domingo, 3 de maio de 2009

Cade vocês, botafoguenses?

Mais um colaborador na área: nosso amigo Bernardo Besouchet. Para estrear, uma breve reflexão sobre a ausência da torcida alvinegra na final do Carioca. Seja bem-vindo!


A final do Carioca já chama atenção por si própria. O enredo foi o mesmo dos anos anteriores: Flamengo campeão. Até aí sem nenhuma novidade, mas o que mais me chamou atenção foi um fator extra-campo, algo que poderá modificar o perfil dos torcedores do futebol carioca em um futuro próximo: a debandada da torcida do Botafogo.

O Botafogo, apesar das brincadeiras que viraram uma rotina incômoda aos seus torcedores, é e sempre foi um gigante. Não só de tradição, como em história, títulos e ídolos. Sua mística sempre envolveu mistérios nunca compreendidos, mas que criaram a máxima: tem coisas que só acontecem ao Botafogo.


O título de 2009 já foi, já era. É coisa do passado, recente, tudo bem, mas já não está mais em discussão. O tema é outro e muito preocupante: o abandono de sua própria torcida. Ao longo da vida descobri que pior do que ser odiado é ser tratado com indiferença. Até existe um dito popular que diz: a indiferença mata. Ainda não matou, mas vai matar com o tempo se isso continuar. Como pode uma torcida abandonar seu próprio time em uma final de campeonato? Eu, sinceramente, não consigo compreender. E olha que os alvinegros não estão por cima da carne seca para deixar de lado uma decisão. Não são tantas que o Botafogo vem chegando.


A torcida é o maior patrimônio que um time pode ter. E o que os alvinegros estão fazendo é sepultar o Botafogo, seu misticismo e sua história. Para a tristeza dos amantes do futebol, daqueles que defendem o elitismo e os clubes tradicionais. Infelizmente. Esperamos, mais do que se aprumar após perder o terceiro campeonato, é que o Botafogo aprume sua torcida, sua fortaleza.


Por Bernardo Besouchet