quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Uma boa estreia

O Flamengo teve um bom início de Libertadores, na medida do possível. Teve um jogador a menos durante boa parte do primeiro tempo e não foi muito ameaçado, a não ser em chutes de longe. Depois que o jogador chileno também foi expulso, o Rubro-Negro melhorou e tomou de vez as rédias da partida. O Universidad Catolica não chegou mais (na verdade, teve uma chance numa bola que Marcelo Lomba defendeu) e o placar só não foi maior porque a equipe de Andrade voltou a perder gols em excesso. Inclusive um penalti, cuja a cobrança, a meu ver, foi conduzida de forma equivocada. A atitude de Adriano com Love foi legal no sentido de companheirismo, mas em uma competição séria como essa, na qual o saldo de gols pode decidir uma vaga na próxima fase, isso não pode acontecer. O Imperador é o batedor oficial, então enquanto estiver em campo deveria cobrar as penalidades.

Mas tudo bem. Foram mais virtudes do que problemas. A começar pelo zaga, que pela primeira vez no ano não sofreu gols. Isso coincide com a efetivação do jovem Fabrício no lugar de Angelim. O garoto foi muito bem, sério, sem inventar. Na hora que tem que dar bicão não exita, mas também sabe sair pro jogo. O goleiro Marcelo Lomba também mostrou tranquilidade e Toró, como sempre, teve pulmão suficiente para desarmar os meias chilenos. Outro grande destaque foi Léo Moura, autor de um golaço de falta e de uma assistência linda para Adriano deixar o dele. Além da participação ativa no resultado da partida, Léo teve excelente desempenho defensivo, marcando com eficiência os ataques adversários. O lance do segundo gol, aliás, surge de uma bola que o lateral-direito rouba na própria área do Flamengo.

Love, na minha opinião, foi importante. Sua participação no ataque não foi muito empolgante, mas mesmo assim ele criou e teve chances de marcar. Mas Vágner também correu bastante depois que Williams foi expulso. Voltou para defender a todo momento, lembrando o último Fla x Flu. Já Adriano foi meio apagado, mas quando teve a oportunidade não perdoou. Claro que ainda há coisas a melhorar, mas pra mim o Flamengo está no caminho certo..