segunda-feira, 4 de maio de 2009

ARDE EL CLAUSURA

Depois de uma décima segunda rodada marcada por tropeços dos ponteiros, o Torneio Clausura segue indefinido. Agora faltam sete rodadas para terminar o campeonato e Vélez, Lanús, Huracán e Colón se firmam como os postulantes ao troféu e a um lugar na Libertadores de 2010.

O líder continua sendo o Vélez. O time de Liniers todavia não saiu do 0 a 0 contra o San Martín, em Tucumán. O ponto fora de casa pode ser comemorado, uma vez que os tucumanos estão na décima segunda colocação e tentam melhorar sua média de pontos para evitar o rebaixamento direto. É um time que compensa suas deficiências com muita marcação e correria. Se bem que o Vélez merecia a vitória. Impôs seu melhor futebol e poderia sair com um triunfo se não fosse o travessão, que impediu que a cabeçada de Otamendi balançasse as redes de Gutiérrez.

Já o Lanús decepcionou. Jogando em casa, foi goleado por um implacável Estudiantes. Foi um 3 a 0 inapelável. O Pincha foi muito bem em seu apronto para as oitavas-de-final da Libertadores, onde vão ter pela frente, na quinta-feira, o Libertad, do Paraguai, em La Plata. Verón, Benítez e Boselli infernizaram a defesa do Granate. Assim como na goleada sobre Cruzeiro, esta foi uma das melhores partidas do time nesta temporada.

A surpresa da temporada continua sendo o Huracán. O time do Parque Patrícios já é o terceiro colocado e vem comendo pelas beiradas, sem alarde. O Globo derrotou em seus domínios o Godoy Cruz por 3 a 2. O time comandado por Angel Cappa está apresentando um futebol vistoso, de toques rápidos, velocidade e muita objetividade. Defederico, Bolatti e Pastore foram chamados pelo “Olé” de “estilistas da bola”.

O sinal amarelo foi aceso em Santa Fé. O Colón viajou até a capital e levou de volta na bagagem uma derrota de 2 a 0 para o Argentinos Juniors. Será que o Sabalero anda perdendo o fôlego? Vamos aguardar o capítulo 13 desta história chamada Torneio Clausura da temporada 2008/2009, que arde como nunca!

Os outros destaques da rodada foram, no sábado, a vitória do San Lorenzo como visitante por 2 a 1 em cima do Gimnasia de La Plata. Foi o primeiro triunfo de Simeone como técnico do Ciclón. No domingo, o River Plate mostrou sua irregularidade e perdeu de novo, em Rosário. Desta vez o algoz foi o Newell’s Old Boys. 1 a 0 para a Lepra, gol de Formica. O resultado deixa o Millonário mais longe dos ponteiros e enche de expectativas o clássico rosarino na próxima rodada, no Gigante de Arroyito, casa do Rosário Central. Os leprosos vem empolgados, enquanto os Canallas estão na luta para evitar a Promoción. O Central derrotou neste domingo o quase rebaixado Gimnasia de Jujuy por 1 a 0, fora de casa.

Já o Boca... bem, o Boca continua mirando apenas a Copa Libertadores. Mais uma vez colocou um time misto em campo e perdeu, na Bombonera, para o Banfield, por 3 a 2. Valeu pelo gol de Palermo, o número 201 com a camisa azul y oro.
Classificação: Vélez 26, Lanús 24, Huracán 22, Colón 21 e River 19.



*******************************************************
LA ACADE... LA ACADE...

Não escondo de ninguém a minha simpatia pelo Racing Club. A equipe que já foi sinônimo de futebol bonito nos anos 60, e por isso leva o apelido de Academia, continua em sua luta desesperada de toda temporada contra o rebaixamento. Frutos de campanhas ruins, o time tem uma média de pontos baixa e com recursos limitados tenta se segurar na Primeira Divisão.

Neste fim de semana um alívio para os torcedores blanquicelestes. Como se relembrando o futebol da Academia, o Racing goleou o Arsenal de Sarandí por 4 a 1. Yacob, duas vezes, Ramírez e Luguercio fizeram o Cilindro de Avellaneda explodir de alegria.

Na Argentina o rebaixamento é feito com a média de pontos das três últimas temporadas. Os dois piores caem e o décimo sétimo e décimo oitavo disputam dois jogos contra o quarto e o terceiro colocados da Segunda Divisão, respectivamente. Os confrontos, chamados de Promoción, valem mais duas vagas na divisão principal do futebol argentino.

As médias são: Racing 1,206; Godoy Cruz 1,194; Rosário Central 1,178; San Martin 1,097; Gimnasia La Plata 1,093 e Gimnasia de Jujuy 1,019.

QUERÉS UN BURRITO?

Acabou a aventura de Ariel Ortega em Mendoza. Depois de cinco meses emprestado ao Independiente Rivadávia, da Segunda Divisão, o Burrito teve seu contrato rescindido. O péssimo relacionamento com os companheiros, assim como as más exibições, foram os motivos da decisão.

O jogador voltou a Buenos Aires e agora espera um chamado de Nestor Gorosito para retornar ao River Plate. O treinador já deixou claro publicamente que deseja ter Ortega em seu plantel. Porém, o meia não pode mais ser inscrito no Clausura e só poderia defender o Millonário em agosto, quando começará o Apertura. Clubes árabes e dos Estados Unidos também mostraram interesse em contratá-lo. No Independiente Rivadávia foram apenas seis jogos e dois gols.

