entrar para a história do Wolfsburg, líder do Campeonato Alemão com 66 pontos. Isto porque o clube dos brasileiros Grafite e Josué pode conquistar o título da Bundesliga pela primeira vez. Para isto, basta vencer o Werder Bremen, em casa, ou até mesmo empatar, já que o segundo colocado, Bayern de Munique, teria que golear o Sttutgart. Capitão da equipe verde e presença constante na Seleção Brasileira, Josué é peça fundamental no Wolfsburg. Esta semana renovou seu contrato com o clube até 2013. Nesta entrevista exclusiva por email para o Passando a Bola, o ex-jogador do São Paulo falou sobre a expectativa de levantar a taça de campeão, o momento especial na carreira, entre outras coisas. Confira.


Passando a Bola: Queria que você falasse da expectativa dos jogadores, do clube e dos torcedores para esta última rodada, que pode dar ao Wolfsburg o primeiro título alemão de sua história.
Josué: A expectativa é grande. A cidade parou e o clima de oba-oba é grande. Os treinamentos têm ficado lotados. Isso é normal, afinal nunca conquistamos esse título. Mas quero ressaltar que essa euforia é só entre os torcedores, nós, jogadores, continuamos inteiramente focados nessa conquista.
PB: E o fato de você ser o capitão da equipe faz com este título, se vier, tenha um gostinho especial?
Josué: Sim. Essa é minha segunda temporada na Europa e levantar a taça seria maravilhoso.
PB: Quando o campeonato começou, o Wolfsburg não era apontado como um dos favoritos. Qual foi o motivo para tanto sucesso nesta temporada?
Josué: A união do grupo. Mantivemos a base, temos um belo treinador e isso nos ajudou. A receita do sucesso é o time não ter estrelas. Não temos vaidade. Cada jogador procura seu espaço dentro de campo e isso nos torna muito fortes.
PB: O que se pode esperar dessa última partida diante do Werder Bremem? O fato de vocês terem praticamente a vantagem do empate vai faze-los jogar pelo resultado, sem correr riscos?
Josué: Temos de jogar da mesma forma que estamos jogando. Para frente, com ofensividade. Dentro de casa não podemos jogar defensivamente.
PB: O que você pode falar sobre o momento do Grafite (artilheiro da Bundesliga com 26 gols)?
Josué: É o melhor momento da carreira do Grafite. Aos 30 anos ele chegou ao ápice da forma física e técnica. Esse é o momento dele.
PB: Você acha que este título, com você sendo capitão de uma equipe que não era favorita, pode consolidar sua presença na Seleção Brasileira?
Josué: Não. Acho que tem vários jogadores de qualidade. O fato de eu ser capitão não deve ser o diferencial para a minha afirmação.

DUNGA AFIRMA: "NÃO VOU LIBERAR NINGUÉM"



Fonte: Globoesporte.com

DUNGA CONVOCA SELEÇÃO PARA AS ELIMINATÓRIAS E COPA DAS CONFEDERAÇÃOS

A CBF acaba de liberar a lista de convocados para os jogos das Eliminatórias e Copa das Confederações. Na lista, algumas surpresas. Como adiantamos na semana passada, Victor, goleiro do Grêmio, foi convocado para a vaga do contundido Doni. Outras novidades: Gomes, goleiro do Tottenham; Ramires, meia do Cruzeiro; André Santos, lateral-esquerdo do Corinthians; e Nilmar, atacante do Internacional. A ausência mais sentida foi a do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, do Milan. Dunga convocou cinco jogadores que atuam no futebol brasileiro (André Santos, Kleber, Ramires, Nilmar e Victor). O Brasil enfrenta o Uruguai, em Montevidéu, no dia 06 de Junho (sábado às 16h – horário de Brasília) e recebe o Paraguai, em Recife, no dia 10 de junho (quarta-feira às 21h50 – horário de Brasília). A Seleção estreia na Copa das Confederações no dia 15 de junho contra o Egito.

