sexta-feira, 31 de julho de 2009

Que sequência do Avaí!

Amigos do Passando a Bola, com um pouco de atraso venho falar sobre os jogos de quinta-feira do Brasileirão. Serei breve, pois estou um pouco enrolado no trabalho. Vamos lá.

Ontem, trabalhei na partida entre Avaí e Vitória e fiquei impressionado com a melhora da equipe catarinense. O time jogou muito bola, muito diferente dos jogos que tinha assistido antes dessa incrível sequência de cinco triunfos. Aliás, esta sequência é a maior do campeonato até agora. Os comandados de Silas foram senhores do jogo desde o primeiro minuto e o placar de 4 a 0 foi mais do que merecido. Com o resultado, o Avaí chegou aos 22 pontos, na oitava colocação. Antes das cinco vitórias, era, simplesmente, o lanterna. Destaque para a velocidade ofensiva da equipe, principalmente com Muriqui, o melhor da partida. Como jogou o camisa 11! Deu caneta, chapéu, sofreu penalti, fez gol, deixou companheiros na cara do gol... Impressionante a exibição do atacante. Só não foi perfeita, porque ele levou cartão amarelo e está fora do próximo jogo, diante do Corinthians.

Já o Vitória decepcionou. Muito desorganizado e nervoso desde o começo, teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo por reclamação (Uélliton), o que prejudicou o desempenho do Rubro-Negro. O time quase não assustou os donos da casa na primeira etapa. Depois do intervalo até que melhorou, mas não o suficiente para arrumar alguma coisa. A equipe faz bela campanha sim, mas precisa ser mais efetivo quando atua fora de casa. Afinal, até agora foram oito jogos com apenas uma vitória, dois empates e cinco derrotas.

- No Maracanã, o Flamengo jogou bem e venceu o ex-líder Atlético-MG por 3 a 1, de virada. Ao final do jogo, a torcida pediu a efetivação de Andrade no comando da equipe, mas a diretoria rubro-negra já avisou que não vai se deixar levar pelo clamor de seus adeptos. Eu acho que se o Flamengo ganhar do lanterna Náutico, domingo, também no Rio, proavelmente o ex-camisa 6 da Gávea será confirmado como treinador do time. E será merecido! Já está mais do que na hora de dar esta chance ao Andrade, até porque é um desejo dos próprios jogadores. Já o Galo vai aos poucos caindo de produção. Era esperado, pois o time mineiro não é dos mais fortes, principalmente se levarmos em conta as opções de banco. Mas pode (e deve) brigar lá em cima até o fim.

- O São Paulo parece ter se reencontrado sob o comando de Ricardo Gomes. O Tricolor venceu mais uma, desta vez o Grêmio por 2 a 1, e aumentou sua invencibilidade para quatro partidas (três vitórias e um empate). Já está na 11ª posição, com 21 pontos, a apenas 5 do G-4. Olho no tricampeão!!!

CIELO É O LIMITE

Olá blogueiros. Demorou, mas está aqui o meu comentário sobre o assombroso feito do nosso campeão César Cielo. Césão é o primeiro homem do mundo a nadar abaixo dos 47 segundos (46s91). O brasileiro venceu os 100m livre, prova mais nobre da natação mundial, batendo o recorde mundial e entrando de vez para a história. Depois de conquistar a primeira medalha de ouro olímpica para a natação brasileira, ano passado, em Pequim, Cielo conquista o mundial. O Brasil não ganhava uma medalha de ouro na competição há 27 anos. Em 1982, Ricardo Prado venceu os 400 medley e bateu o recorde mundial no Equador. Agora o Brasil tem 13 recordistas mundiais.

Depois da prova de ontem eu fiquei muito emocionado e orgulhoso. Esse garoto é um fenômeno! É sempre bom presenciar um gênio em ação. A minha geração, que não viu Pelé, Maradona, Zico e Garrincha, para ficar no Futebol; nem Juan Manuel Fangio e Nikki Lauda na Fórmula 1, Muhammad Ali no Boxe, entre outros, teve o privilégio de acompanhar alguns dos maiores de todos os tempos em seus esportes, como Romário, Ronaldo e Zidane no Futebol, Michael Jordan no Basquete, Michael Shumacher na Fórmula 1, Roger Federer no Tênis, Kelly Slater no Surf e Michael Phelps na Natação. Eu falo sem medo de errar... César Cielo está entre essas feras.

Estamos diante do maior nadador brasileiro de todos os tempos e um dos maiores velocistas da história. Ele é do nível do russo Alexander Popov, nadador que sempre foi uma pedra no sapato dos brasileiros (Gustavo Borges e Fernando Scherer). Popov foi medalha de ouro nos 100 e 50 metros em Barcelona 92 e Atlanta 96, e conquistou também o título mundial nas duas categorias nos mundiais de Roma 94 e Barcelona 2003. Um monstro! O maior velocista da história. Cielo tem 22 anos e pode chegar aos feitos do grande Popov. Eu acredito.