sábado, 15 de agosto de 2009

Muricy errou

Não se espantem com o título. É natural errar, até mesmo para um treinador tricampeão brasileiro, tido senão como o melhor, mas como um dos melhores do Brasil. Muricy Ramalho pecou pelo excesso de cautela até os 20 minutos da etapa final e o Palmeiras perdeu a chance de se isolar ainda mais na liderança do Brasileirão ao empatar em 1 a 1, no Palestra Itália, com um desfigurado Botafogo. Digo isto porque desde que assumiu o Alvinegro, quarta-feira, Estevam Soares não escondeu de ninguém que jogaria contra o líder pensando em não perder. Primeiro porque sabe das limitações de seu grupo, ainda mais com os diversos desfalques que teve, segundo porque tinha trabalhado pouquíssimo com os jogadores e não tinha como ter feito grandes mudanças.

Pois bem, a escalação do time carioca no 3-6-1, com apenas André Lima no ataque, era conhecida, pelo menos, desde sexta-feira. Por que então Muricy entrou também com apenas um atacante e três volantes? Não havia a menor necessidade de adiantar novamente Diego Souza, ele rende melhor vindo de trás, com a bola dominada, ao lado de Cleiton Xavier pensando nas jogadas. Ortigoza ficou isolado no meio dos três zagueiros adversários. Por isso o primeiro tempo foi fraquíssimo em termos técnicos e de oportunidades. Com tanta gente preocupada somente em marcar no meio-campo, as melhores chances só poderiam surgir de bolas paradas. E não deu outra. O Botafogo abriu o placar com André Lima, após falha da zaga palmeirense. E os donos da casa empataram com Danilo, depois de falha do goleiro Flávio. A primeira parte ficou nisso.

No segundo tempo nenhuma mudança foi feita, mas o jogo até que deu uma melhorada. O Botafogo teve duas ótimas chances de ficar novamente a frente no placar antes dos 3 minutos, mas as desperdiçou. Logo depois Diego Souza perdeu gol incrível, livre diante de Flávio. Aí o jogo deu nova caída de ritmo, muito em função dos inúmeros passes errados, mais um reflexo do excesso de "destruição" no meio-campo de ambos os times. Só aos 20 minutos Muricy percebeu que do jeito que estava ficaria difícil e tirou um volante (Sandro Silva) para pôr mais um homem de frente (Robert, que fazia sua estreia). Estevam também resolveu abrir sua equipe, botando Laio na vaga de Jonatas. Mesmo com as alterações, o dia ruim das principais peças do Palmeiras não ajudou e o jogo ficou mesmo no 1 a 1. Claro que o resultado poderia ter sido igual, mesmo que o técnico alviverde tivesse sido um pouco mais ousado na escalação inicial. Mas as chances de conseguir algo mais do que um empate com certeza seriam maiores.

O time paulista chegou aos 37 pontos e encerrou sua participação no primeiro turno com a liderança provisória. Mas precisa voltar a ganhar, pois empatou os últimos três jogos por 1 a 1. Vai ficar na torcida, secando Internacional e Atlético-MG, para confirmar o título simbólico da primeira metade do Campeonato Brasileiro. Já o Botafogo sai de São Paulo com um bom resultado, em função dos diversos problemas que teve para esta partida. Um bom início de trabalho para Estevam Soares, que mostrou que sabe armar bem uma defesa.

- O Internacional voltou aos trilhos! O Colorado venceu a terceira seguida (2 a 0 no Santo André) e assumiu, pelo menos até amanhã, a vice-liderança da competição, com 33 pontos. O time tem duas partidas ainda por fazer neste primeiro turno e caso as vença, terminará a primeira metade no topo da tabela. Para quem achava que o Inter estava em decadência e o técnico Tite com seus dias contados no comando da equipe, o time gaúcho provou que está mais vivo do que nunca e é candidatíssimo ao título brasileiro. Já o Santo André segue de mal a pior, caindo pelas tabelas. Chegou ao oitavo jogo sem vitória (a pior sequência do campeonato ao lado do Sport) e, se houver um vencedor na partida entre Fluminense e Coritiba neste domingo, termina a rodada na zona de rebaixamento. O técnico Alexandre Gallo assumiu a equipe há quatro partidas e perdeu todas. Acho que vai cair.

- O Avaí, ao contrário do time do ABC, tem a melhor sequência invicta deste Brasileirão. São nove jogos sem perder (7 vitórias e 2 empates), após o triunfo em casa por 2 a 1 sobre o Náutico. Antes disso, o time catarinense era o lanterna. Agora, é o 5º colocado, com 30 pontos. O rebaixamento ficou para trás e o objetivo dos avaianos é, no mínimo, a Sul-Americana. O Timbu, por sua vez, vai continuar na luta para permanecer na Série A até o final.

Achou!

