domingo, 23 de agosto de 2009

Palmas para o novo vice-líder

Se existia alguma dúvida da minha parte quanto às chances do Goiás de brigar pelo título brasileiro elas se dissiparam neste domingo. Que partida fez a equipe de Hélio dos Anjos diante do Santos! A vitória por 2 a 1 só não foi maior porque o ótimo goleiro Felipe, do Peixe, mais uma vez agarrou muito. Mas como o que vale são os 3 pontos, o Esmeraldino chegou aos 38 pontos e é o novo vice-líder, com méritos. E ainda teve a estreia de Fernandão, que, fora de ritmo, não participou muito do jogo, mas com certeza vai ajudar bastante.

Desde o início do jogo ficou clara a superioridade dos donos da casa. Iarley, Felipe, Júlio César, Vitor e Léo Lima tem um entrosamento perfeito e jogam com muita velocidade, sempre chegando com facilidade ao gol adversário. A dupla de ataque, aliás, foi o destaque do jogo. Iarley fez linda jogada no primeiro gol - belíssimo, por sinal, do ala-direito Vitor - e Felipe fez o segundo, o seu nono no campeonato, vice-artilheiro. Resta saber quem vai sair para a entrada de Fernandão. Se Léo Lima ou algum dos volantes. Dor de cabeça das boas para o treinador.

Os números do Goiás impressionam. Junto com o Palmeiras, é o time que mais venceu (11 vezes). Tem o segundo melhor ataque, com 39 gols marcados, além de ser o melhor visitante, com 56,6% de aproveitamento fora de casa. Isso faz com que esta seja a melhor campanha do clube na história do Brasileirão junto com o ano de 1978*, se contarmos os primeiros 21 jogos e se considerarmos as regras atuais de pontuação. Porém, se dermos uma olhada em anos recentes, veremos que o Esmeraldino teve desempenho parecido em 2005 (quando fez 37 pontos nas 21 primeiras rodadas) e em 2004 (quando fez 36 pontos no mesmo número de jogos). Ou seja, não é obra do acaso e o trabalho da diretoria do Goiás é exemplar.

É, se Fernandão se encaixar e jogar o que sabe, será difícil segurar os goianos e no mínimo uma vaga na Libertadores será deles.

O Santos, por sua vez, teve uma sequência de 5 jogos invicto (3 vitórias e 2 empates) quebrada. O time não jogou mal, mas também não mereceu sorte melhor. Os destaques, como já escrevi, foram o goleiro Felipe, cada vez mais seguro, e Paulo Henrique Ganso, que realmente joga muita bola. A assistência para o gol de Kléber Pereira foi perfeita, mostrando toda a sua visão de jogo. Mas a equipe de Luxemburgo não tem força para ir muito além. A zona da Sul-Americana está de bom tamanho.

* Em 1978, o Brasileirão teve regulamento complicado e foi disputado em quatro fases.
- Na primeira, 74 clubes foram divididos em 4 grupos de 12 equipes e 2 grupos de 13. Os 6 primeiros de cada chave avançaram para a outra fase. Os restantes foram para a repescagem;
- Na segunda fase, os 36 clubes dos grupos principais foram divididos em 4 chaves de 9 times. Já a repescagem contou com 6 grupos, 4 com seis times e dois com sete equipes. Passaram para 3ª fase os 6 primeiros dos grupos principais, mais o clube de melhor campanha somando a 1ª e 2ª fase, dentre os desclassificados. Pela repescagem apenas os campeões de cada chave seguiram adiante, além do clube de melhor campanha também na soma da 1ª e 2ª fase, dentre os desclassificados.
- Na terceira fase, 32 clubes foram divididos em 4 grupos de 8. Os dois primeiros passaram para a fase final.
- A fase final foi disputada no sistemas mata-mata, começando com quartas-de-final até a final.

Vale ressaltar que neste campeonato o sistema de pontuação era o seguinte: vitórias valiam 2 pontos e vitórias por três gols de diferença ou mais valiam 3 pontos.

Pelos critérios da época, o Goiás somou 16 pontos na 1ª fase, 11 na 2ª e 8 na 3ª, sendo eliminado antes da fase final. O campeão foi o Guarani.

