domingo, 4 de outubro de 2009

Os grandes vencedores do domingo

Das quatro equipes que venceram neste domingo, duas podem considerar a 27ª rodada como perfeita: Flamengo e Palmeiras. Não só porque venceram clássicos estaduais com autoridade, mas principalmente porque consolidaram suas aspirações no campeonato. O Rubro-Negro chegou as 41 pontos, na sexta posição (melhor colocação do clube na competição; na 4ª, na 7ª e na 9ª rodadas também esteve na mesma colocação), a apenas 4 pontos do G4. O Verdão foi para 53 pontos e voltou a abrir 5 pontos de vantagem para o vice-líder, São Paulo. O time de Muricy Ramalho completou 13 rodadas na liderança e caminha a passos largos rumo ao título. Mas vamos falar separadamente de cada jogo.

No Maracanã, recorde absoluto de público no Brasileirão: 78.409 pagantes, 82.566 presentes. Destes, mais de 80% eram flamenguistas, que viram a equipe de Andrade derrotar com autoridade o Fluminense por 2 a 0. Adriano, mais uma vez, foi o destaque da partida, marcando os dois gols e chegando aos 15 no campeonato, artilheiro isolado. Mas outros nomes também foram muito importantes na vitória, dentro e fora de campo. Zé Roberto voltou a jogar muito bem. Na primeira etapa, em que o Flamengo pouco criou, foi o mais lúcido em campo ao lado do Imperador. Na segunda etapa continuou se destacando e fez a jogada do primeiro gol, depois quase deixou o seu, mas Rafael fez ótima defesa. Willians também foi muito bem. O volante entrou depois do intervalo e atuou quase como um ponta direita, alternando jogadas por aquele lado com Léo Moura. Que pulmão tem esse rapaz! Além de atacar constantemente, também marcou muito, correu demais, desarmando vários ataques tricolores.

Mas o elogio maior vai para o Andrade. A cada jogo o Tromba mostra seu valor, prova que não é o treinador por acaso. Ele mudou o esquema batido que o Flamengo usava desde 2007, implantou um 4-2-3-1, no qual o Rubro-Negro não só não leva gols, como joga bonito no ataque. São seis jogos sem sofrer gols e 11 gols marcados neste período. Só para se ter uma ideia, antes dessa sequência invicta, a zaga da equipe chegou a ser a terceira pior da competição. Hoje, seis partidas depois, é a quarta melhor ao lado do Atlético-MG (36 gols sofridos).

No clássico deste domingo, Andrade também teve papel fundamental. Tirou Denis Marques, que estava muito mal, no intervalo e colocou Willians aberto pela direita, fazendo função quase que de ponta, mas com obrigações defensivas. O mesmo fez Zé Roberto pela esquerda. Ou seja, o Tromba está cheio de moral e com merecimento. Mas nas próximas duas rodadas terá um desafio: armar o time sem Adriano, que estará com a Seleção Brasileira.

O Fluminense... Bem, sejamos francos. O time do Fluminense é muito fraco. Até teve chances esporádicas no primeiro tempo, mas em nenhum momento teve controle do jogo. Rafael e Conca são os únicos que se salvam e, claro, isso não é o suficiente. Se a torcida tricolor tinha alguma esperança de não cair, após essa derrota acho que fica muito, mas muito complicado do Flu não disputar a Série B ano que vem. São 7 pontos de diferença para o Santo André, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O site Infobola dá 97% de chances de cair. Só um milagre salva.


O Palmeiras está com cara de campeão. Saiu atrás no placar diante do Santos, na Vila Belmiro, mas teve calma para virar o jogo e vencer por 3 a 1. Foi a terceira vitória seguida do Alviverde, que, como escrevi, voltou a abrir 5 pontos de vantagem pra o segundo colocado. Diego Souza, Robert e Vágner Love marcaram para a equipe de Muricy Ramalho, que aumentou sua vantagem no confronto direto com Vanderlei Luxemburgo: em 20 partidas, foram 11 vitórias do palmeirense contra 6 do santista, além de 3 empates. A estrela de Muricy, aliás, brilha intensamente. O tricampeão brasileiro assumiu o Palmeiras na 15ª rodada e logo de cara se estabeleceu na liderança para não sair mais. São 13 rodadas na primeira posição e, curiosamente, a campanha tem a cara do treinador: esta vitória foi a primeira por mais de um gol de diferença com ele no comando a equipe. Os números do líder impressionam pela regularidade, tanto em casa quanto fora: é o melhor visitante do campeonato (6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas -52,4% de aproveitamento) e o segundo melhor mandante (9 vitórias, 4 empates e 0 derrotas - 79,5% de aproveitamento), atrás apenas do Grêmio.

Diego Souza mais uma vez jogou muita bola, fez um gol e deu assistência para outro. Vai se firmando como o grande jogador deste Brasileirão. Porém, assim como Adriano, vai desfalcar a equipe nas próximas duas rodadas pois estará com a Seleção Brasileira. Ah, esse calendário!

O Santos, segundo o próprio Luxemburgo, tem que olhar para 2010. Neste Brasileiro não dá para fazer mais nada, a não ser continuar no meio da tabela, com um vaguinha na Sul-Americana.