Convocação:

Goleiros:
Julio César (Internazionale)
Gomes (Tottenham)
Victor (Grêmio)
Laterais:
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Kleber (Internacional)
André Santos (Corinthians)
Zagueiros:
Alex (Chelsea)
Juan (Roma)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)
Meio-campistas:
Anderson (Manchester United)
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Ramires (Cruzeiro)
Elano (Manchester City)
Felipe Melo (Fiorentina)
Júlio Baptista (Roma)
Kaká (Milan)
Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
Luís Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Internacional)
Robinho (Manchester City)

Convocação pode causar polêmica:

Semana passada, o Blog Passando a Bola antecipou a convocação do goleiro Victor do Grêmio. Ele vai desfalcar o clube nas partidas das semifinais e finais da Libertadores, caso o Grêmio se classifique . O presidente do Tricolor Gaúcho, Duda Kroef, antecipou para a nossa reportagem que pediria a liberação do atleta:

“ Agora se o Victor for convocado, vamos tentar a liberação dele. Eu confio no Marcelo Grohe (reserva), mas Victor é Victor, é o nosso titular. A Libertadores é muito importante. Espero que a CBF ajude os clubes brasileiros que estão bem na competição."

Datas da Copa do Brasil:


Coritiba e Corinthians vão decidir em casa uma vaga na final da Copa do Brasil. Em sorteio realizado nesta quinta-feira, ficou acertado que as partidas de ida e volta das semifinais acontecerão nos dia 27 de maio e 3 de junho. O Vasco já informou que vai usar o Maracanã, por achar a capacidade de São Januário (18 mil pessoas) pequena para o jogo.

Confira as datas:
Dia 27/05:
Vasco x Corinthians - Maracanã
Internacional x Coritiba - Beira-Rio

Dia 03/06:
Corinthians x Vasco - Pacaembu
Coritiba x Internacional - Couto Pereira

Timão se impõe no Maraca e elimina o Flu

A torcida fez o seu papel. Quase 65 mil tricolores compareceram ao Maracanã para empurrar o Fluminense, fazendo uma grande festa no estádio. A atitude dos torcedores foi quase que uma resposta às provocações dos corintianos Alessandro e Cristian, que, ao falarem que a torcida não faria pressão, deram à partida contornos de decisão.

Entretanto, dentro de campo o que se viu foi um Fluminense sem padrão tático, desarrumado pelas invenções de Parreira em colocar um lateral-direito na esquerda e um meia como volante. O Corinthians deu uma aula de defesa e contra-ataque no primeiro tempo e com gols de Chicão, em cobrança de falta logo no início do jogo, e Jorge Henrique, em falha da zaga, praticamente enterrou as pretensões tricolores de um bicampeonato da Copa do Brasil.

Com Thiago Neves, Conca e Fred nulos no gramado, e com a equipe atordoada pelos gols corintianos, o Fluminense se via perdido: sem conseguir armar sequer uma boa jogada e errando muitos passes, as chances de fazer ao menos um gol eram mínimas. Quando ela apareceu, caiu nos pés do jogador errado. Edcarlos saiu cara a cara com Felipe, mas na dúvida entre tocar e chutar, não fez nem uma coisa, nem outra.

No segundo tempo, Parreira colocou Alan no lugar de Maicon (completamente fora de sintonia) e corrigiu as laterais, sacando Ratinho, substituído pelo jovem Dieguinho. O time melhorou com as mudanças e, mais na base da vontade e raça do que na técnica, o Flu diminuiu com o próprio Alan, aproveitando bobeira de Felipe. O gol deu confiança ao time que se lançou ao ataque e conseguiu o empate, que àquela altura era merecido, com Thiago Neves. O gol que incendiaria de vez a partida ficou na bela defesa do goleiro alvinegro em cabeçada de Fred.

Daí para frente valeu a experiência do Corinthians, que segurou o ímpeto tricolor e administrou o resultado até o fim do jogo, terminando inclusive sem atacantes. Ao Flu resta agora o Brasileirão e a Sul-Americana. Mas muita coisa terá que mudar no time de Parreira para que o Tricolor aspire algo em ambos os campeonatos.
Por Daniel Gonçalves