sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FIESTA COMPLETA

Foi uma noite histórica para o Independiente. Depois de dois anos e 10 meses o Rojo voltou a mandar uma partida em seu estádio. O Estádio Libertadores da América (foto), o mais moderno da Argentina, brotou sobre o mesmo terreno onde estava o antigo Doble Visera.

Mesmo ocupando uma colocação intermediária na tabela, a torcida fez a sua parte, encheu o estádio e empurrou a equipe para a vitória de 3 a 2 sobre o Colón. Trinta e cinco mil gargantas, a capacidade máxima, transformaram a noite de Avellaneda num verdadeiro caldeirão. Silvera, aos 12 minutos do primeiro tempo, entrou para a História marcando o primeiro gol da nova cancha.

Quem sabe esse não era o impulso que o Diablo precisava para voltar a trilhar o caminho de glórias, que o fez o maior campeão da Libertadores? Aliás, é por isso que o nome do estádio faz menção à competição sul-americana. Rojo sea bienvenido outra vez a su casa!

La mentira alemana

Enquanto isso, a um quarteirão dali, a festa dava lugar à apreensão. Informações desencontradas, revolta, discussões. O motivo? Lothar Mathaus não viria mais para o Racing. O alemão, que havia acertado tudo com os diretores da Academia através de telefonemas, mudou de ideia. E anunciou da mesma maneira que havia acertado tudo, por telefone, que não viajaria para a Argentina. Sua mulher teria sido o obstáculo? Lothar havia dito que não aceitaria a proposta de sua esposa se recusasse a viver no país. O mais estranho de tudo isso é que o anúncio da recusa foi feito três horas antes do embarque para Buenos Aires. Já havia até comitê de boas-vindas preparado.
Sinceramente, acho que no fim das contas foi melhor para o Racing. Não confio no trabalho de Lothar Mathaus e não acho que seu estilo se encaixaria no futebol argentino. Lembro que ele já tem em seu currículo uma fugaz passagem pelo Atlético Paranaense, sem resultados expressivos.
O Racing, que conseguiu a permanência num milagre feito nas últimas rodadas pelo técnico Caruso Lombardi, não se encontrou neste Apertura. Lombardi foi demitido e o time agora tem que buscar outro milagre, com quem quer que seja o treinador, para melhorar a sua média de pontos. Algo comum ao clube nos últimos anos.

Super sin super

Domingo passado tivemos Super-clássico. Foi um super sem graça, é bem da verdade. No fim das contas o empate em 1 a 1 foi justo. Ok, o River começou melhor, saiu na frente com Gallardo e poderia ter matado o jogo no primeiro tempo. Mas o Boca Juniors soube retomar a partida no segundo tempo, mesmo sem o brilhantismo de seu rival na etapa anterior. O empate veio através de Palermo. Notem que os marcadores desse jogo foram dois veteranos. Além disso o gol de Martin veio de um passe fantástico de Riquelme. De positivo nisso tudo o fato dos dois se abraçarem e comemorarem de maneira intensa o gol. Sinal de que a paz está realmente selada.
Por Raphael Martins

Pet volta e a torcida agradece

Para alívio da torcida rubro-negra, Petkovic treinou normalmente nesta sexta-feira e praticamente garantiu sua presença na partida contra o Santos, neste sábado, no Maracanã. Para aqueles que há algumas rodadas temiam pela ausência de Adriano, convocado para a Seleção Brasileira, o gringo mostrou que hoje é mais fundamental ao time do que o Imperador. Não que o atacante não seja importante, pelo contrário. Seus 16 gols no campeonato mostram como ele é decisivo, mas, no quesito organização da equipe, Pet é o número 1. Isso ficou claro na derrota para o Barueri, na qual o Flamengo não jogou absolutamente nada, totalmente perdido em campo, sem conseguir criar.

Andrade se complicou na partida desde a escalação inicial. Zé Roberto vinha muito bem como ponta esquerda e Willians na direita. O Tromba optou por recuar o primeiro para a posição de Petkovic e abrir o segundo na esquerda, com Fierro ocupando o lado direito. Resultado: desorganização, que, somada às péssimas atuações principalmente de Leo Moura e Juan, fez com que o Flamengo perdesse uma invencibilidade de 10 jogos e ficasse mais distante do título.

