segunda-feira, 7 de junho de 2010

AS FERAS DA COPA


Olá blogueiros. Três dias para a Copa do Mundo. A África é logo ali, e o maior evento da terra vai começar com muitas atrações dentro de campo. Mesmo com o número elevado de cortes em varias seleções, a qualidade desse mundial está concentrada nos jogadores, que graças a deus, passaram ilesos por essa “zica” pré-Copa.

Cristiano Ronaldo, Kaká, Snaijder, Drogba e Rooney, são os principais jogadores do momento. Dos cinco “supercraques” da minha pequena lista, apenas um não ganhou a Liga dos Campeões da UEFA. Drogba, centroavante da Costa do Marfim, foi vice-campeão da temporada 2007/08 para o Manchester United de Rooney e Cristiano Ronaldo. Desses cinco nomes, três já venceram o prêmio de melhor do mundo da FIFA. Kaká, C.Ronaldo e Messi, são os últimos três vencedores do titulo respectivamente. Todo esse currículo dos craques garante uma afirmativa: O craque da Copa sai dessa lista.

Eu sei que Xavi, Iniesta, Tevez, Milito, Robinho, Luis Fabiano, Anelka, Ribéry e Robben, são grandes jogadores e não seria surpresa alguma ver algum desses caras como o craque da competição. Mas, na minha opinião, o meu top 5 é mais decisivo. Vamos torcer para que todos esses craques, e mais os outros que não citei, pratiquem o melhor futebol possível. Com isso veremos uma grande Copa e com muitos gols, já que a maior parte das feras jogam no ataque.

Falando nisso, enquanto Argentina, Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha e Portugal têm grandes craques em seus ataques, outras duas favoritas não contam com destaques no comando de ataque.

Alemanha e Itália chegam à África sem ataque. Os tricampeões contam com Klose, Mario Gomes, Podolski, Muller e Cacau. O veterano Klose (terceira Copa e 10 gols) tem muita história e experiência, mas não vive mais aquela fase matadora de alguns anos atrás. Passou a temporada na reserva do Bayern e não brilhou nem nos poucos momentos que entrou na equipe. Mario Gomes também é reserva do Bayern. Podolski tem qualidade, mas nada de extraordinário, é o titular do ataque. Ao seu lado deve começar jogando Thomas Muller, jovem revelação do Bayern de Munique, que foi muito bem na Liga dos Campeões chegando até a final.

A tetracampeã Itália, não conta com nenhum destaque de momento do meio pra frente. Já na defesa! A azzurra conta com Buffon (um dos melhores goleiro do mundo), Canavarro (melhor jogador da última Copa) e Chielline (destaque na péssima temporada da Juve de Turim). Nas outras posições de defesa vários jogadores veteranos e em baixa na carreira. Zambrotta, Camoranese, Pirlo, Gattuso. No ataque jogadores com relativo sucesso, como Gilardino e Iaquinta, campeões do mundo em 2006 na reserva da Itália. E uma serie de atacantes (di Natale-Udinese, Pazzini-Sampdoria, Quagliarella-Napoli e Pepe-Cagliari) de pequenas equipes da Série A italiana.

Por isso tudo que falei sobre ataque e nomes de peso nessa posição, acredito que o título fica entre Brasil, Argentina, Holanda, Portugal, Espanha e Inglaterra. Durante a Copa vou amadurecendo meus palpites e favoritos. Até, e que comecem os jogos!

Nenhum comentário: