quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EQUIPO CANALLA

Depois das fracassadas exibições da seleção, a bola voltou a rolar na Argentina. Neste último fim de semana foi disputada a quarta rodada do Torneio Apertura 2009. Rodada esta que serviu para reafirmar a liderança isolada do Rosário Central, a grande surpresa do campeonato. Único time com 100% de aproveitamento até aqui, o Canalla bateu o Chacarita Juniors por 1 a 0, no campo do Huracán. O Funebrero, ao contrário, segue como a pior campanha. Ainda não marcou pontos em seu retorno à elite, e já começa a comprometer a sua média de pontos para uma eventual permanência na Primeira Divisão.

Mas voltando ao Central, essa equipe que terminou em nono no Clausura, teve que disputar uma repescagem contra o Belgrano de Córdoba, e que faz uma campanha maravilhosa neste Apertura é a sensação do torneio. O time dirigido pelo técnico Cufaro Russo não joga o futebol vistoso que o Huracán apresentou no último campeonato, só para fazer uma comparação. Mas é uma equipe que adota um estilo eficiente, baseado nos contra-ataque, nas bolas paradas e no jogo aéreo. Não faz da pressa a sua característica, ao contrário, é um time paciente e que aguarda o erro adversário.

Assim foi na vitória sobre o Chacarita. Uma bola alçada na área, confusão, e o gol contra de Jorge Núñez que garantiram os três pontos aos rosarinos. Outro ponto a se destacar: A baixa média de idade deste time, que não ultrapassa os 20 anos. O ponto forte desse Rosário Central é que todos se matam em campo. Vamos ver se essa empolgação irá durar até o fim do certame.
Aliás, o Canalla vive uma situação insólita neste momento. É o líder do Apertura e se for campeão vai disputar a Libertadores de 2010, mas na média para o descenso, ocupa a 18ª posição, ou seja, teria que disputar a Promoción contra o terceiro colocado da Segunda Divisão para se manter na elite. Coisas do futebol argentino e de seu bizarro critério de médias de pontos.

Outros resultados: Racing 1 x 1 Gimnasia; Newell’s 0 x 1 Argentinos; Vélez 0 x 0 San Lorenzo; Tigre 1 x 2 Arsenal; Atlético Tucumán 2 x 0 Boca; Lanús 1 x 2 Banfield; River 0 x 0 Colón; Estudiantes 2 x 1 Independiente; Godoy Cruz 1 x 1 Huracán.
Classificação: Rosário Central 12; Estudiantes, Banfield e Vélez 10; Newell’s 7; Independiente, Argentinos e Atlético Tucumán 6; Colón, Godoy Cruz e Boca 5; Lanús, River e Arsenal 4; Racing e Tigre 3; Huracán e Gimnasia 1; Chacarita 0.
Descenso: 17º Racing 1,188; 18º Rosário Central 1,163; 19º Gimnasia 1,150; 20º Chacarita 0,000.

Ojo!!!!!

Se Boca e River continuarem com as pobres campanhas que estão fazendo, não estarão na próxima edição da Libertadores da América. O Boca tem que ser campeão se quiser ir para o torneio continental. Já o River tem uma tarefa “menos incômoda”, chegar pelo no mínimo em terceiro lugar. Mas com o futebol que estão apresentando vai ser complicado. Vélez e Estudiantes já estão garantidos como campeão do Clausura e da Libertadores-2009, respectivamente. Os outros representantes seriam o campeão do Apertura e os três clubes com maior média de pontos neste ano (por enquanto são Lanús, Colón e Huracán).

Fantástico Delpo

Não sou muito chegado ao tênis, mas neste momento de crise no futebol argentino a conquista de Juan Martín Del Potro em Nova York é um alento. Deveria servir como exemplo de superação aos jogadores da seleção e ao próprio Maradona. Se Delpo conseguiu derrotar o até então imbatível Federer, porque a Argentina não conseguiria a vaga direta no Mundial da África do Sul? Entonces, seguimos cantando... Vamos, vamos, Argentina... Vamos, vamos a ganar...

