segunda-feira, 26 de abril de 2010

PERFIL DOS CONFRONTOS BRASILEIROS DA LIBERTADORES

A fase de grupos da Taça Libertadores da América chegou ao fim na última quinta-feira e todos os clubes brasileiros conseguiram avançar as oitavas de final. Se todos chegaram às oitavas, pelo menos um representante do Brasil não irá às quartas. Afinal, Corinthians e Flamengo farão um dos confrontos da próxima fase da competição com jogos no Maracanã, nesta quarta-feira, e no Pacaembu. Em fases irregulares, Adriano e Ronaldo são os destaques deste duelo, que contrapõe o melhor entre os primeiros colocados e o terceiro pior segundo lugar. Além das estrelas internacionais (Fenômeno e Imperador), esse confronto nacional coloca frente a frente outros grandes jogadores.

Aponto como possíveis destaques do confronto: Léo Moura, Maldonado, Michael e Vagner Love, do lado Rubro-Negro. Roberto Carlos, Elias, Danilo e Dentinho, pelo lado corintiano. O Corinthians está definido e vai pra campo com o já tradicional 4-3-3. Julio César; Moacyr (Alessandro), Willian, Chicão e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Elias; Danilo, Dentinho e Ronaldo.

Pelos lados da Gávea, as coisas estão mais nebulosas. Como o comando técnico foi alterado na sexta-feira, o técnico interino, Rogério Lourenço, ainda não confirmou se vai mudar alguma coisa taticamente ou até mesmo em relação aos jogadores titulares. Rogério deu uma única coletiva e nela afirmou que pretende mudar a postura e o posicionamento da equipe. Com base nessa declaração o Flamengo deve entrar no 4-4-2. Bruno; Léo Moura, David, Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Michael ; Vagner Love e Adriano.


O São Paulo, que fez a segunda melhor campanha da fase de grupos, terá o Universitario, do Peru, pela frente, decidindo a classificação no Morumbi. Mesmo classificado em primeiro do grupo, o técnico Ricardo Gomes não goza de prestigio com os torcedores do São Paulo. Exemplo disso foram as vais e os gritos de “burro”, que o treinador teve que ouvir na vitória sobre o Once Caldas, na última quarta-feira. No jogo de ida contra o Universitário-PER, Gomes deve manter o esquema com dois meias e Washington no comando de ataque. Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington.

O adversário do tricolor paulista fez uma campanha regular e muito forte em casa. A equipe não levou gols em seus domínios. Venceu dois jogos na primeira fase, os dois em casa. Empatou os outros quatro. A equipe peruana levou apenas dois gols na primeira fase, assim como o São Paulo e o Inter. Essa primeira partida no Monumental de Lima, nesta quarta-feira, às 19h30 será uma pedreira para o São Paulo.


Já o Internacional encara os argentinos do Banfield nas oitavas. O jogo de volta será no Beira-Rio. Nesta quarta-feira o Internacional encara a equipe Argentina tentando afastar a depressão pela derrota de 2 a 0 para o Grêmio, na primeira partida da final do Gauchão. O técnico Jorge Fossati deve manter a mesma equipe que perdeu o Gre-Nal decisivo, com apenas uma mudança: o retorno do lateral-esquerdo Kleber. Sorondo é duvida, Fabiano Eller pode substituí-lo. Inter viaja para Buenos Aires já nesta segunda-feira. Escalação provável: Abbondanzieri, Nei, Bolívar, Sorondo (Fabiano Eller) e Kleber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho e D’Alessandro; Walter e Alecsandro.

A missão que aguarda o Internacional não será nada fácil. A equipe do Banfield é bem arrumada, entrou nessa Libertadores como campeã Argentina e teve poucas modificações. Na primeira fase, perdeu apenas uma vez (por 2x0 para o Nacional-URU), em casa. Por outro lado não perdeu fora de seus domínios. Seria bom o Inter vencer sem levar gols, para decidir com tranqüilidade me casa.


Por fim, o Cruzeiro recebe o Nacional, do Uruguai, no Mineirão, para depois ir a Montevidéu buscar a classificação. Na quinta-feira a raposa tem que se impor em seus domínios. O Nacional-URU é uma equipe experiente e muito rodada. Foi semifinalista na última edição da Libertadores e venceu o seu grupo nessa edição da competição. Os uruguaios estão invictos, venceram três jogos (duas em casa e uma fora) e três empates (dois fora e um em casa). Sinal de pedreira para o Cruzeiro. A equipe mineira é melhor que o Nacional, tem mais técnica e mais jogadores decisivos. Adilson Baptista tem que tentar repetir a mesma atuação da vitória por 3 a 0 em cima do Velez na primeira fase. A equipe joga do 4-4-2: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kleber.

Fonte: globoesporte.com