segunda-feira, 6 de julho de 2009

GANÓ LO MEJOR

O Vélez Sarsfield pode não ter apresentado o melhor futebol do Torneio Clausura, mas foi o mais sólido, o mais consistente. Em suma, o Fortín foi mais regular em todos os aspectos e conquistou de maneira brilhante seu sétimo título nacional. Tudo bem, o gol de Moralez foi ilegal. O goleiro Monzón sofreu falta clara de Larrivey no lance. Mas isso não pode ser sobreposto ao fato dos comandados de Gareca terem jogado todo o campeonato com ganas de vencer.

Contra o Huracán, esse belo time de Angel Cappa, que entrará para a história como mais um que jogou bonito e não levou troféu, o Vélez disputou cada bola como se fosse a última. Defederico, Pastore e Bolatti foram anulados pela marcação inteligente. Otamendí soube comandar a defesa para brecar a delantera mágica do Globo. El flaco Gareca, que parece um espantalho com suas roupas largas, mudou o desenho de sua equipe para a final e deu certo. Colocou Larrivey como centroavante típico, Velázquez e Moralez como pontas, fechando para a área, e Cubero como meia de ligação, mas ajudando na marcação e no combate no meio-de-campo. Tudo funcionou à perfeição, como um relógio sincronizado, como foi o Vélez em todo o Clausura.

Ao Huracán resta lamentar. O título ficou próximo. O sonho de toda uma temporada, de toda uma História durou até os 38 minutos do segundo tempo. Já disse que em meu íntimo estava torcendo pelo Globito. Me comoveu a cara de tristeza dos hinchas e principalmente de Cappa. Caras melancólicas de gente que vê o sonho se esvair. Caras que se perguntam: quando será a próxima vez? Quando teremos um time como este outra vez? Quando voltaremos a sentir o prazer dos vencedores? Enfim, esse é o futebol. E mesmo não tendo vencido, podem acreditar que este time do Huracán de 2009 será lembrado sempre pelos seus torcedores.

Só para lembrar, o Vélez Sarsfield, com esse título, é a primeira equipe argentina a se garantir na Libertadores de 2010. Agora as outras vagas cabem ao campeão do próximo Apertura e aos três times com maior soma de pontos em 2009. Não há mistério e o critério é simples. Veja abaixo algumas provocações da torcida campeã.







Capítulo 19

Além do título do Vélez, a rodada serviu para acabar de definir os times que jogarão a próxima Copa Sul-Americana, aqueles que jogarão a Promoción e os que caíram.

Na Sul-Americana, além de Boca e River, que têm convite cativo, os classificados por obterem melhor pontuação na temporada 2008/2009 foram Vélez Sarsfield, Lanús, San Lorenzo e Tigre.
O rebaixamento já estava decidido desde a última rodada. Jogarão a B Nacional no ano que vem o Gimnasia de Jujuy e o San Martín de Tucumán, que dão lugar a Chacarita Juniors e Atlético de Tucumán. Na Promoción por duas vagas na Primeira Divisão se enfrentarão Gimnasia La Plata x Atlético Rafaela e Rosário Central x Belgrano de Córdoba.

Resultados: Arsenal 1 x 1 Independiente, Racing 2 x Newell’s, Banfield 0 x 3 Tigre, Colón 1 x 3 Boca, Rosário Cenral 0 x 1 Godoy Cruz, San Lorenzo 3 x 0 Argentinos, River 1 x 2 Estudiantes, Gimnasia 2 x 0 Gimnasia (J), San Martín (T) 2 x 3 Lanús, Vélez 1 x 0 Huracán.

Acessos e descensos

Rapidamente uma passada por todas as divisões inferiores. Na B Nacional, o Talleres de Córdoba caiu para o Torneio Argentino A e o Almagro caiu para a B Metropolitana. Na Promo, a CAI de Comodoro Rivadávia manteve a divisão ao derrotar o Patronato, de Entre Rios. Já o Los Andes não teve a mesma sorte e deu seu lugar na B Nacional ao Deportivo Merlo. Além do Merlo, estarão na segundona o Boca Unidos, de Corrientes, campeão do Argentino A, e o Deportivo Italiano, campeão da B Metropolitana.

O Talleres de Remédios de Escalada caiu para a C Metropolitana. O San Telmo manteve a divisão ao passar pelo Berazategui, na Promoción. Villa San Carlos subiu para a B Metropolitana. Cañuelas foi rebaixado para a D Metropolitana. O Riestra conseguiu permanecer na C ao vencer na Promoción o Argentino de Quilmes. Na última divisão, o Midland garantiu acesso para a C Metropolitana.
Por Raphael Martins

Nenhum comentário: