domingo, 23 de agosto de 2009

Palmas para o novo vice-líder

Se existia alguma dúvida da minha parte quanto às chances do Goiás de brigar pelo título brasileiro elas se dissiparam neste domingo. Que partida fez a equipe de Hélio dos Anjos diante do Santos! A vitória por 2 a 1 só não foi maior porque o ótimo goleiro Felipe, do Peixe, mais uma vez agarrou muito. Mas como o que vale são os 3 pontos, o Esmeraldino chegou aos 38 pontos e é o novo vice-líder, com méritos. E ainda teve a estreia de Fernandão, que, fora de ritmo, não participou muito do jogo, mas com certeza vai ajudar bastante.

Desde o início do jogo ficou clara a superioridade dos donos da casa. Iarley, Felipe, Júlio César, Vitor e Léo Lima tem um entrosamento perfeito e jogam com muita velocidade, sempre chegando com facilidade ao gol adversário. A dupla de ataque, aliás, foi o destaque do jogo. Iarley fez linda jogada no primeiro gol - belíssimo, por sinal, do ala-direito Vitor - e Felipe fez o segundo, o seu nono no campeonato, vice-artilheiro. Resta saber quem vai sair para a entrada de Fernandão. Se Léo Lima ou algum dos volantes. Dor de cabeça das boas para o treinador.

Os números do Goiás impressionam. Junto com o Palmeiras, é o time que mais venceu (11 vezes). Tem o segundo melhor ataque, com 39 gols marcados, além de ser o melhor visitante, com 56,6% de aproveitamento fora de casa. Isso faz com que esta seja a melhor campanha do clube na história do Brasileirão junto com o ano de 1978*, se contarmos os primeiros 21 jogos e se considerarmos as regras atuais de pontuação. Porém, se dermos uma olhada em anos recentes, veremos que o Esmeraldino teve desempenho parecido em 2005 (quando fez 37 pontos nas 21 primeiras rodadas) e em 2004 (quando fez 36 pontos no mesmo número de jogos). Ou seja, não é obra do acaso e o trabalho da diretoria do Goiás é exemplar.

É, se Fernandão se encaixar e jogar o que sabe, será difícil segurar os goianos e no mínimo uma vaga na Libertadores será deles.

O Santos, por sua vez, teve uma sequência de 5 jogos invicto (3 vitórias e 2 empates) quebrada. O time não jogou mal, mas também não mereceu sorte melhor. Os destaques, como já escrevi, foram o goleiro Felipe, cada vez mais seguro, e Paulo Henrique Ganso, que realmente joga muita bola. A assistência para o gol de Kléber Pereira foi perfeita, mostrando toda a sua visão de jogo. Mas a equipe de Luxemburgo não tem força para ir muito além. A zona da Sul-Americana está de bom tamanho.

* Em 1978, o Brasileirão teve regulamento complicado e foi disputado em quatro fases.
- Na primeira, 74 clubes foram divididos em 4 grupos de 12 equipes e 2 grupos de 13. Os 6 primeiros de cada chave avançaram para a outra fase. Os restantes foram para a repescagem;
- Na segunda fase, os 36 clubes dos grupos principais foram divididos em 4 chaves de 9 times. Já a repescagem contou com 6 grupos, 4 com seis times e dois com sete equipes. Passaram para 3ª fase os 6 primeiros dos grupos principais, mais o clube de melhor campanha somando a 1ª e 2ª fase, dentre os desclassificados. Pela repescagem apenas os campeões de cada chave seguiram adiante, além do clube de melhor campanha também na soma da 1ª e 2ª fase, dentre os desclassificados.
- Na terceira fase, 32 clubes foram divididos em 4 grupos de 8. Os dois primeiros passaram para a fase final.
- A fase final foi disputada no sistemas mata-mata, começando com quartas-de-final até a final.

Vale ressaltar que neste campeonato o sistema de pontuação era o seguinte: vitórias valiam 2 pontos e vitórias por três gols de diferença ou mais valiam 3 pontos.

Pelos critérios da época, o Goiás somou 16 pontos na 1ª fase, 11 na 2ª e 8 na 3ª, sendo eliminado antes da fase final. O campeão foi o Guarani.

Nenhum comentário: