terça-feira, 5 de maio de 2009

QUEM PARA O MANCHESTER?

Onze minutos. Foi esse o tempo necessário para o Manchester United confirmar sua classificação para a final da Liga dos Campeões da UEFA, no dia 27 de Maio, em Roma. O Arsenal jogava bem, estava até melhor que o atual Campeão do Mundo, mas duas falhas defensivas acabaram com o equilíbrio e com toda a tática elaborada pelo técnico francês Arsene Wenger. Aos oito minutos o lateral-esquerdo Gibbs escorregou na frente do meia sul-coreano Park, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. Três minutos depois Cristiano Ronaldo (foto) cobrou falta com violência e superou o goleiro Almunia, que falhou na minha opinião.

Depois disso, os Diabos Vermelhos desfilaram toda sua experiência e dominaram a partida. No segundo tempo o atual melhor do mundo fez mais um gol, em uma linda tabela com Rooney, marcando seu quarto gol na competição. Van Persie descontou para os Gunners.

O Manchester mostrou todo seu poderio. Se o goleiro Almunia não tivesse mais uma vez feito uma atuação muito boa, mesmo com a falha, o Arsenal poderia ter sofrido uma goleada na sua primeira derrota em casa desde 2004 na competição. O atacante Ronney e Cristiano Ronaldo perderam algumas chances claras de gol, bem defendidas pelo goleiro espanhol.


Com grandes jogadores, como Rooney, Cristiano Ronaldo e Anderson jogando o fino da bola, não tem como esse time perder. E foi bom o Manchester passar. É mais time que o Arsenal, merecia mais a classificação para a final europeia. Segunda decisão seguida de Liga dos Campeões, isso mostra a força dos Diabos. Amanhã vamos acompanhar o duelo entre o Chelsea e o Barcelona, que se enfrentam pelas semifinais. Aposto e torço pela vitória do Barça. Seria fantástico um confronto entre as duas melhores equipes do mundo. Um duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo é o tira-teima perfeito para o prêmio de melhor do mundo da FIFA, no fim do ano.

DIA HISTÓRICO EM LONDRES

Os comandados do técnico escocês Alex Ferguson vêm de uma vitória de 1 a 0 em Old Trafford. O placar foi magro graças à decisiva atuação do goleiro espanhol Almunia, que salvou o Arsenal com grandes defesas. No Campeonato Inglês, em que também tenta o bi, o time vem de vitória por 2 a 0 sobre o Middlesbrough, fora de casa, e manteve a vantagem de três pontos em relação ao Liverpool, com um jogo a menos.


Para a partida, o Manchester deve contar com a volta do zagueiro inglês Rio Ferdinand, que participou normalmente dos treinos após superar um problema nas costelas. Caso ele seja vetado, Evans entra em seu lugar. Um desfalque certo é o zagueiro Brown, enquanto o lateral-esquerdo francês Evra está com um problema na perna e ainda será avaliado - a improvisação do lateral-direito Rafael é uma das opções. Anderson, foi confirmado no meio.


O Manchester também terá a história contra si na partida de amanhã: das últimas dez visitas ao Emirates, venceu apenas uma. E a missão pode ser ainda mais difícil porque os donos da casa não perdem há 21 partidas no Inglês. A invencibilidade em campeonatos europeus jogando como mandante é de 24 confrontos - a última derrota foi ainda em Highbury Park, em abril de 2004, quando caiu diante do Chelsea nas quartas da Liga.


O técnico francês Arsene Wenger, do Arsenal, quer que seus jogadores se "divirtam" e voltem a mostrar o bom futebol que vem marcando a equipe nesta temporada. Robin Van Persie treinou dando mais uma opção no ataque para o técnico Arsen Wenger.


Wenger ainda sonha com o título da competição, que perdeu para o Barcelona na final da temporada 2005/2006, em Paris. Para isso, ele poupou nada menos que oito jogadores na vitória de sábado por 3 a 0 diante do Portsmouth, fora de casa. O francês reconheceu que o meia-atacante inglês Theo Walcott pode ser decisivo para garantir o resultado, por sua velocidade e habilidade.



ARSENAL: Almunia; Sagna, Touré, Silvestre e Gibbs; Song, Diaby, Fábregas e Walcott; Nasri e Adebayor. Técnico: Arsene Wenger.

MANCHESTER UNITED: Van der Sar; O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra (Rafael); Carrick, Fletcher, Anderson e Cristiano Ronaldo; Berbatov e Rooney. Técnico: Alex Ferguson.


Estádio: Emirates, Londres (ING).
Horário: 15h45m (de Brasília).


Árbitro: Roberto Rosetti (ITA). Auxiliares: Paolo Calcagno (ITA) e Stefano Ayroldi (ITA)

Transmissão: ESPN Internacional, canal: 60 – NET

Léo Lima: do ápice ao fracasso em seis anos

Autor de uma das mais belas jogadas de todos os tempos do Maracanã - o cruzamento de letra que resultou no gol do TÍTULO do Vasco, assinalado por Souza na decisão de 2003 - Léo Lima caiu em desgraça com a torcida do Vascão em 2009. Não bastassem as péssimas atuações no Campeonato Carioca e a consequente barração, o volante, que é apontado por muitos como jogador talentoso, teve atuação abaixo da crítica contra o Icasa pela Copa do Brasil na semana passada.

Visivelmente fora de forma e errando tudo e mais um pouco, Léo Lima terá mais uma chance nesta quarta-feira, diante do mesmo Icasa, no Ceará, pela partida de volta da competição. Tal oportunidade surgiu pelo fato de o Vasco estar com seis jogadores lesionados. E é bom que o Léo aproveite essa chance, visto que o time estreará na Série B neste fim de semana e o técnico Dorival Junior dá sinais claríssimos de insatisfação com o atleta.

OBS 1: A novela mexicana "Eletrobrás" segue sem definição.


OBS 2: Vamos lotar o Caldeirão no sábado, contra o Brasiliense, na estreia do VASCÃO na Série B do Brasileiro.


OBS 3: Aloísio Chulapa, ex-São Paulo, está por detalhes para acertar com o VASCÃO.
Por Leandro Amaral