domingo, 13 de dezembro de 2009

2010 para o Vasco já começou

Amigos, depois de longo e tenebroso inverno, estou de volta ao Passando a Bola. E cheio de coisas pra comentar. Hoje vou dar minha opinião sobre as primeiras movimentações no mercado brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro, uma semana após o término do Campeonato Brasileiro.


O Vasco, por ter encerrado a temporada antes, saiu na frente em termos de planejamento para 2010. O ideal seria que Dorival Junior continuasse, afinal conhecia o elenco, o clube, tinha a empatia da torcida e sabia exatamente das necessidades cruzmaltinas. Mas diante da enorme pedida salarial, como foi publicado na imprensa esportiva, acho que o clube pode trilhar o caminho do sucesso mesmo sem Dorival. E escolheu bem o substituto. Gosto de Vágner Mancini (foto). É novo, tem boas ideias, sério, discreto, não gosta de aparecer mais do que seus jogadores, ou seja, perfil bastante semelhante ao seu antecessor. Isso sem contar nos bons trabalhos que já realizou em sua curta carreira: campeão da Copa do Brasil pelo Paulista, em 2005, campeão baiano com o Vitória em 2008, além do vice-campeonato paulista com o Santos este ano.

Em relação às contratações, porém, acho que o Vasco precisa investir em nomes que deem a certeza de que vão chegar e assumir a titularidade. Claro que a situação financeira do clube não é nada boa, parte do dinheiro da Eletrobrás só vai ser depositado quando novas certidões negativas de débito forem obtidas, mas não custa nada fazer um esforço. Dos nomes que acertaram e dos que estão quase certos, poucos me chamam a atenção. Gosto muito do Léo Gago, mas por enquanto só. Élder Granja já teve inúmeras oportunidades e nunca conseguiu se firmar depois que saiu do Inter; Jumar também não deixará saudades no Palmeiras, assim como Gustavo, zagueiro que já teve seus brilharecos, mas não é unanimidade. Márcio Careca fez um bom campeonato pelo Barueri, é verdade, mas é aposta. Vestir a camisa vascaína é bem diferente do que atuar por um clube que não tem torcida e tradição. E Geovane Maranhão, convenhamos, não pode ser esperança de nada.

Dos que estão para acertar, Rafael Coelho (foto) é bom jogador. Novo, 21 anos, foi um dos artilheiros da Série B. Tem um estilo que me lembra muito o Kléber (por enquanto só o estilo). Brigador, marrento, mas habilidoso e goleador. Chega, na atual situação, para assumir a camisa 9. Rafael Carioca também é ótimo volante, se destacou no Grêmio fazendo dupla com William Magrão, em 2008. Se vier, poderá formar nova boa parceria, desta vez com Léo Gago. Fala-se também em Herrera e Reinaldo. O primeiro me agrada e o Vasco precisa de um centroavante típico, especialmente após as saídas de Aloísio e Élton. O segundo não acredito que seja um bom investimento, principalmente pelas lesões que o atrapalharam em 2009.

Mas pra mim a necessidade maior do Vasco é com o sistema defensivo. O time base hoje tem Fágner, Fernando, Gian e Márcio Careca lá atrás e isso, em termos de Campeonato Brasileiro, não condiz com a grandeza do clube e com as expectativas da torcida, que quer ver o Cruzmaltino de volta às cabeças do futebol nacional. Pelo menos dois bons zagueiros devem ser contratados. Incluiria também um bom centroavante (comenta-se em Rafael Sóbis, que não é um homem-de-área, mas é excelente atacante) e o time estaria arrumado para fazer um bom primeiro semestre. Mas vejam bem, PRIMEIRO SEMESTRE. Para o Brasileirão, os investimentos precisam ser maiores.