quarta-feira, 29 de abril de 2009

FINALISSÍMA NO DIVÃ: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PSICÓLOGO DO FLAMENGO, PAULO RIBEIRO

Domingo tem a finalissíma do Campeonato Carioca entre Flamengo e Botafogo. Nos últimos anos sempre que essas duas equipes se encontram a palavra “psicologia” vem à tona. O Botafogo tem um bloqueio psicológico quando enfrenta o Flamengo. O Flamengo tem problemas financeiros e isso atrapalha. O rótulo de tri-vice pode pesar na cabeça do Bota. Várias teorias surgem nesse momento, então o Blog Passando a Bola resolveu bater um papo com o psicólogo do Flamengo, Paulo Ribeiro.

BLOG PASSANDO A BOLA: Como anda o emocional do Flamengo?

PAULO RIBEIRO: Com certeza teve um trabalho de recuperação. Sempre temos um aporte psicológico. Fizemos uma reunião de grupo e mostramos para os atletas que a modificação é muito comum no futebol. Sempre se sai de uma competição e tem que zerar para entrar em outra. O time comprou a idéia.

BPB: Com a crise financeira o clube vem atrasando os salários. Como o time tem separado as coisas?

PR: Contra a falta de salários não há trabalho. Tem que pagar e a diretoria pagou. Agente não tem esse problema.

BPB: Por ter a referência das duas últimas decisões, o grupo é mais forte mentalmente?

PR: Não tenha dúvida. Quando você já conta com uma equipe que tem essa referência passada, você conta com os atletas mais experientes para ajudar no suporte. O capitão Fabio Luciano ajuda muito.

BPB: Quanto é mito e quanto é verdade esse papo de torcida? Faz mesmo a diferença?

PR: Não tenha dúvida. A torcida faz a diferença. Ela é o aliado que dá o gás dentro de campo. O nosso trabalho é fora de campo e a torcida faz esse papel motivador dentro de campo. Ela cobra e o jogador fica ligado. Ela é fundamental.

BPB: Na sua opinião, o Botafogo, por ter perdido as duas últimas finais, chega mais pressionado?

PR: Isso ocorreria se não tivesse um treinador como o Ney Franco. Ele é muito positivo e tem muita habilidade nesse sentido. Não acredito que o time chega com esse peso.

BPB: Como essa “pressão” pode se refletir dentro de campo?

PR: Tudo fica maior. Para o goleiro, a trave fica maior. A bola fica pesada. Hoje o Botafogo tem uma psicóloga, a Maíra, que é muito competente e já mostrou muito trabalho. Mesmo que fosse o mesmo grupo de 2007 e 2008 o time não sentiria a pressão.

VITÓRIA MAGRA NO OLD TRAFFORD

O Manchester United ficou perto da decisão da Liga dos Campeões ao bater o Arsenal por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Old Trafford, pelo jogo de ida das semifinais do torneio. O'Shea(foto) fez o único gol da partida. Com o resultado, o atual campeão precisa apenas de um empate no segundo jogo para chegar à sua segunda final seguida. A partida de volta acontece na próxima terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres.

A partida começou muito bem para os Diabos vermelhos, que pressionaram a saída de bola dos Gunners e confundiram a marcação adversária com muita movimentação. Em uma dessas investidas, aos 17 minutos, o lateral/zagueiro pela direita O´Shea pegou de primeira um rebote ofensivo e abriu o placar.

Se não fosse a atuação quase perfeita do goleiro do Arsenal, Almunia, que fez mais de seis defesas difíceis, o time da capital seria goleado ainda no primeiro tempo. Depois de tantas chances perdidas o time de Sir. Alex Ferguson baixou a bola e o Arsenal começou a ensaiar uma reação. No segundo tempo os Gunners tiveram mais volume e acertaram na marcação, roubando muitas bolas e chegando ao ataque com algum perigo.


O placar só não foi alterado porque Fletcher marcou muito bem o meia Fábregas, que por sua vez se rendeu à marcação. O tempo foi passando e o Manchester se acomodou, esfriou o jogo, esperando o apito final.


Acredito que Sir. Ferguson perdeu uma grande chance de levar para Londres uma boa vantagem de 2 ou até 3 gols. Vamos aguardar para saber se essa vantagem mínima vai garantir a classificação. Acredito que o Arsenal vai com tudo e a decisão pode ficar para os pênaltis.

Imperador da Gávea

A notícia não pode ser confirmada 100%, mas já se pode dizer que o destino de Adriano deve ser mesmo o Flamengo. Nesta quarta-feira, o repórter Eric Faria, da Rede Globo, falou até em data de apresentação: 11 de maio, dia seguinte a estréia do Rubro-Negro no Brasileiro. Só faltaria uma definição quanto a parte financeira.

Adriano ultimamente se notabilizou mais pelos problemas extracampo do que por suas performances nos gramados. Pediu para sair da Inter, afirmando que não tinha mais alegria de jogar por lá e foi atendido. Um dia depois da rescisão, seu procurador, Gilmar Rinaldi, já dizia que seu cliente estava louco para voltar a jogar. No último domingo foi ao Maracanã e falou que a vontade atuar pelo clube que o revelou era “absurda”.

Pois bem, esse brilho nos olhos quando fala do Flamengo (Adriano nunca, nem quando estava em sua melhor fase, deixou de declarar seu amor ao clube da Gávea) faz com que eu acredite que o atacante possa voltar a ser o Imperador. Futebol ele tem de sobra, principalmente para atuar no Brasil, onde o nível dos jogadores não anda dos melhores (principalmente entre os homens de frente). Basta colocar um pouquinho de juízo na cabeça para que ele se destaque.

Para o Flamengo também seria perfeito, pois há tempos o time joga com apenas um atacante (quase sempre de qualidade duvidosa). Neste esquema atual de Cuca, por exemplo, o Imperador seria o camisa 9, mais preso à área, com os alas Juan e Léo Moura chegando a todo momento pelos lados e com Zé Roberto mais solto, vindo buscar as jogadas. Além de prender os zagueiros adversários, Adriano também colocaria um ponto final num dos principais problemas da equipe: a falta de arremates a gol.

Enfim, vejo bem mais coisas positivas do que negativas se esta contratação for confirmada. Claro que muitos jornalistas e comentaristas irão criticar, dizendo que o atacante está acabado. Mas isso é normal por aqui. Todos criticam antes, independentemente de quem for. Depois, quando veem que estavam errados, aparecem com a maior cara-de-pau falando que sempre acreditaram em sua recuperação. Vide o que acontece com Ronaldo, que, de gordo ex-jogador em atividade, voltou a ser o atacante fenomenal que todos querem de volta à Seleção Brasileira.
OBS: Imaginem como será esse Brasileirão. Ronaldo, Adriano, Fred, Keirrison, Nilmar, Hernanes, D'Alessandro...

"Juiz cagão!"

Essa é boa. No último domingo, durante a final do Campeonato Catarinense, entre Avaí e Chapecoense, o juiz da partida, o Sr. José Acácio da Rocha, terminou o jogo com poucos amigos. Adoraria fazer um texto maior explicando o fato, mas acho que, neste caso, uma imagem fala por mil palavras. Confiram o que José Acácio ouviu dos dois técnicos durante o jogo. E desculpem o pobre coitado pelos erros.

O jogo perfeito...

Alex Ferguson acredita que o duelo entre o Manchester United e o Arsenal tem tudo para ser a "semifinal perfeita". Os dois clubes mais bem-sucedidos do futebol inglês nas últimas duas décadas se enfrentam nesta quarta-feira pela primeira vez em competições européias e o treinador do Manchester prevê um espetáculo de grande qualidade.

"Olhando para a semifinal propriamente dita e para os jogadores envolvidos, quase pensamos que é a semifinal perfeita. Há vários jogadores excelentes, ambas as equipes praticam um futebol de ataque e poderá voltar a ser assim. Espero que pratiquemos um futebol espetacular e que ganhemos. Também respeito o talento do Arsenal para praticar um futebol atrativo. Isso não mudará. Eles farão o que costumam fazer", comentou Alex Ferguson.

O Arsenal marcou quatro gols no campo do Liverpool , num emocionante empate em quatro gols na última quarta-feira, e o seu treinador, Arsène Wenger, disse que a sua equipe tem "confiança suficiente para acreditar que pode ser capaz de algo especial" em Old Trafford.

Enquanto o Manchester United tenta alcançar o seu terceiro título consecutivo de campeão inglês, a UEFA Champions League constitui a única possibilidade de o Arsenal conseguir um troféu desde 2005, mas Wenger lembra os 20 jogos que os seus comandados estão sem perder na Premier League : "Acreditamos que daremos tudo o que pudermos e isso é importante nesta altura da temporada".


Após ter visto, no sábado, o Manchester United, de Cristiano Ronaldo e Nani, perdendo por dois gols na casa do Tottenham Hotspur e depois reagindo e vencendo por 5-2, Wenger assinalou que os melhores "podem sofrer gol".

