segunda-feira, 4 de maio de 2009

ARDE EL CLAUSURA

Depois de uma décima segunda rodada marcada por tropeços dos ponteiros, o Torneio Clausura segue indefinido. Agora faltam sete rodadas para terminar o campeonato e Vélez, Lanús, Huracán e Colón se firmam como os postulantes ao troféu e a um lugar na Libertadores de 2010.

O líder continua sendo o Vélez. O time de Liniers todavia não saiu do 0 a 0 contra o San Martín, em Tucumán. O ponto fora de casa pode ser comemorado, uma vez que os tucumanos estão na décima segunda colocação e tentam melhorar sua média de pontos para evitar o rebaixamento direto. É um time que compensa suas deficiências com muita marcação e correria. Se bem que o Vélez merecia a vitória. Impôs seu melhor futebol e poderia sair com um triunfo se não fosse o travessão, que impediu que a cabeçada de Otamendi balançasse as redes de Gutiérrez.

Já o Lanús decepcionou. Jogando em casa, foi goleado por um implacável Estudiantes. Foi um 3 a 0 inapelável. O Pincha foi muito bem em seu apronto para as oitavas-de-final da Libertadores, onde vão ter pela frente, na quinta-feira, o Libertad, do Paraguai, em La Plata. Verón, Benítez e Boselli infernizaram a defesa do Granate. Assim como na goleada sobre Cruzeiro, esta foi uma das melhores partidas do time nesta temporada.

A surpresa da temporada continua sendo o Huracán. O time do Parque Patrícios já é o terceiro colocado e vem comendo pelas beiradas, sem alarde. O Globo derrotou em seus domínios o Godoy Cruz por 3 a 2. O time comandado por Angel Cappa está apresentando um futebol vistoso, de toques rápidos, velocidade e muita objetividade. Defederico, Bolatti e Pastore foram chamados pelo “Olé” de “estilistas da bola”.

O sinal amarelo foi aceso em Santa Fé. O Colón viajou até a capital e levou de volta na bagagem uma derrota de 2 a 0 para o Argentinos Juniors. Será que o Sabalero anda perdendo o fôlego? Vamos aguardar o capítulo 13 desta história chamada Torneio Clausura da temporada 2008/2009, que arde como nunca!

Os outros destaques da rodada foram, no sábado, a vitória do San Lorenzo como visitante por 2 a 1 em cima do Gimnasia de La Plata. Foi o primeiro triunfo de Simeone como técnico do Ciclón. No domingo, o River Plate mostrou sua irregularidade e perdeu de novo, em Rosário. Desta vez o algoz foi o Newell’s Old Boys. 1 a 0 para a Lepra, gol de Formica. O resultado deixa o Millonário mais longe dos ponteiros e enche de expectativas o clássico rosarino na próxima rodada, no Gigante de Arroyito, casa do Rosário Central. Os leprosos vem empolgados, enquanto os Canallas estão na luta para evitar a Promoción. O Central derrotou neste domingo o quase rebaixado Gimnasia de Jujuy por 1 a 0, fora de casa.

Já o Boca... bem, o Boca continua mirando apenas a Copa Libertadores. Mais uma vez colocou um time misto em campo e perdeu, na Bombonera, para o Banfield, por 3 a 2. Valeu pelo gol de Palermo, o número 201 com a camisa azul y oro.
Classificação: Vélez 26, Lanús 24, Huracán 22, Colón 21 e River 19.



*******************************************************
LA ACADE... LA ACADE...

Não escondo de ninguém a minha simpatia pelo Racing Club. A equipe que já foi sinônimo de futebol bonito nos anos 60, e por isso leva o apelido de Academia, continua em sua luta desesperada de toda temporada contra o rebaixamento. Frutos de campanhas ruins, o time tem uma média de pontos baixa e com recursos limitados tenta se segurar na Primeira Divisão.

Neste fim de semana um alívio para os torcedores blanquicelestes. Como se relembrando o futebol da Academia, o Racing goleou o Arsenal de Sarandí por 4 a 1. Yacob, duas vezes, Ramírez e Luguercio fizeram o Cilindro de Avellaneda explodir de alegria.

Na Argentina o rebaixamento é feito com a média de pontos das três últimas temporadas. Os dois piores caem e o décimo sétimo e décimo oitavo disputam dois jogos contra o quarto e o terceiro colocados da Segunda Divisão, respectivamente. Os confrontos, chamados de Promoción, valem mais duas vagas na divisão principal do futebol argentino.

As médias são: Racing 1,206; Godoy Cruz 1,194; Rosário Central 1,178; San Martin 1,097; Gimnasia La Plata 1,093 e Gimnasia de Jujuy 1,019.

QUERÉS UN BURRITO?

Acabou a aventura de Ariel Ortega em Mendoza. Depois de cinco meses emprestado ao Independiente Rivadávia, da Segunda Divisão, o Burrito teve seu contrato rescindido. O péssimo relacionamento com os companheiros, assim como as más exibições, foram os motivos da decisão.

O jogador voltou a Buenos Aires e agora espera um chamado de Nestor Gorosito para retornar ao River Plate. O treinador já deixou claro publicamente que deseja ter Ortega em seu plantel. Porém, o meia não pode mais ser inscrito no Clausura e só poderia defender o Millonário em agosto, quando começará o Apertura. Clubes árabes e dos Estados Unidos também mostraram interesse em contratá-lo. No Independiente Rivadávia foram apenas seis jogos e dois gols.

FUNEBRERO DE PRIMERA

No campeonato da B Nacional, a Segunda Divisão, o Chacarita Juniors segue firme para retornar à Primeira Divisão. Jogando no estádio do Ferrocarril, o Funebrero bateu o Quilmes por 2 a 0. Está com 61 pontos, cinco a mais que o Atlético de Tucumán, que tem 56. Na Zona Promoción estão o Belgrano de Córdoba, com 54, e o Atlético Rafaela, com 51.





Por Raphael Martins

Nenhum comentário: