segunda-feira, 7 de junho de 2010

AS FERAS DA COPA


Olá blogueiros. Três dias para a Copa do Mundo. A África é logo ali, e o maior evento da terra vai começar com muitas atrações dentro de campo. Mesmo com o número elevado de cortes em varias seleções, a qualidade desse mundial está concentrada nos jogadores, que graças a deus, passaram ilesos por essa “zica” pré-Copa.

Cristiano Ronaldo, Kaká, Snaijder, Drogba e Rooney, são os principais jogadores do momento. Dos cinco “supercraques” da minha pequena lista, apenas um não ganhou a Liga dos Campeões da UEFA. Drogba, centroavante da Costa do Marfim, foi vice-campeão da temporada 2007/08 para o Manchester United de Rooney e Cristiano Ronaldo. Desses cinco nomes, três já venceram o prêmio de melhor do mundo da FIFA. Kaká, C.Ronaldo e Messi, são os últimos três vencedores do titulo respectivamente. Todo esse currículo dos craques garante uma afirmativa: O craque da Copa sai dessa lista.

Eu sei que Xavi, Iniesta, Tevez, Milito, Robinho, Luis Fabiano, Anelka, Ribéry e Robben, são grandes jogadores e não seria surpresa alguma ver algum desses caras como o craque da competição. Mas, na minha opinião, o meu top 5 é mais decisivo. Vamos torcer para que todos esses craques, e mais os outros que não citei, pratiquem o melhor futebol possível. Com isso veremos uma grande Copa e com muitos gols, já que a maior parte das feras jogam no ataque.

Falando nisso, enquanto Argentina, Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha e Portugal têm grandes craques em seus ataques, outras duas favoritas não contam com destaques no comando de ataque.

Alemanha e Itália chegam à África sem ataque. Os tricampeões contam com Klose, Mario Gomes, Podolski, Muller e Cacau. O veterano Klose (terceira Copa e 10 gols) tem muita história e experiência, mas não vive mais aquela fase matadora de alguns anos atrás. Passou a temporada na reserva do Bayern e não brilhou nem nos poucos momentos que entrou na equipe. Mario Gomes também é reserva do Bayern. Podolski tem qualidade, mas nada de extraordinário, é o titular do ataque. Ao seu lado deve começar jogando Thomas Muller, jovem revelação do Bayern de Munique, que foi muito bem na Liga dos Campeões chegando até a final.

A tetracampeã Itália, não conta com nenhum destaque de momento do meio pra frente. Já na defesa! A azzurra conta com Buffon (um dos melhores goleiro do mundo), Canavarro (melhor jogador da última Copa) e Chielline (destaque na péssima temporada da Juve de Turim). Nas outras posições de defesa vários jogadores veteranos e em baixa na carreira. Zambrotta, Camoranese, Pirlo, Gattuso. No ataque jogadores com relativo sucesso, como Gilardino e Iaquinta, campeões do mundo em 2006 na reserva da Itália. E uma serie de atacantes (di Natale-Udinese, Pazzini-Sampdoria, Quagliarella-Napoli e Pepe-Cagliari) de pequenas equipes da Série A italiana.

Por isso tudo que falei sobre ataque e nomes de peso nessa posição, acredito que o título fica entre Brasil, Argentina, Holanda, Portugal, Espanha e Inglaterra. Durante a Copa vou amadurecendo meus palpites e favoritos. Até, e que comecem os jogos!

Brasileirão 2010: Sétima Rodada

Nos anos 70, o zagueiro Moises afirmava que zagueiro bom não ganhava prêmio Belford Durte (premiação oferecida para o defensor mais disciplinado). Mas por muitas vezes o bom xerife sai da área que defende com unhas e dentes e vai à adversária para decidir. Foi assim que o garoto Paulo André, do Corinthians, deu toque especial à emoção em preto e branco da rodada de número 7 do Brasileirão, a última antes da paralisação para a Copa do Mundo na África do Sul.


Com o gol de empate por 2 a 2 com o Botafogo no último minuto, no Engenhão, Paulo André garantiu ao Corinthians liderança por mais de um mês em um dos campeonatos mais disputados do mundo. Realizou o sonho tão desejado do seu treinador, Mano Menezes, que agora poderá fazer os ajustes que quiser com a maior tranquilidade possível para seguir na busca por um título no ano do centenário. E tirou de outro torcedor alvinegro, o do Ceará, uma alegria que durou poucos minutos. Sim, o Vovô bateu o Atlético-MG em Minas por 1 a 0 - é bom lembrar que o gol de Washington foi irregular - e, com a parcial vitória botafoguense no Engenhão, saía do Mineirão com um primeiro lugar que deixaria o clube em festa por um bom tempo.

A frustração no fim, no entanto, não diminui os méritos do time treinado por PC Gusmão, que segue como uma das surpresas do campeonato. Está em segundo lugar com o mesmo número de pontos do líder - 17. Perde no saldo de gols, mas mantém a invencibilidade e tem a defesa menos vazada, com apenas um gol sofrido. No seu encalço, com dois pontos atrás, vê se aproximar o Fluminense, que no sábado atropelou o Avaí em plena Ressacada por 3 a 0 e, cada vez mais, mostra a cara de Muricy Ramalho, um mestre em conquistar Brasileiros.

Na dança das cadeiras do G-4, saiu o atual campeão, o Flamengo, derrotado também no sábado pelo Goiás no Maracanã por 2 a 1 - deixando a torcida preocupada com o futuro da equipe, destroçada com a saída de Adriano, muito provavelmente Vagner Love e uma série de desfalques por contusão-, e entrou outro alvinegro: o Santos resolveu acordar no sprint final da fase pré-Copa e, com show dos garotos e em especial de Madson, aplicou goleada de 4 a 0 no Vasco, que continua na zona de rebaixamento, com cinco pontos, em 19º lugar.

Em relação à rodada anterior, os ataques funcionaram melhor, e a média de gols subiu de 2,1 para 2,6 nas dez partidas realizadas. Como destaque, a goleada santista de 4 a 0 sobre o Vasco, os triunfos do Flu por 3 a 0 sobre o Avaí e o do São Paulo por 3 a 1 sobre o Grêmio, com apenas dois empates - nenhum de 0 a 0: Botafogo 2 x 2 Corinthians e Inter 1 x 1 Palmeiras.


OBS: Olá blogueiros! Estive fora por algum tempo (problemas com meu PC), mas agora estamos de volta para falar muito de Copa do Mundo!