Vitória da afirmação

Como já era esperado, foi um bom jogo no Palestra Itália. Antes de falar sobre ele e sobre a situação de Palmeiras e Internacional, vale o registro. Como é esquisito ver o Alviverde jogando de azul! Por que? Porque ele é alviverde e não alviazul. Simples. A camisa não é feia e sei que é uma homenagem a origem italiana do clube, mas não me convence. Quem não acompanha muito o futebol brasileiro, acha que o Cruzeiro estava jogando, não o Palmeiras. Enfim, vamos ao que interessa.

A vitória por 2 a 1 foi muito importante para a equipe paulista por vários motivos. Primeiro porque encerrou um incômodo jejum de quatro jogos sem vencer, que já preocupava a torcida e o técnico Muricy. Segundo porque confirmou o Palmeiras na liderança do Brasileirão, pelo menos até a próxima rodada, com 40 pontos. Terceiro porque foi diante de um adversário direto na luta pelo título e, o mais importante, porque tirou do Colorado a oportunidade de se tornar líder caso vença as duas partidas que tem por fazer ainda do primeiro turno. Mesmo que o Inter conquiste os seis pontos diante de Santos e Atlético-MG, alcançará os 39 pontos.

O grande nome da partida foi Diego Souza. Aliás, no último Passando a Bola Mesa Redonda tivemos dificuldades para apontar um craque do campeonato, mas se continuar a jogar essa bola redondinha, o camisa 7 palmeirense pode sim ostentar este título. Ele está jogando muito neste Brasileirão. Muricy Ramalho e o goleiro Marcos, inclusive, chamam o meia de termômetro. E é verdade. Quando Diego vai bem, dificilmente o Palmeiras deixa o campo sem a vitória. Ontem ele sofreu o penalti, que Obina converteu com categoria, e fez a jogada do segundo gol, anotado por Ortigoza. Deixo aqui uma questão: Diego Souza tem bola para a Seleção Brasileira? Eu acho que, no momento atual, sim.

Outro ponto a se destacar no time paulista é a defesa, a melhor do campeonato com 19 gols sofridos. Por mais que não sejam grandes jogadores, Maurício Ramos e Danilo vêm fazendo um ótimo trabalho, muito bem auxiliados (e bota bem nisso) por Marcos, Pierre e Edmilson. Na próxima rodada, um jogaço! Palmeiras e São Paulo! Imperdível!

O Inter, depois de vencer 3 jogos consecutivos, perdeu a segunda seguida. O pior é que dificilmente permanecerá no G4, pois terá que torcer contra quatro equipes: Atlético-MG, Corinthians, Barueri e Avaí. Claro que o Colorado ainda tem os dois jogos por fazer, mas o time de Tite está muito irregular. Tem que melhorar para brigar pelo título, mas tem time para isso.

- Aleluia! O Sport finalmente venceu, depois de 10 jogos. Melhor, largou a lanterna na mão do Fluminense, pelo menos até este domingo. Foi a primeira vitória sob o comando de Péricles Chamusca e muito importante, porque os concorrentes na briga para escapar do rebaixamento já estavam se distanciando. A situação do Leão pernambucano ainda é muito difícil - tem 16 pontos apenas -, mas dá para se livrar. O Leão baiano, por sua vez, continua com péssimo aproveitamento fora de casa (15%) e, com 28 pontos, vai cada vez mais se consolidando ali na chamada zona da pasmaceira, onde nada acontece. Mas precisa abrir o olho para não correr riscos.

- O Santo André venceu a segunda consecutiva e garantiu mais uma rodada fora da zona de rebaixamento. A boa notícia é que o time jogou bem, especialmente no primeiro tempo, na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, em casa. O desempenho no Bruno José Daniel ainda é o pior do campeonato (39%) e a equipe é limitada, mas como o Brasileirão está muito equilibrado, o Santo André pode sonhar com a permanência na Série A. Eu não acredito. Já o Coritiba deve sua derrota principalmente à expulsão infantil de Rodrigo Pontes aos 20 da primeira etapa. O jogador entrou no lugar de Carlinhos Paraíba, machucado, aos 11 minutos, levou amarelo aos 17 e, depois de segurar o goleiro Neneca numa saída de bola, levou o vermelho. Com isso o time recuou e não perdeu de mais porque o adversário foi incompetente nas finalizações. Marcelinho Paraíba, mais uma vez, foi bem, mas não é um gênio a ponto de ganhar uma partida sozinho, com o seu time atuando com um a menos. E o Coxa pode terminar o domingo na zona de rebaixamento, caso Botafogo ou Náutico vençam.

