sexta-feira, 7 de maio de 2010

PULVERIZADOR DE TABUS


Olá blogueiros. A Libertadores está afunilando e agora só avança quem tiver muita disposição e concentração. As quartas de final já estão definidas e os confrontos vão pegar fogo. Das oito equipes classificadas, cinco são campeãs da Libertadores (Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Estudiantes). Libertad do Paraguai, Universidad de Chile e Chivas do México vão buscar a primeira vez na competição. Na minha opinião o título vai retornar para uma sala de troféus, e digo mais, uma sala de troféus brasileira.

O Flamengo que passou pelo Corinthians na quarta-feira está se tornando um pulverizador de tabus. Esse grupo de jogadores ou sendo mais preciso, boa parte desse grupo, vem quebrando vários tabus duradouros da história recente do clube. De 2006 para cá, a equipe entrou em uma rota de vitórias e conquistas e já começou quebrando o primeiro tabu. O Rubro-Negro vinha de duas derrotas seguidas em finais de Copa do Brasil (para Cruzeiro 2003 e Santo André 2004) e acumulava 17 anos na fila dessa competição. Pois bem, a equipe chegou meio que sem convencer na final e foi Bi-Campeã em cima do Vasco, vencendo as duas partidas finais.

Em 2007 o grupo do Flamengo quebrou um tabu de 65 anos. A vitória nos pênaltis na final do Carioca em cima do Botafogo foi a primeira desde 1942. Além de quebrar esse tabu gigantesco o Flamengo ainda repetiu a dose por mais dois anos seguidos e contra o mesmo Botafogo e conquistou o Penta-Tri estadual. Esse Tricampeonato, o quinto da história do clube, também garantiu a hegemonia no futebol do estado. O Flamengo passou pela primeira vez o Fluminense em números de troféus (31 contra 30).

O ano de 2009 ainda reservava emoções mais fortes. Depois de 17 anos a equipe conquistou o tão sonhado hexacampeonato brasileiro. Essa conquista ainda teve outras quebras no decorrer da campanha. O Flamengo nunca havia vencido o Santos em jogos de campeonato brasileiro. Depois de 30 anos esse grupo quebrou o tabu com uma vitória por dois a um, na Vila Belmiro. No final da competição Adriano além de campeão foi artilheiro. O rubro-negro não fazia um artilheiro desde o craque Zico em 82. Vão aí 27 anos sem um matador na principal competição nacional.

Por fim, nessa temporada o clube briga para acabar com um tabu muito longo: a conquista da Libertadores depois de 29 anos. Esse grupo já conseguiu quebrar uma barreira. Com a derrota/vitória que eliminou o Corinthians e classificou o Flamengo as quartas de final da Libertadores, o clube chega entre os oito finalistas da competição depois de 17 anos. A última vez foi em 93, o Flamengo (Campeão Brasileiro) encarou o São Paulo (Campeão da Libertadores e do Mundo), e foi eliminado com um empate em (1x1) no Maracanã e uma derrota por (2x0) no Morumbi. Na próxima quarta-feira esse grupo vitorioso e acostumado a quebrar barreiras vai encarar a Universidade de Chile tentando chegar à semifinal da Libertadores, feito que não ocorre desde 1984.

Jogadores que fazem parte do grupo desde 2006:

Léo Moura, Juan, Ronaldo Angelim, Toró, Bruno (chegou no segundo semestre), Kléberson (2007).