FUNEBRERO DE PRIMERA

No campeonato da B Nacional, a Segunda Divisão, o Chacarita Juniors segue firme para retornar à Primeira Divisão. Jogando no estádio do Ferrocarril, o Funebrero bateu o Quilmes por 2 a 0. Está com 61 pontos, cinco a mais que o Atlético de Tucumán, que tem 56. Na Zona Promoción estão o Belgrano de Córdoba, com 54, e o Atlético Rafaela, com 51.





Por Raphael Martins

SHOW DE HORROR!!!!

Como escreveu nosso companheiro, Bernardo Bensouchet, “o Campeonato Carioca já passou, está na história, o Flamengo é Campeão”. Eu uso a mesma expressão para analisar o Paulistinha. Já acabou! O Corinthians é Campeão, mas o que fica para o debate é o espetáculo bizarro que a Federação Paulista proporcionou na entrega do troféu para o campeão.

Quando se organiza uma solenidade tão rotineira como a entrega de um troféu, se espera que os envolvidos saibam todas as medidas de segurança e logística, até porque isso ocorre todo ano, mas não foi o que agente viu neste domingo no Pacaembu. Entregar uma taça em cima de um guindaste, onde a locomoção é limitada, com uma chuva de papel picado e fitas também de papel e com jatos de faísca embaixo é de uma irresponsabilidade sem tamanho.

A cena que nós vimos, do capitão William(foto) pegando fogo e, além dele, a taça também em chamas foi um absurdo. O tão decantado Campeonato Paulista teve um desfecho quase criminoso. Já pensou, no meio da festa pelo suado título, o capitão do time é queimado? Outra coisa, o que faz o Ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr, em todos os eventos realizados pela FPF?

Acredito que toda aquela situação lamentável, que por sinal, foi muito bem criticada pelo grande craque do Campeonato, Ronaldo, é um belo castigo para esses dirigentes que acreditam na soberba, na arrogância e na esbanjação como marcas de uma administração bem feita. Se um fato desses acontece no Rio de Janeiro, imaginem as manchetes pelo Brasil. E olha que mesmo com toda desorganização da FERJ e do TJD-RJ, as finais da Cidade Maravilhosa foram tranqüilas, até organizadas, não vimos aquela multidão na beira do campo e nem na comemoração do Flamengo.

A festa foi simples e bonita..... A beleza da festa são os jogadores que fazem. O choro do campeão, o desabafo de Cuca, Léo Moura e Juan, além da emocionada “despedida” do capitão, Fábio Luciano. Fica uma lição para os arrogantes cartolas paulistas..

OBS: O capitão, William, que se salvou de ser queimado vivo.... Não escapou totalmente do acidente. Devido à queda da taça na hora da confusão, o zagueiro tem suspeita de fratura no dedo mindinho do pé.
Vejam as imagens:



O melhor do Brasil

Declarar que algum jogador é o melhor de sua posição é algo muito complicado. Afinal, o futebol brasileiro é um grande celeiro de craques e sempre haverá discussão sobre quem joga mais. Todos têm opinião e toda opinião tem que ser levada em conta. Pois bem, darei a minha.

O Brasil, há bem pouco tempo atrás, carecia de bons goleiros. Até mesmo o Taffarel, campeão mundial, nunca foi unanimidade. Porém, de uns tempos pra cá essa história vem mudando. Tivemos um Dida em grande fase, Rogério Ceni virando maior ídolo de um grande clube como o São Paulo, Marcos sendo canonizado no Palmeiras e na Seleção e, mais recentemente, Júlio César, titular absoluto do Brasil e da Inter de Milão, um dos melhores do mundo.

Há ótimos goleiros brasileiros atuando por aqui e no exterior. Além dos já citados acima, temos a nova geração chegando com tudo, como Diego Cavalieri, Diego Alves, Victor e, principalmente, Bruno. O goleiro do Flamengo já vem mostrando que é um dos grandes do Brasil há tempos. Desde que chegou ao Rubro-Negro evoluiu demais, virou ídolo da torcida e se consolidou como titular absoluto.
Bruno, para mim, é um goleiro completo. É muito ágil, vai bem tanto nas bolas rasteiras, quanto nas altas, sai muito bem do gol, repõe a bola com velocidade e precisão, sabe jogar bem com os pés, é um exímio pegador de penaltis, cresce em momentos decisivos e até bate faltas. Talvez ainda falte um pouco mais de maturidade e cabeça, já que às vezes se mete em algumas polêmicas.

Mesmo assim, não vejo goleiro melhor atuando no futebol brasileiro atualmente. Talvez os únicos que cheguem perto sejam o Fábio, do Cruzeiro, e o Victor, do Grêmio. Mas ainda estão em um degrau abaixo. Na final do Estadual do Rio, diante do Botafogo, Bruno voltou a mostrar seu potencial, defendendo nada mais nada menos do que 3 penalidades. Convenhamos que isso não é algo comum de se acontecer.
Por isso, acho que o Bruno merece uma chance na Seleção, especialmente agora que Doni, reserva imediato de Julio César ( e menos goleiro que o camisa 1 da Gávea), lesionou o joelho e ficará fora da Copa das Confederações.

Abra o olho Dunga!