domingo, 23 de agosto de 2009

Vitória da afirmação

Como já era esperado, foi um bom jogo no Palestra Itália. Antes de falar sobre ele e sobre a situação de Palmeiras e Internacional, vale o registro. Como é esquisito ver o Alviverde jogando de azul! Por que? Porque ele é alviverde e não alviazul. Simples. A camisa não é feia e sei que é uma homenagem a origem italiana do clube, mas não me convence. Quem não acompanha muito o futebol brasileiro, acha que o Cruzeiro estava jogando, não o Palmeiras. Enfim, vamos ao que interessa.

A vitória por 2 a 1 foi muito importante para a equipe paulista por vários motivos. Primeiro porque encerrou um incômodo jejum de quatro jogos sem vencer, que já preocupava a torcida e o técnico Muricy. Segundo porque confirmou o Palmeiras na liderança do Brasileirão, pelo menos até a próxima rodada, com 40 pontos. Terceiro porque foi diante de um adversário direto na luta pelo título e, o mais importante, porque tirou do Colorado a oportunidade de se tornar líder caso vença as duas partidas que tem por fazer ainda do primeiro turno. Mesmo que o Inter conquiste os seis pontos diante de Santos e Atlético-MG, alcançará os 39 pontos.

O grande nome da partida foi Diego Souza. Aliás, no último Passando a Bola Mesa Redonda tivemos dificuldades para apontar um craque do campeonato, mas se continuar a jogar essa bola redondinha, o camisa 7 palmeirense pode sim ostentar este título. Ele está jogando muito neste Brasileirão. Muricy Ramalho e o goleiro Marcos, inclusive, chamam o meia de termômetro. E é verdade. Quando Diego vai bem, dificilmente o Palmeiras deixa o campo sem a vitória. Ontem ele sofreu o penalti, que Obina converteu com categoria, e fez a jogada do segundo gol, anotado por Ortigoza. Deixo aqui uma questão: Diego Souza tem bola para a Seleção Brasileira? Eu acho que, no momento atual, sim.

Outro ponto a se destacar no time paulista é a defesa, a melhor do campeonato com 19 gols sofridos. Por mais que não sejam grandes jogadores, Maurício Ramos e Danilo vêm fazendo um ótimo trabalho, muito bem auxiliados (e bota bem nisso) por Marcos, Pierre e Edmilson. Na próxima rodada, um jogaço! Palmeiras e São Paulo! Imperdível!

O Inter, depois de vencer 3 jogos consecutivos, perdeu a segunda seguida. O pior é que dificilmente permanecerá no G4, pois terá que torcer contra quatro equipes: Atlético-MG, Corinthians, Barueri e Avaí. Claro que o Colorado ainda tem os dois jogos por fazer, mas o time de Tite está muito irregular. Tem que melhorar para brigar pelo título, mas tem time para isso.

- Aleluia! O Sport finalmente venceu, depois de 10 jogos. Melhor, largou a lanterna na mão do Fluminense, pelo menos até este domingo. Foi a primeira vitória sob o comando de Péricles Chamusca e muito importante, porque os concorrentes na briga para escapar do rebaixamento já estavam se distanciando. A situação do Leão pernambucano ainda é muito difícil - tem 16 pontos apenas -, mas dá para se livrar. O Leão baiano, por sua vez, continua com péssimo aproveitamento fora de casa (15%) e, com 28 pontos, vai cada vez mais se consolidando ali na chamada zona da pasmaceira, onde nada acontece. Mas precisa abrir o olho para não correr riscos.

- O Santo André venceu a segunda consecutiva e garantiu mais uma rodada fora da zona de rebaixamento. A boa notícia é que o time jogou bem, especialmente no primeiro tempo, na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, em casa. O desempenho no Bruno José Daniel ainda é o pior do campeonato (39%) e a equipe é limitada, mas como o Brasileirão está muito equilibrado, o Santo André pode sonhar com a permanência na Série A. Eu não acredito. Já o Coritiba deve sua derrota principalmente à expulsão infantil de Rodrigo Pontes aos 20 da primeira etapa. O jogador entrou no lugar de Carlinhos Paraíba, machucado, aos 11 minutos, levou amarelo aos 17 e, depois de segurar o goleiro Neneca numa saída de bola, levou o vermelho. Com isso o time recuou e não perdeu de mais porque o adversário foi incompetente nas finalizações. Marcelinho Paraíba, mais uma vez, foi bem, mas não é um gênio a ponto de ganhar uma partida sozinho, com o seu time atuando com um a menos. E o Coxa pode terminar o domingo na zona de rebaixamento, caso Botafogo ou Náutico vençam.

Nenhum comentário: