sábado, 27 de fevereiro de 2010

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Olá blogueiros. Acordei neste sabadão cinzento com a noticia da convocação do centroavante Grafite e do meia-atacante Carlos Eduardo para o amistoso desta terça-feira contra a Irlanda, em Londres. Com a contusão no peito do atacante Luis Fabiano, Dunga se viu obrigado a chamar um novo homem de frente, mas o técnico canarinho foi além e chamou um meia. Ainda não entendi a escolha desses dois nomes!

Alguém me responde por que convocar para o último amistoso antes da Copa, um jogador que todos sabem que não tem nível de seleção. E mais, a sua melhor fase na carreira foi em 2009 comandando o Wolfsburg na campanha do título alemão. Na atual temporada Grafite não repete seus gols e arrancadas e já foi contestado pela imprensa alemã. Dunga pode argumentar essa critica dizendo que outros atacantes convocados por ele anteriormente (Pato e Diego Tardelli) ele já conhece e nesse caso está querendo ver de perto o desempenho de Grafite. É um argumento, mas pra mim é furado.

Na minha opinião, o jogador que está na frente para jogar a copa no caso de uma contusão de um dos intocáveis do ataque é o jovem Alexandre Pato. Pato já foi convocado varias vezes, fez o gol da vitória da Seleção na sua estréia contra a Suécia, foi Campeão da Copa das Confederações em 2009 e medalha de Bronze em Pequim, por sinal seu grande fracasso com a amarelinha. Dunga depositou toda confiança no jovem atacante e o camisa 7 do Milan não correspondeu. Não acredito que Grafite tenha chance de mostrar algo superior e diferente que os outros testados já mostraram. Com isso, Dunga está jogando fora uma chance de observar um jogador de qualidade. Pelo momento que vive no Milan, Pato seria uma observação muito mais produtiva e justa.


Agora minha opinião sobre a convocação do meia-atacante Carlos Eduardo. O jovem meia do Hoffenheim da Alemanha, tem habilidade, é competitivo e sabe se movimentar taticamente, qualidades conquistadas nesses anos todos de futebol alemão. É um ótimo jogador que fatalmente será titular da Seleção no futuro, principalmente quando se transferir para um futebol mais solto e mais qualificado. Hoje, eu não convocaria esse atleta pensando em uma Copa do Mundo.

Essa opção do técnico Dunga pode ser interpretada como uma porta na cara do astro Ronaldinho Gaúcho. O comandante brasileiro não tinha a obrigação de convocar um meia, o problema foi com o centroavante, e mesmo assim ele resolve convocar um jogador mais qualificado para o setor e não chama o Gaúcho, acho que ficou complicado para o camisa 80 do Milan. Infelizmente Dunga pegou as cobranças pela convocação do ex-melhor do mundo como uma “birra” pessoal. Pura falta de maturidade.


Fica no ar a pergunta que não quer calar. Porque Dunga?

VOLVIÓ EL BUEN FÚTBOL

Depois de sofrer uma surpreendente goleada de 4 a 1 para o Alianza Lima pela Libertadores, o bom futebol voltou a dar as caras no Estudiantes. Em Quilmes, onde vai mandar seus jogos durante todo 2010, o Pincha jogou bem e derrotou o Huracán por 2 a 0. Os gols foram marcados por dois velhos personagens, Boselli e Verón. Poderia ter sido mais, se “La Gata” não tivesse disparado um pênalti no travessão.

O triunfo e a boa fase no Torneio Clausura só demonstram que o que ocorreu em Lima foi um acidente. O time ainda pode tranquilamente se recuperar na Libertadores, e mesmo tendo uma média de idade elevada creio que poderá disputar duas competições simultâneas. O Estudiantes continua sendo um forte candidato.

Outro argentino com reais chances de conquistar a Libertadores, o Vélez Sarsfield, também fez bonito. O Fortín bateu o Independiente, que até então vinha fazendo uma campanha regular, por 3 a 0, no José Amalfitani. O clube de Liniers está em seu ano do centenário e está tentando fazer de tudo para que seja inesquecível pelo lado positivo. Entre os participantes de fora do Brasil, o Vélez, para mim, é o oponente mais forte. Além disso o time é o líder do Clausura. É bom ficar de olho.


Que estreno!


Miguel Ángel Russo não poderia ter uma estréia melhor à frente do Racing. Clássico tenso contra o San Lorenzo em Avellaneda. Quando todos esperavam mais uma derrota, apareceu Gabriel Hauche para anotar o gol do triunfo blanquiceleste. O 1 a 0 encheu de otimismo La Academia, que agora vai ter outro clássico.O próximo adversário é o Independiente, no Libertadores da América. Uma semana que parecia ser de inferno astral para o Racing pode representar a ressurreição do time no campeonato. O clube precisa da vitória para continuar em sua agônica luta contra o descenso.


Martín bajo fuego



Antes uma unanimidade, Palermo agora tem que conviver com o descrédito da diretoria do Boca Juniors. O maior artilheiro xeneize em toda a História está na berlinda. Os dirigentes não querem renovar o seu contrato. Enquanto isso o atacante de 36 anos segue fazendo os seus gols, como para querer provar (se é que Palermo tem que provar mais alguma coisa) que ele ainda pode ser útil ao clube. O técnico Abel Alves o banca e o confirma como titular a cada jogo. E a cada rodada ele deixa o seu, como o foi no empate em 1 a 1 com o Godoy Cruz, em Mendoza.

Demais resultados: Chacarita 1 x 2 Colón; Tigre 1 x 1 Gimnasia; Newell’s 1 x 1 Lanús; Banfield 0 x 0 Rosario Central; River 1 x 1 Arsenal; Atlético Tucumán 1 x 1 Argentinos.

Classificação: Vélez e Colón 11; Estudiantes e Godoy Cruz 9; Tigre e Independiente 8; Banfield, Chacarita e Gimnasia 7; Boca e Racing 6; Argentinos, Newell’s, River e Huracán 5; San Lorenzo, Lanús e Arsenal 4; Atlético Tucumán e Rosario Central 3.

Descenso: Racing 1,150; Rosario Central 1,150*; Gimnasia 1,110*; Chacarita 1,083** e Atlético Tucumán 1,042**
*Promoción; ** Descenso direto


Por Raphael Martins