sábado, 24 de julho de 2010

E o Mano disse sim...

Amigos do Passando a Bola, depois de um tempinho de "férias" após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo, volto ao blog para escrever justamente sobre a Seleção Brasileira, que, neste sábado, finalmente confirmou seu novo treinador: Mano Menezes.

Antes de analisar a escolha de Mano, não posso deixar passar a mancada que deu a CBF na figura de seu presidente, que em rede nacional, ao vivo no Globo Esporte, confirmou o acerto com Muricy Ramalho antes do técnico tricolor comunicar ao Fluminense, com o qual tem contrato apalavrado até 2012. Pois bem, Teixeira cometeu erro primário. Achou que a Seleção estava acima de questões contratuais e que o contato de Muricy com o Flu seria apenas uma formalidade. Resultado: uma barriga (como dizemos no meio jornalístico) de grandes proporções, que respinga até no próprio Mano Menezes, já que o corintiano entra no cargo como a segunda opção.

Mas é claro que isso não diminui em nada o mérito de Mano pela escolha. Pelo contrário. Ele e Muricy eram realmente os mais preparados para assumir o Brasil neste momento em que todos clamam por uma renovação após o fiasco de Dunga na África do Sul. Mano é renovação por ser sua primeira oportunidade no comando da Seleção, um profissional que desde 2005 está em ascenção. É, no entanto, uma "renovação experiente", que carrega na bagagem ótimas passagens por dois gigantes do futebol nacional: Grêmio e Corinthians, clubes em que o treinador teve que fazer um trabalho de reconstrução até parecido com o momento atual brasileiro.

Outro fator positivo de Mano é que sua postura em relação à imprensa é exatamente oposta ao seu antecessor. Sempre calmo e educado, o novo técnico da Seleção não é de ficar distribuindo patadas gratuitas nos jornalistas, além de adotar uma postura bem mais democrática com seu trabalho. Prova disso é o twitter pessoal, o segundo com mais seguidores no Brasil, onde o técnico sempre mantém o contato com os torcedores.

Por tudo isso que escrevi, e também pelo fato do antecessor ter sido tão questionado por todos, a expectativa pelo trabalho de Mano Menezes é ótima. Será uma missão dura, que não deve e nem pode ser feita da noite para o dia. Uma missão de 4 anos que tem como objetivo principal devolver ao torcedor brasileiro o prazer de torcer pela Seleção para que em 2014 o Brasil entre na Copa do Mundo como o grande favorito ao título.

Então só me resta desejar boa sorte!