De acordo com levantamento do Lancenet, se compararmos os números rubro-negros com e sem Pet a diferença é gritante. Com o camisa 43 em campo, foram 17 jogos e 70,5% de aproveitamento. Sem ele, esse percentual cai para 33%. Apenas 4 das 14 vitórias do Flamengo no Brasileirão foram conquistadas sem a participação do gringo. Nas últimas 4 derrotas, 3 antes da série invicta e esta para o Barueri, ele não esteve em campo.

Ou seja, os flamenguistas podem ir mais tranquilos ao Maraca amanhã.

OBINA "HAT-TRICK" CONDUZ VERDÃO AO TOPO


Olá blogueiros. O que poderia ser o jogo da crise, no caso de derrota do Palmeiras, virou o possível jogo do título. Depois de perder três partidas seguidas, sem marcar gols, o Porco desencantou. E não sofreu gols, como nas exibições anteriores. A vitima foi o Goiás, que levou um chocolate de 4 x 0. O atacante Obina foi o nome no Palestra Itália, marcando três gols e dando um passe de calcanhar para o terceiro gol, marcado por Deyvid Sacconi. Agora o atacante tem 12 gols na competição. Com a vitória o Alviverde Paulista retoma a liderança com 57 pontos, dois a mais que o São Paulo (55). Na próxima rodada o Palmeiras enfrenta o Corinthians, em Presidente Prudente, interior paulista.

O clube paulista interrompe um período de seca e volta para liderança em um momento delicado e decisivo. Faltando seis rodadas, a margem de erro é quase zero para quem deseja o título nacional. O Goiás, que ainda sonhava com uma vaga na Libertadores, pode dar adeus ao sonho Sul-Americano. O Esmeraldino faz uma campanha ridícula neste segundo turno do brasileirão. Dos últimos 18 pontos disputados (6 jogos), o clube conquistou 2 (4 derrotas e 2 empates). A equipe dirigida pelo técnico Hélio dos Anjos é lanterna do segundo turno, com doze pontos em 13 jogos. Acho que a possibilidade de ser campeão abalou os nervos do elenco goiano.

Já o Verdão, que vinha de uma sequência difícil, recuperou a auto-estima e voltou para rota do título. A equipe reeditou as boas atuações do passado e mostrou um volume de jogo intenso. O detalhe foi a substituição do veterano Edmilson (contusão na coxa e não enfrenta o Corinthians), que deu lugar ao jovem Sandro Silva (terceiro amarelo e não enfrenta o Corinthians) na cabeça de área palestrina. Com Sandro na marcação a equipe se arrumou e possibilitou que Diego Souza jogasse um bom futebol na armação do time. Daí em diante foi Obina neles!!

Agora a 33ª rodada, neste fim de semana, vai ser de arrebentar os nervos. Qualquer deslize das seis primeiras equipes pode resultar em perdas irreparáveis.

*******************************************************

Rapidinhas da 32ª rodada:

O Fluminense venceu o Atlético-MG, no Maracanã, por 2 a 1. Gols marcados pelo atacante Fred (pênalti), Conca e Diego Tardelli. Com o triunfo, o Tricolor Carioca fica cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona do rebaixamento (Botafogo – 35 pontos). Mesmo na lanterna, a equipe mostra uma evolução. São cinco jogos sem perder (2 vitórias e 3 empates) e essa sequência tem muito do talento do camisa 9 do time. Desde o retorno de Fred ao time titular, a equipe não perde. Na próxima rodada o Flu visita o Cruzeiro, melhor campanha do returno (29 pontos).

O Galo, que tinha a chance de assumir a liderança ou retomar a vice-liderança, no fim ficou sem os dois. Com a derrota o Atlético freia uma boa seqüência de duas vitórias depois de ficarem duas rodadas sem pontuar (Botafogo e Cruzeiro). No fim de semana os mineiros continuam fora de BH. Dessa vez o destino é Goiânia. Pela fase que vive, pode ser um ótimo adversário para recuperar a confiança atleticana. Por fim, o Sport recebeu o Coritiba na Ilha do Retiro e ficou só no empate (1 a 1). Com o resultado os donos da casa estão empatados em pontos (30) com o Fluminense e livres da lanterna pelo número de vitórias. Nas últimas seis rodadas a equipe terá que vencer todas as partidas para não cair. Já o Coxa, abriu seis pontos para o Santo André, primeiro da zona de rebaixamento, e precisa de mais três vitórias para se garantir na Série A.