Maradona em Itália

Para encerrar. Maradona chegou nesta terça-feira à Itália. O Rei de Nápoles está na Velha Bota para passar por um tratamento de emagrecimento. Bilardo, um de seus auxiliares está preocupado. Quanto tempo vai durar este tratamento? E se isso atrapalhar o planejamento para os próximos e decisivos jogos da Argentina nas Eliminatórias? Assim como Bilardo, eu também estou preocupado.
Por Raphael Martins

PÉSSIMAS ALIANÇAS

Olá blogueiros. Na edição desta segunda-feira do Passando a Bola – Mesa Redonda, eu citei a candidatura de João Henrique Areias à presidência do Flamengo como uma luz no fim do túnel. Nesta terça-feira mais duas chapas foram oficializadas. A deputada Patrícia Amorim e o candidato da situação Delair Dumbrosck expuseram suas idéias e alianças.

Não vou perder tempo falando do Delair, até porque ele é o símbolo da continuidade do trabalho do Márcio Braga. Eu não sou daqueles que só enxerga coisas ruins nos dois últimos mandatos do Márcio. Mas também tenho certeza que é preciso mudar de filosofia. Quero na verdade comentar um pouco a candidatura da deputada Patrícia Amorim.

Patrícia foi nadadora do clube e participa da vida rubro-negra há 30 anos. Com um discurso de apoio aos esportes olímpicos e às divisões de base do clube, a candidata seria uma espécie de nome ideal para o pleito de dezembro. Mas não é o caso, amigos.

No lançamento da sua candidatura, na noite desta terça, em um restaurante da Zona Sul do Rio, Patrícia apresentou suas alianças. Foi o início do fim! Amigos, a deputada está sendo apoiada simplesmente por dois dos piores presidentes da história do Flamengo: George Helal e Luis Augusto Veloso. Como alguém pode pensar em reconstrução, novas idéias, novos procedimentos e estrutura de trabalho, com dois nomes que contribuíram com esse estado atual de pré-falência do clube. Vamos relembrar alguns fatos que ocorreram nos mandatos destes dois ex-presidentes:

George Helal (Mandatos : 1984 - 1985 -1986)

Fatos marcantes:
Chegou à presidência do Flamengo com a fama de ser um dirigente atuante e de ter praticamente garantido a permanência de Zico no clube, quando pagou de seu próprio bolso a alimentação e o transporte do menino que começava a despontar nas escolinhas. Apesar de ter conseguido conquistar o título do campeonato carioca de 1986, com um time recheado de garotos e novos valores, pôs tudo a perder após envolver o nome do Flamengo no escândalo das papeletas amarelas, que foi o desvio de dinheiro do clube, que foi usado para suborno a árbitros no estadual de 1986. Porém, nada foi provado e nem poderia ser, uma vez que Helal usou este álibi para esconder o real motivo do desvio de dinheiro do clube. Foi presidente de 1984 a 1986.

Luiz Augusto Veloso (Mandatos: 1993 – 1994)
Fatos marcantes:
Um dos integrantes da lista dos 5 piores presidentes do Flamengo. Na sua administração o Flamengo não conquistou nenhum título e contou com times bem fracos montados por ele. Além dos maus resultados dentro de campo, Veloso também acabou com uma geração inteira de novos talentos. Em 1990 o Flamengo havia conquistado a Copa São Paulo de Juniores com uma geração de ouro. Figuravam nomes como Marcelinho Carioca, Djalminha, Marquinhos e Paulo Nunes entre outros, que nos anos anteriores foram aproveitados no time principal e conquistaram o campeonato carioca de 1991 e o campeonato brasileiro de 1992. Porém, quando Veloso assumiu em 1993, resolveu seguir a filosofia de Gilberto Cardoso e, contrariando o slogan de Marcio Braga, vendeu toda a geração a preço de banana. Todos estes craques que foram vendidos se consagraram em outros clubes, os levando a títulos de grande importância e nunca conquistados em suas respectivas histórias, tais como o Corinthians bicampeão brasileiro 97/98 com Marcelinho arrebentando, vários títulos paulistas e campeão da Copa do Brasil de 1995.
Por enquanto, o Flamengo tem sete chapas pré-inscritas para as eleições de dezembro com os seguintes candidatos: Delair Dumbrosck, Patrícia Amorim, Plínio Serpa Pinto, Clóvis Sahione, Lysias Itapicuru, João Henrique Areias e Eider Dantas. Entretanto há um consenso de que haverá composição de chapas até o pleito.

Por isso falei que a chapa FLA21, encabeçada pelo publicitário João Henrique Areias, era um sopro de esperança para a nação Rubro-Negra. É a única chapa que apresenta nomes diferentes e novos na política do clube. Agora resta que os sócios do Flamengo façam sua parte e analisem com calma, cada um dos candidatos para não errar na hora do voto. Galera não dá mais para errar!