segunda-feira, 6 de julho de 2009

GANÓ LO MEJOR

O Vélez Sarsfield pode não ter apresentado o melhor futebol do Torneio Clausura, mas foi o mais sólido, o mais consistente. Em suma, o Fortín foi mais regular em todos os aspectos e conquistou de maneira brilhante seu sétimo título nacional. Tudo bem, o gol de Moralez foi ilegal. O goleiro Monzón sofreu falta clara de Larrivey no lance. Mas isso não pode ser sobreposto ao fato dos comandados de Gareca terem jogado todo o campeonato com ganas de vencer.

Contra o Huracán, esse belo time de Angel Cappa, que entrará para a história como mais um que jogou bonito e não levou troféu, o Vélez disputou cada bola como se fosse a última. Defederico, Pastore e Bolatti foram anulados pela marcação inteligente. Otamendí soube comandar a defesa para brecar a delantera mágica do Globo. El flaco Gareca, que parece um espantalho com suas roupas largas, mudou o desenho de sua equipe para a final e deu certo. Colocou Larrivey como centroavante típico, Velázquez e Moralez como pontas, fechando para a área, e Cubero como meia de ligação, mas ajudando na marcação e no combate no meio-de-campo. Tudo funcionou à perfeição, como um relógio sincronizado, como foi o Vélez em todo o Clausura.

Ao Huracán resta lamentar. O título ficou próximo. O sonho de toda uma temporada, de toda uma História durou até os 38 minutos do segundo tempo. Já disse que em meu íntimo estava torcendo pelo Globito. Me comoveu a cara de tristeza dos hinchas e principalmente de Cappa. Caras melancólicas de gente que vê o sonho se esvair. Caras que se perguntam: quando será a próxima vez? Quando teremos um time como este outra vez? Quando voltaremos a sentir o prazer dos vencedores? Enfim, esse é o futebol. E mesmo não tendo vencido, podem acreditar que este time do Huracán de 2009 será lembrado sempre pelos seus torcedores.

Só para lembrar, o Vélez Sarsfield, com esse título, é a primeira equipe argentina a se garantir na Libertadores de 2010. Agora as outras vagas cabem ao campeão do próximo Apertura e aos três times com maior soma de pontos em 2009. Não há mistério e o critério é simples. Veja abaixo algumas provocações da torcida campeã.







Capítulo 19

Além do título do Vélez, a rodada serviu para acabar de definir os times que jogarão a próxima Copa Sul-Americana, aqueles que jogarão a Promoción e os que caíram.

Na Sul-Americana, além de Boca e River, que têm convite cativo, os classificados por obterem melhor pontuação na temporada 2008/2009 foram Vélez Sarsfield, Lanús, San Lorenzo e Tigre.
O rebaixamento já estava decidido desde a última rodada. Jogarão a B Nacional no ano que vem o Gimnasia de Jujuy e o San Martín de Tucumán, que dão lugar a Chacarita Juniors e Atlético de Tucumán. Na Promoción por duas vagas na Primeira Divisão se enfrentarão Gimnasia La Plata x Atlético Rafaela e Rosário Central x Belgrano de Córdoba.

Resultados: Arsenal 1 x 1 Independiente, Racing 2 x Newell’s, Banfield 0 x 3 Tigre, Colón 1 x 3 Boca, Rosário Cenral 0 x 1 Godoy Cruz, San Lorenzo 3 x 0 Argentinos, River 1 x 2 Estudiantes, Gimnasia 2 x 0 Gimnasia (J), San Martín (T) 2 x 3 Lanús, Vélez 1 x 0 Huracán.

Acessos e descensos

Rapidamente uma passada por todas as divisões inferiores. Na B Nacional, o Talleres de Córdoba caiu para o Torneio Argentino A e o Almagro caiu para a B Metropolitana. Na Promo, a CAI de Comodoro Rivadávia manteve a divisão ao derrotar o Patronato, de Entre Rios. Já o Los Andes não teve a mesma sorte e deu seu lugar na B Nacional ao Deportivo Merlo. Além do Merlo, estarão na segundona o Boca Unidos, de Corrientes, campeão do Argentino A, e o Deportivo Italiano, campeão da B Metropolitana.

O Talleres de Remédios de Escalada caiu para a C Metropolitana. O San Telmo manteve a divisão ao passar pelo Berazategui, na Promoción. Villa San Carlos subiu para a B Metropolitana. Cañuelas foi rebaixado para a D Metropolitana. O Riestra conseguiu permanecer na C ao vencer na Promoción o Argentino de Quilmes. Na última divisão, o Midland garantiu acesso para a C Metropolitana.
Por Raphael Martins

C. Ronaldo vale centavos perto de Di Stéfano e Eusébio

Jovens do Passando a Bola, estou de volta para cornetar esse futebolzinho mixuruca dos dias de hoje. Estive ausente por todo este tempo por alguns problemas cardíacos. Nada demais, coisa de velho mesmo. Mas meu médico, Dr. Arantes, pediu que eu ficasse de repouso e recomendou que largasse um pouco do futebol, pois poderia prejudicar minhas pontes de safena. Hoje, porém, não aguentei! Estava deitado aqui no quarto do hospital, trocando de canais na TV e quem eu vejo! Di Stéfano e Eusébio! Dois dos maiores jogadores da história! Dois gênios que encantaram a saudosa época dos meus 30 anos. Achei que fosse algum tipo de homenagem a estes mitos, já tinha até pedido uma sopinha para a Berenice, minha enfermeira, quando de repente dei de cara com esse tal de Cristiano Ronaldo! Até engasguei com a sopa!

Bengala nele!

Meus amigos, como pode alguém em sã consciência, ainda mais em um clube com tanta história, como é o Real Madrid, colocar Di Stéfano e Eusébio atrás desse portuguezinho metido? Para começar, Ronaldo mesmo só tem um e ele foi criado aqui na Figueira de Melo. Só podia ser coisa do louco do Florentino Pérez, que mais parece um dono de circo. Este Cristiano Ronaldo deveria estender um tapete vermelho e engraxar os sapatos destes dois senhores ai ao lado. Afinal, se não fossem eles, provavelmente hoje esse rapaz não estaria envergando o manto merengue.

Di Stéfano conquistou, simplesmente, 8 títulos espanhois, 5 Ligas dos Campeões, 1 Mundial e 1 Copa do Rei. Ou seja, foi responsável direto por toda a fama que o Real Madrid tem nos dias de hoje. Para igualar La saeta rubia, Ronaldo terá que suar muito. Mas eu duvido! Por isso, deveria apenas participar (talvez servindo as bebidas) de uma homenagem a Di Stéfano. Já Eusébio já foi lembrado aqui por mim, inclusive para diminuir a marra do tal portuguezinho. Esse sim jogava bola! Fez história com a camisa da seleção portuguesa e do Benfica.

Por isso que eu digo. 96 milhões de euros por Cristiano Ronaldo? Para mim ele vale apenas alguns poucos centavos perto desses verdadeiros deuses do futebol mundial.