MILAN ESTREIA BEM NO CALCIO

Olá blogueiros. Venho com certo atraso, mas como nunca é tarde para se dizer alguma coisa... Que maravilha a estreia do Milan! Depois de assustar o mundo do futebol (EU FIQUEI ASSUSTADO) com um péssimo e frágil futebol na pré-temporada, o Rubro-Negro italiano jogou onze vezes, venceu uma, empatou quatro e perdeu seis, desempenho preocupante pensando nos desafios que a equipe vai enfrentar nessa temporada. Mas neste sábado, os comandados do técnico Leonardo, deram pelo menos esperança para os tifosi da lombardia. Sob a batuta tupiniquim de Ronaldinho Gaúcho, o rossonero venceu por dois a um, o Siena, pela primeira rodada do Calcio. Alexandre Pato, muito bem regido pelo R80, anotou os dois gols da importante vitória.

MANCHETE:

A grande notícia dessa partida foi a atuação animadora do brasileiro Ronaldinho Gaúcho. O camisa 80 jogou com desenvoltura e pareceu muito à vontade no esquema da equipe. Leonardo aboliu o segundo volante pegador dos tempos do Mr. Ancelotti. A equipe atual joga apenas com Gattuso na cabeça-de-área e dois meias. Pirlo e o francês Flamini. Ronaldinho é o cérebro desse meio campo. Na primeira partida oficial funcionou, o jogador correu, deus passes e divertiu a platéia. Ele protagonizou o lance mais bonito do jogo. Aproveitou um rebote finalizando de bicicleta na grande área, obrigando o goleiro a realizar uma linda defesa. Espero que essa atuação se transforme em rotina nesta temporada 09/010.

SIENA 1X2 MILAN

SIENA: Curci; Rossettini, Ficagna, Brandao, Del Grosso; Jarolim, Vergassola, Codrea, Fini; Ghezzal, Maccarone.

MILAN: Storari; Zambrotta, Nesta, Thiago Silva, Jankulovski; Gattuso, Pirlo, Flamini; Ronaldinho; Borriello, Pato.

ANÁLISE:

Fiquei surpreso com o jogo! Não pela vitória em cima do pequeno Siena, mas pela formação da equipe(4-3-1-2). Mesmo que timidamente, a idéia do técnico Leonardo começa a sair do papel. Ficou bem claro que o brasileiro deseja uma equipe mais rápida na transição da defesa para o ataque. Flamini e Ronaldinho Gaúcho são os símbolos desse esquema. Na falta de laterais velozes, o meio campo tem que sair com velocidade e usar os flancos. Flamini é um volante mais qualificado e pode se enquadrar. Já o brasileiro ficou com a vaga do holandês, Seedorf.

Na temporada passada, o Milan jogava com Ambrosini, Gattuso, Pirlo e Seedorf; Kaká e Pato (Inzaghi). A equipe chegou à vice-liderança do Calcio, muito por contar com a velocidade e a decisão do camisa 22. Na falta de Kaká, Leonardo está procurando dar velocidade ao time todo. Na pré-temporada os maus resultados podem ser explicados pela tentativa de jogar com uma equipe mais leve.

A contratação de um centroavante era muito importante. Huntelaar é jovem e talentoso. Pode formar uma dupla muito forte com o Pato. Caso essa formação encaixe o Milan vai superar as expectativas, pelo menos as minhas, e brigar pelo título italiano e seguir firme na Liga dos Campeões. O chefão, Silvio Berlusconi, avisou que fechou o mercatto. Mas seria de bom grado a contratação de dois laterais (um canhoto e um destro). Mas, por hora, repetir a equipe de hoje, com a entrada de Huntelaar, será suficiente.

TESTE DE FOGO:

Na próxima partida, um teste e tanto para equipe. O Milan encara a Inter de Milão pela segunda rodada. A partida vai acontecer no próximo sábado (28/08). Será a estreia de Huntelaar em jogos oficiais e no campo do San Siro. O holandês não jogou neste sábado por estar suspenso por uma expulsão, na temporada passada, durante a última rodada da Liga espanhola.