Apesar das ausências de Andrei Arshavin (por já ter representado o Zenit St. Petersburg nesta edição da UEFA Champions League) e do lesionado Robie van Persie, o treinador do Arsenal pretende apostar no ataque.

"As regras do futebol moderno encorajam a equipe que joga em casa a ser mais cautelosa e a que atua fora a ser mais ousada. Por isso acredito que marcar um gol fora de casa será muito importante para nós".

Alex Ferguson não discorda. Reforçando a importância da atenção defensiva, o treinador dos campeões ingleses, europeus e mundiais disse: "Essa poderá ser a chave. Precisamos de vencer sem sofrer gols e ficaria muito satisfeito com um triunfo por 1-0. Mas nada ficará decidido amanhã. Tenho certeza disso".

No entanto, o Arsenal depara-se com alguns problemas no setor defensivo, pois Mikaël Silvestre (lombar) e Kieran Gibbs (tornozelo) são dúvidas, sendo que uma eventual ausência do francês possibilitará a entrada na equipe de Johan Djorou. No entanto, as maiores preocupações de Ferguson dentre os jogadores do Arsenal é o atacante Theo Walcott - "provavelmente, o jogador mais rápido do futebol inglês" - e pelo "maravilhoso" Cesc Fàbregas, que poderá jogar como segundo atacante, posição que desempenhou frente ao Middlesbrough no domingo, tendo feito dois gols.

Os dois treinadores têm sido grandes rivais nos últimos 13 anos, mas, antes do primeiro duelo das semifinais, o francês falou na admiração mútua entre os dois.

"Temos agora melhores relações do que antigamente. Somos sobreviventes. Há respeito".

Wenger tem uma vitória a mais nos encontros entre as duas equipes do que Ferguson, mas o escocês venceu as duas semifinais anteriores.

"Nós e o Arsenal temos sido as forças dominantes do futebol inglês há muito tempo ", disse o técnico do Manchester United. Agora, a decisão prolonga-se ao futebol europeu.
********************************************************
Manchester; Van Der Sar, Rafael, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Fletcher; Nani; Cristiano Ronaldo, Berbatov e Rooney.
Arsenal; Almunia, Eboué, Touré, Djourou e Gibbs; Denilson, Fábregas, Nasri e Walcott; Adebayor e Bendtner.

(Fonte- uefa.com)

PALPITÃO: 2x1 Manchester

Novos olhos para o Grêmio. E que beleza Souza.

Pude acompanhar a vitória de 3 a 0 do Grêmio sobre o Boyacá Chicó, nesta terça-feira, válido pela última rodada da primeira fase da Libertadores e duas coisas me chamaram a atenção. A primeira e incontestável observação fica na beleza do primeiro gol de Sousa na partida. O toque de trivela, do bico da grande área, encobrindo o goleiro e metendo no canto oposto, foi uma pintura. Ouso até mesmo dizer que está no Top 3 deste ano. Mais bonito até que o do Fenômeno. Que golaço. Se não viu ainda, veja, vale a pena.

A segunda e talvez mais arriscada observação fica para a evolução do time do Grêmio neste ano. No início da temporada, eu tinha duas opiniões sobre o time gaúcho. A primeira era em relação a contratação do argentino Maxi Lopez, para mim, umas das maiores do futebol brasileiro neste ano, maior até que a do Fred, mas perdendo, lógico, pro gordinho. A saída de Celso Roth parece ter dado vida nova ao Tricolor e permitiu ao argentino, até então encostado no banco, começar a mostrar o seu valor.

A segunda opinião era em relação a ruindade do time gaúcho. Mas esse ponto mudou, já não acho o Grêmio carta fora do baralho em nenhuma competição. A torcida está aliviada com a saída do retranqueiro e até apóia mais a equipe, que, cada vez mais, vem jogando com mais alegria. Não é a toa que o time se classificou em primeiro lugar geral, com a melhor defesa e o melhor ataque da competição. Tudo bem que o grupo era uma baba, mas temos que respeitar esses números.

O grande problema desse time ainda me parece ser a inconstância. O Souza, por melhor jogador que seja, só joga quando quer, o que ficou claro na partida desta terça, quando ele desapareceu no segundo tempo depois de destruir no primeiro. Ainda não acredito que eles possam lutar pelo título, mas acho bom ficar de olho neste time. A fama de copeiro do Grêmio não veio por acaso.