sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ANÁLISE DOS CONFRONTOS DA REPESCAGEM

Olá blogueiros. Neste sábado acontecem os confrontos pela repescagem europeia. As partidas serão disputadas no sistema mata-mata.

Vamos aos jogos:
Irlanda x França (1ª partida - dia 14/11 em Dublin/ 2ª - dia 18/11 em Paris)

Bósnia x Portugal (1ª partida – dia 14/11 em Lisboa / 2ª - dia 18/11 em Sarajevo)
Ucrânia x Grécia (1ª partida – dia 14/11 em Atenas/ 2ª - dia 18/11 em Kiev)

Eslovênia x Rússia (1ª partida – dia 14/11 em Moscou/ 2ª - dia 18/11 em Maribor)

Análise das partidas:


França x Irlanda

A seleção francesa ganhou um adversário duro na repescagem europeia. A Irlanda ficou em segundo no grupo 8, atrás da Itália, e terminou invicta. Dez jogos e nenhuma derrota! A equipe é dirigida pelo italiano Giovanni Trapattoni, reconhecido admirador do ferrolho azzurra.

Destaques: Shay GIVEN – goleiro titular do Manchester City; John O'SHEA – leteral-esquerdo do Manchester United; Richard DUNNE – zagueiro do Aston Villa e Robbie KEANE – atacante do Tottenham.
Os franceses, segundos no grupo 7, chegam com uma certa desconfiança para esse confronto. A necessidade de brigar pela vaga na repescagem foi encarada como um fracasso pela opinião pública francesa. O técnico Raymond DOMENECH perdeu apenas uma vez, mas empatou três jogos. O principal problema é a falta de um padrão de jogo. Até agora Domenech não achou o time. Acredito que material humano ele tem, falta é formar um time.

Destaques: Karim BENZEMA – atacante do Real Madrid; Thierry HENRY – atacante do Barcelona; Yoann GOURCUFF – meia do Bordeaux; Lassana DIARRA - volante do Real Madrid; Patrice EVRA - lateral-esquerdo do Manchester United.

Irlanda: Shay Given; Richard Dunne, Ledger, O'Shea, Kilbane; Damien Duff, Keith Andrews, Martin Rowlands, Aiden McGeady; Robbie Keane, Kevin Doyle.

França: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal, Evra; Aliou Diarra, Lassana Diarra; Anelka, Gourcuff, Henry; Gignac

Palpite: França



******************************************************

Portugal x Bósnia

Os nossos patrícios suaram até conseguir uma vaguinha na repescagem. Por pouco os portugueses não foram eliminados da Copa da África. Carlos Queiroz, técnico da seleção portuguesa, vem fazendo um trabalho bem irregular e sofre pressão no cargo. A sombra do brasileiro Luis Felipe Scolari ainda existe. Na imprensa lusitana se especula que o técnico pode ser demitido depois de classificar a seleção para a Copa. Neste caso, Felipão assumiria a equipe no Mundial. A principal crítica é em relação à falta de produção das estrelas. Queiroz é acusado de não saber trabalhar com grandes jogadores. Vale lembrar que o brasileiro Liédson foi naturalizado e ajudou muito na arrancada final da seleção portuguesa.

Destaques: CRISTIANO RONALDO ( machucado, fica fora dos jogos contra Bósnia); DECO – meio-campo do Chelsea; SIMAO SABROSA – meia-atacante do Atlético de Madrid e LIÉDSON – atacante do Sporting Lisboa.

O adversário lusitano vai dar trabalho! Os bósnios têm uma geração muito talentosa, seus principais jogadores são destaque no futebol alemão e francês. O ataque da Bósnia foi o quarto das eliminatórias européias com 25 gols marcados. Inglaterra, com 31, Espanha, com 28 e Alemanha, com 26, foram os três primeiros.
Destaques: Edin Džeko – atacante do Wolfsburg (campeão alemão); Vedad Ibišević – atacante do Hoffenheim; Zvjezdan Misimović – meio-campo do Wolfsburg (campeão alemão) e Miralem Pjanić – meia-atacante do Lyon.

Portugal: Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Duda; Pepe, Raul Meireles e Deco; Simão, Liedson e Nani. Técnico: Carlos Queiroz

Bósnia: Begovic; Berberovic, Jahic, Nadarevic e Spahic, Rahimic, Muratovic, Misimovic e Pjanic; Dzeko, Ibisevic. Técnico: Miroslav Blazevic


Palpite: Bósnia


*********************************************************

Grécia x Ucrânia

A Ucrânia chega credenciada pelo talento de Shevchenko, atacante do Dinamo de Kiev, que marcou 6 gols e ficou com a vice-artilharia do grupo 6 - atrás do inglês Wayne Rooney (9 gols). Os ucranianos jogam com uma forte defesa (6 gols sofridos em 10 jogos). A aposta no contra-ataque é a grande arma dos soviéticos.
Destaque; Andriy SHEVCHENKO – atacante do Dínamo de Kiev e Andriy VORONIN - atacante do Liverpool

Na minha opinião será o confronto mais equilibrado da repescagem. Os gregos conquistaram uma Eurocopa em 2004, mas não mantiveram o nível e ficaram fora da Copa do Mundo da Alemanha. Agora chegam com boas chances para se garantir na Copa, mas jogar o segundo jogo em Kiev pode pesar em um confronto equilibrado como esse.
Destaques: Theofanis Gekas – artilheiro das Eliminatórias (10 gols)/ atacante do Bayer Leverkusen; Georgios KARAGOUNIS – meio-campo do Panathinaikos e Vasileios TOROSIDIS – zagueiro do Olympiakos; Angelos CHARISTEAS - atacante do FC Nuremberg .

Palpite: Ucrânia


********************************************************


Rússia x Eslovênia

Os russos são favoritos para esse confronto. A equipe de Moscou tem mais jogadores decisivos que os calouros eslovênos. Outra vantagem está no banco de reservas. Guus Hiddink é o comandante russo, a experiência do holandês pode pesar na classificação para a Copa.


Destaques: Andrei ARSHAVIN – meia-atacante do Arsenal (ING); Yury ZHIRKOV - meio-campo do Chelsea (ING); Roman PAVLYUCHENKO – atacante do Tottenham (ING)/ vice-artilheiro do grupo 4 - (5 gols)


Os eslovênos tiveram a melhor defesa das Eliminatórias Europeias. A equipe sofreu apenas quatro gols em dez jogos disputados (0,4 gols por partida). Menos de um por jogo. Assim a equipe vai tentar aprontar uma zebra para cima dos russos.

Destaques; Valter BIRSA – atacante do Auxerre (FRA); Milivoje NOVAKOVIC – atacante do Colônia (ALE)/ vice-artilheiro do grupo 3 - (5 gols)

Rússia: Akinfeev; Anyukov, Ignashevich, Kolodin e Zhirkov (Yanbaev); Zyrianov, Denísov, Semshov e Bystrov (Semak); Arshavin e Kerzhakov. Técnico: Guus Hiddink.

Eslovênia: Handanovic; Brecko, Suler, César e Jokic; Radosavljevic, Koren, Kirm e Birsa; Novakovic e Dedic. Técnico: Matjaz Kek

Palpite: Rússia