O derby já ocorreu duas vezes nesse início de temporada. As equipes se enfrentaram em um torneio amistoso nos EUA e a Inter venceu(2x0). Na disputa da Taça TIM, o Milan perdeu novamente, dessa vez por 1 a 0. Diego Milito é o carrasco dos Rubro-Negros nos últimos confrontos. Marcou dois gols na vitória por (2x0) nos EUA. Pelo lado milanês, o carrasco é Ronaldinho Gaúcho, que marcou o gol da vitória do Milan no clássico de Milão pela Serie A do ano passado.

JOGOS:

Sáb, 22/08/2009

Bologna 1x1 Fiorentina
Siena 1x2 Milan

Dom, 23/08/2009

Palermo 2x1 Napoli
Udinese 2x2 Parma
Inter de Milão 1x1 Bari
Livorno 0x0 Cagliari
Lazio 1x0 Atalanta
Genoa 3x2 Roma
Catania 1x1 Sampdoria
Juventus 1x0 Chievo

Festa completa

Posso ser sincero? Eu não gosto de jogos com clima de festa. Eles são sempre cheios demais, com coisas demais, oba-oba demais. E eu sempre tive para mim que o retrospecto do Vasco neste tipo de jogo não é bom. A primeira vez que eu vi o Vasco perder na minha vida foi em um jogo festivo - 2x0 para o La Coruña, na despedida do Roberto. Mas hoje deu gosto de ver a festa do Vasco no Maracanã.

Escolha o clichê que você quer usar: cereja do bolo, chave de ouro, da melhor maneira possível, nem o mais otimista imaginava. Qualquer uma destas expressões batidas podem definir perfeitamente a grande vitória vascaína hoje. Vitória com V maiúsculo (opa, outro clichê). De um time que se impôs desde o começo, que pressionou para fazer seu gol, que segurou para marcar nos contra-ataques, que mal deu chance ao adversário.

Um bailão para as 79.636 pessoas presentes ao Maracanã, recorde de públco no ano. Uma demonstração de força da torcida e do time, comandado por um maestro diferente do habitual: Alex Teixeira. Não foram só os dois gols ou o passe para o segundo gol. Alex é o símbolo do Vasco por se tratar de um garoto de quem todos sempre esperaram muito, mas que só agora vem mostrando todo seu potencial, tal como o time do Vasco, que vem melhorando rodada a rodada.

Não sei se alguém reparou, mas foi a maior goleada do Vasco na Série B. Isso mostra o amadurecimento que este time vem tendo, aprendendo a se comportar em uma competição diferente e difícil, com muito vigor físico e, sejamos honestos, pouca técnica. Por tudo isso, o Vasco deu hoje um belo presente de aniversário para sua torcida. Que o de Natal seja ainda melhor.

FICHA TÉCNICA - VASCO 4 X 0 IPATINGA:

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/8/2009 - 16h10 (horário de Brasília)
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)
Auxiliares: Luiz Carlos Camara Bezerra (RN) e José Ricardo Maciel Linhares (ES) Renda/público: R$ 1.485.275,00 / 76.211 pagantes e 79.636 presentes
Cartões amarelos: Aloísio (VAS); Lucas, Alessandro Lopes e Max (IPA).
GOLS: Alex Teixeira, 11'/1ºT (1-0); Carlos Alberto, 47'/1ºT (2-0); Elton, 11'/2ºT (3-0); Alex Teixeira, 43'/2ºT (4-0)
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio (Fagner - 35'/2ºT), Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico e Alex Teixeira; Carlos Alberto (Adriano - 24'/2ºT) e Elton (Aloísio - 14'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
IPATINGA: Fred, Alex Silva, Thiago Matias, Max e Marinho Donizete; Alessandro Lopes (Leandro - 12'/2ºT), Lucas (Luiz Fernando - 35'/2ºT), Max Carrasco e Marcelo Moscatelli; Marcelo Ramos e Diego Silva (Márcio Diogo - 24'/2ºT). Técnico: Émerson Ávila.

Por Thiago Teixeira (Acompanhando o Vasco)