terça-feira, 27 de outubro de 2009

Brasileirão obriga Dunga a testar novidades

Ricardo Teixeira já tinha avisado que os clubes que brigam por algo no Brasileirão não seriam prejudicados pela convocação de Dunga para os amistosos da Seleção Brasileira em novembro, dia 14 contra a Inglaterra e dia 17 contra Omã. O treinador até chegou a bater o pé, mas cedeu. E inovou, na minha opinião, com muita felicidade.

As principais surpresas foram Fábio Aurélio (Liverpool), Michel Bastos (Lyon), Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Hulk (Porto). Em relação à lateral esquerda, a posição mais "aberta" da Seleção, os nomes chamados não me surpreendem, mas sim os que ficaram fora. André Santos vinha sendo titular da posição desde a Copa das Confederações, apesar de nunca ter enchido os olhos de ninguém. Filipe Luís foi convocado algumas vezes, mas só jogou uma, no empate em 0 a 0 contra a Venezuela. Confesso. Nenhum desses dois me agrada e acho que os testes são mais do que válidos.

Nós aqui no Passando a Bola já vínhamos reivindicando uma oportunidade para Fábio Aurélio há tempos. O jogador vem de boas temporadas no Liverpool, sendo peça importante no time inglês. O que pode pesar contra é o fato de que ele não vem atuando na lateral e sim no meio-campo. Na partida contra o Lyon, pela Liga dos Campeões, ele entrou no lugar de Gerrard, machucado, e no jogo seguinte, contra o Manchester United, continuou na posição. Mas não acredito que Fábio Aurélio vá encontrar alguma dificuldade e mais, acredito que ele tem tudo para se garantir na Copa.

Michel Bastos também tem o mesmo "problema". Desde que foi para o Lille, em 2006, abandonou a lateral. Foi ala por muito tempo, virou meia bastante ofensivo e na última temporada foi um dos artilheiros do Campeonato Francês, com 14 gols, e um dos melhores garçons, com 9 assistências. Foi eleito o melhor jogador da temporada na França e vendido ao Lyon por 18 milhões de euros, onde, por vezes, foi meia direita. Esse eu já acho que pode ter um pouco mais de dificuldade nesta readaptação, ainda mais no esquema da Seleção, no qual os laterais precisam se preocupar mais em defender do que em atacar. Mesmo assim também acho um teste valioso, de um atleta que pode ser muito útil até em outras posições, mais ou menos como Daniel Alves também o é no outro lado do campo.

Carlos Eduardo e Hulk são mais novidades. O primeiro é um dos destaques do Hoffenheim, 6º colocado na Alemanha. Apesar de jovem, Carlos Eduardo, revelado pelo Grêmio, já pode ser considerado experiente, pois está em sua terceira temporada no futebol alemão. Seu nome já foi cogitado em clubes maiores e essa transferência parece ser apenas questão de tempo, ainda mais depois dessa convocação. Porém, não acredito que ele tenha muitas chances de ir à Copa, a não ser que vá muito bem nesses testes. Ele tem dois gols na Bundesliga.

Hulk é um desconhecido para a maioria dos brasileiros, pois deixou o país muito jovem, a caminho do Japão. Lá, se destacou no Verdy Tokyo e acabou contratado pelo Porto. É um jogador muito forte (o próprio apelido não mente), mas muito habilidoso, canhoto, um estilo que lembra muito o de Adriano, com menos técnica. É titular absoluto do time português e a imprensa patrícia cobrava a convocação dele há algum tempo. Maradona é outro que já se declarou fã do atacante publicamente. Na última rodada da Liga dos Campeões, ele marcou dois gols na vitória do Porto sobre o APOEL, do Chipre, por 2 a 1. Apesar de achar que a convocação é válida, dessas quatro novidades Hulk é, na minha visão, o que tem menos chances de emplacar, já que esta vaga deve ser de Adriano. Mas, uma vez estando na Seleção, ele pode muito bem arrebentar e colocar uma dúvida na cabeça de Dunga.

Para terminar, só estranho a não-convocação de dois jogadores que eu gostaria de ver: Diego, do Juventus, e Grafite, do Wolfsburg. Mas também não são unanimidades, é apenas questão de gosto mesmo.