quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alívio alvinegro

Antes de mais nada, peço desculpas pelo atraso no post, mas mais uma vez só consegui tempo para postar agora. Então vamos ao que interessa:

Foi do jeito que todo botafoguense está acostumado. Mas foi e isso que importa. Mesmo sem realizar uma boa partida, mas mostrando muita garra e força de vontade, o Alvinegro derrotou o Atlético-PR por 3 a 2, no Engenhão, e se classificou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. A equipe enfrenta agora o Emelec, do Equador.

A vitória de ontem foi muito importante não só pela classificação, mas principalmente por quebrar alguns tabus que incomodavam. O Botafogo não vencia há 10 jogos, oito deles sob o comando de Estevam Soares, que finalmente conseguiu seu primeiro triunfo, desde que assumiu a equipe. O técnico, até então ameaçado, ganha um pouco mais de tranquilidade no emprego. Para completar, dá mais moral ao grupo no Campeonato Brasileiro, em 18º lugar com 24 pontos. O próximo compromisso é diante do Santos, na Vila Belmiro. Difícil, mas não impossível, já que o time paulista é irregular.

A classificação, porém, não pode mascarar os problemas da equipe. O primeiro ficou evidente nesta quarta. Castillo não pode ser titular no gol. O uruguaio falhou nos dois gols do Furacão e protagonizou outros lances dignos de circo. Quase entregou a passagem para a fase seguinte. O goleiro não passa confiança alguma aos seus companheiros e, especialmente, à torcida. Menos mal que Castillo só foi o titular porque Jefferson não estava inscrito na competição. O outro problema é a apatia de Alessandro, que parece sempre desligado do jogo. Os alvinegros já perderam a paciência há tempos e a efetivação de Thiaguinho na ala direita deve ser imediata.

No ataque, André Lima se faz notar mais pelos atos efusivos em campo (como o fato de ter se ajoelhado na entrada da área no penalti de Lucio Flavio; e se o camisa 10 erra a cobrança? Provavelmente ele não poderia aproveitar o rebote), do que pelos gols ou pela participação no jogo. E isso dificulta, tanto é que ontem foi preciso que jogadores com obrigações mais defensivas fossem a frente marcar os gols (Gabriel e Wellington).

Porém, temos pontos a destacar também. Além do esforço, Jonatas deu maior qualidade ao meio-campo e o time ficou mais leve apenas com Leandro Guerreiro de volante. A zaga, apesar de ter sido vazada, está mais segura. E Reinaldo voltou a jogar bem na frente. Ontem foi mais incisivo e até arrancada deu, lembrando os velhos tempos.

Enfim, o Botafogo não tem um ótimo time, mas com certeza não é equipe para ficar 10 jogos sem vencer e ocupar a 18ª colocação no Brasileiro. Talvez o jejum de vitórias tenha influenciado a confiança da equipe. Agora, mais leve, a tendência é melhorar.

Harlei salva o Goiás

No Serra Dourada, o Goiás sofreu para eliminar o Atlético-MG, que atuou com uma equipe praticamente reserva. Depois de empatar em 1 a 1 no Mineirão, o Esmeraldino precisava de um 0 a 0 ou apenas uma vitória simples para avançar. Mas correu riscos e quase foi eliminado. Junior abriu o placar para o Galo, mas Felipe, de penalti, empatou. Nos penaltis, brilhou a estrela do experiente goleiro Harlei, que defendeu duas cobranças e garantiu a vitória por 6 a 5. Na próxima fase, o time goiano encara o Cerro Porteño, do Paraguai.

A nota triste ficou para a lamentável declaração de Helio dos Anjos ao final do jogo, afirmando com todas as letras que não trabalha com homossexuais. Mostrou todo o seu preconceito. Uma pena.