sábado, 3 de outubro de 2009

O que vale são os três pontos

Mesmo sem jogar bem o Atlético-MG fez 2 a 1 no Barueri e entrou novamente no G-4, pelo menos até o final da rodada, neste domingo. O Galo chegou aos 47 pontos, na terceira colocação, e, de quebra, tem o novo artilheiro isolado do Brasileirão: Diego Tardelli, que marcou seu 14º gol na competição. A equipe de Celso Roth venceu quatro dos últimos cinco jogos e entrou de vez na briga pelo título. Muito em função dos reforços que chegaram, fundamentais nesse triunfo diante do caçula da Série A. O Barueri, por sua vez, segue fazendo campanha digna de quem integra a elite do futebol brasileiro pela primeira vez. Tem 36 pontos e está na 11ª posição. Somente uma tragédia faria com que o Abelha fosse rebaixado e a chance de conseguir uma vaga na Sul-Americana é bastante razoável.

Voltando a falar do Atlético, como já venho escrevendo aqui desde o início do camnpeonato, o grande problema de Roth era não contar com um elenco qualificado. Os 11 titulares eram bons, formavam uma boa equipe, mas bastava um deles sair, seja por lesão, suspensão ou qualquer outro motivo, e o time desandava. Talvez por isso, após liderar por 8 rodadas, o Galo deu uma oscilada e caiu na tabela. Quando muitos (inclusive eu!) o adjetivaram de paraguaio e descartaram a equipe da briga por título, eis que os atleticanos voltam com tudo. E essa arrancada vem no momento certo, já que nos aproximamos da reta final.

A chave para a retomada é simples: boas contratações. Dos 13 jogadores que entraram em campo nesta vitória diante do Barueri, seis chegaram no decorrer do campeonato. Quatro deles foram titulares: o goleiro Carini, que defendeu um penalti, o zagueiro Jorge Luiz, rebaixado com o Vasco ano passado, mas que vem jogando muito bem no Galo, o volante/meia Corrêa, que fez um belo gol de falta, e o meia Evandro. Renteria e Ricardinho entraram na segunda etapa. Isso sem contar outros jogadores que ficam no banco e têm qualidade, casos de Coelho, Renan, Junior, Wellington Saci, Alessandro, Pedro Oldoni. Ou seja, Celso Roth tem opções para mexer na equipe quando tem necessidade. E isso, num campeonato de pontos corridos, faz a diferença.

Por isso o Atlético está mais do que nunca na disputa pelo bicampeonato brasileiro. E com o apoio da fanática massa atleticana, maior média de público do Brasileirão, a equipe é ainda mais forte. Mas mesmo que o time não consiga ser campeão e até mesmo não se classifique para a Libertadores, só o fato do Galo voltar a figurar entre os primeiros da tabela já é uma ótima notícia para a torcida. Esta campanha é disparada a melhor do clube na história dos pontos corridos (desde 2003). Confira abaixo o desempenho do Atlético nos anos anteriores após 27 rodadas:

2008 - 34 pontos
2007 - 32 pontos
2006 - estava na Série B
2005 - 29 pontos
2004 - 30 pontos
2003 - 40 pontos

- O xará paranaense do Galo também está em recuperação e cada vez mais longe do risco de rebaixamento. O Atlético-PR derrotou o Corinthians com autoridade por 3 a 1 , no Pacaembu, e chegou aos 34 pontos, oito a frente do Náutico, o clube que abre o Z-4. Paulo Baier faz a diferença no meio-campo e a dupla W (Wallyson e Wesley), com muita habilidade e velocidade, dá muito trabalho no ataque. Destaque também para o volante colombiano Valencia e para o zagueiro Manoel. Méritos para Antônio Lopes, que assumiu o Furacão quando o time estava muito mal, na zona de rebaixamento, e agora já coloca o Rubro-Negro na briga por vaga na Sul-Americana. Já o Timão completou seu quarto jogo sem vitória e deu adeus definitivo à briga pelo título. Agora resta ao Corinthians se arrumar para 2010, ano de seu centenário e que disputará a Libertadores. E preparar também o Ronaldo, que está mais gordo do que nunca.

- O Santo André, depois de cinco jogos, venceu o Vitória por 1 a 0, gol de Nunes logo aos 33 segundos de jogo. Com o resultado, o Time do ABC deixa a zona do rebaixamento após quatro rodadas e se garante fora pelo menos até a próxima rodada. Já o Vitória, que vinha de três triunfos consecutivos e cinco partidas invicto, perdeu boa chance de se aproximar do G-4. Deve ficar por ali, entre os 10 primeiros do campeonato. Uma posição honrosa para o Leão.

Um recado rápido para esses aí da foto (e aos outros que integram o comitê de organização da Olimpíada 2016):

ESSA É A ÚLTIMA CHANCE DE FAZERMOS DO BRASIL UM PAÍS MELHOR EM TODOS OS SENTIDOS. VOCÊS TERÃO DINHEIRO E TEMPO SUFICIENTE PARA TRANSFORMAR O RIO DE JANEIRO NUMA CIDADE DE PRIMEIRO MUNDO. CUMPRAM AS PROMESSAS:

- DESPOLUAM AS LAGOAS E A BAÍA DE GUANABARA;
- AMPLIEM A LINHA DO METRÔ E CRIEM FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS (O TRÂNSITO AGRADECE);
- MELHOREM OS HOSPITAIS PÚBLICOS E NOSSAS ESCOLAS;
- DEEM OPORTUNIDADES PARA QUE NOSSAS CRIANÇAS POSSAM SER CIDADÃOS MELHORES;
- DIMINUAM OS NÚMEROS ATERRORIZANTES DA VIOLÊNCIA;

NÃO DESTRUAM O ORGULHO E A ESPERANÇA QUE O POVO CARIOCA E BRASILEIRO ESTÁ SENTINDO NO MOMENTO.
Obrigado. O Rio de Janeiro agradece.