Por algum acaso já aconteceu de você achar que perdeu alguma coisa e procurar desesperadamente por ela, até conseguir achá-la ali, em cima da hora, bem na sua cara? Foi exatamente o que aconteceu com o Vasco hoje. Quando o jogo começou o time percebeu que, epa, deixaram o futebol em algum lugar. Ai meu Deus, onde é que tá mesmo? E nessa a Portuguesa fez um a zero, e poderia até ter feito mais. A partir de um certo momento o Vasco se acalmou. E começou a procurar seu futebol usando a cabeça, trocando passes, esfriando o jogo. Criou boas chances, mas nada tambem que empolgasse.

O Vasco só foi achar seu futebol (opa, tava bem aqui! Quem diria?) aos doze minutos do segundo tempo, quando Gian respirou ar rarefeito para empatar a partida, de cabeça. A partir daí - e das expulsões de Ygor, velho conhecido nosso, e Ernani - o time achou espaços e melhorou. Mas não assustou da mesma forma que a Portuguesa, que só não fez 2x1 porque Vílson foi o homem certo na hora certa. Daí foi hora de achar uma outra coisa, essa bem escondidinha até aquela hora: a vitória. Primeiro em grande jogada de Alex Teixeira e Élton, que juntos driblaram meio time da Portuguesa e deixaram Adriano mais livre que senador brasileiro corrupto para virar o jogo. E depois no pênalti em cima de Enrico, que resultou no gol de Élton. Podem dedicar essa vitória a São Longuinho, que minha mãe sempre evoca quando quer achar alguma coisa que perdeu.

FICHA TÉCNICA - PORTUGUESA 1 X 3 VASCO:

Estádio: Canindé, São Paulo (SP)
Data/hora: 15/8/2009 - 16h10
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO)
Renda/público: não disponível
Cartões amarelos: Thiago Gomes, Ygor, Acleisson, Edno, Heverton, Preto e Bruno Rodrigo (POR); Ernani, Mateus e Souza (VAS)
Cartões vermelhos: Ygor, 12'/2°T, Thiago Gomes, 45'/2°T e Preto, 48'/2°T(POR); Ernani, 15'/2°T (VAS)
GOLS: Dinei, 4'/1°T (1-0); Gian, 11'/2°T (1-1); Adriano, 37'/2°T (1-2); Elton, 49'/2°T (1-3)
PORTUGUESA: Fábio, Fernandinho (Simão, 20'/2°T), Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Ygor, Acleisson, Preto e Fellype Gabriel (Heverton, 14'/1°T); Edno e Dinei (Kempes, 27'/2°T). Técnico: René Simões.
VASCO: Fernando Prass, Mateus (Amaral, 28'/2°T), Vilson, Gian e Ernani; Nilton (Adriano, intervalo), Souza, Enrico e Carlos Alberto (Rafael Morisco, 24'/2°T); Alex Teixeira e Elton Técnico: Dorival Júnior.

Por Thiago Teixeira (Acompanhando o Vasco)

Campeonato Inglês já começa pegando fogo!

Começou neste sábado o Campeonato Inglês e, sem levar em conta os jogos de Manchester e Liverpool que completam a rodada neste domingo, já podemos ter certeza que vem uma boa temporada pela frente.


Chelsea inicia bem, mas suando

Jogando em casa, o Chelsea penou para bater o Hull City, que saiu na frente com gol de Hunt, o mais vaiado em campo. O time de Ancelloti dominou a partida inteira e perdeu as melhores oportunidades. Mas o Hull, bem fechado, investia nos contra-ataques perigosos e na disposição do incansável Boateng.

Drogba empatou ainda no primeiro tempo, em bela cobrança de falta. Antes tinha perdido alguns gols e continuou perdendo ao longo da partida. Mas foi dele que saiu o golaço de gobertura, meio sem querer, completamente sem ângulo e aos 46 do segundo tempo. Lampard apagado e Deco entrou bem no segundo tempo. Destaque para o goleiro Myhill, que segurou o quanto pode o ataque dos Blues.

City não vê Robinho, mas vê Adebayor

Ao contrário do Chelsea, o Manchester City não teve tanto domínio do jogo, mas o gol marcado pelo recém-contratado Adebayor, aos três minutos de jogo, deu a tranquilidade suficiente para segurar os constantes mas fracos ataques do Blackburn. Robinho deu dois chutes perigosos, e um deles podia ter tocado, e mais nada, acabou substituido por Tevez.

Não duvido nada que perca a vaga para o argentino se seguir assim, porque tirar o Bellamy também não dá, o cara não para de correr, e o Adebayor, marcando gol com dois toques na bola pelo Arsenal, também duvido que saia. E por fim, Tevez mostrou mais produtividade que Robinho. Lógico que é apenas a primeira rodada, mas já dá para sentir a motivção de cada um.

No fim, Ireland, que desperdiçou uma boa jogada de Adebayor chutando longe, chamou o goleiro para dançar já nos acréscimos e tocou no canto para fazer um belo gol. Destaque para Wright-Phillips, um verdadeiro pulmão para o time e com bons passes.

Arsenal fecha humilhando

Que sapatada! O Arsenal demorou 26 minutos para abrir o placar contra o Everton, com Denilson acertando uma bomba no ângulo, e não parou mais, fez gol até os 89 minutos e meteu 6 a 1 no Everton, fora de casa. O time de Liverpool era apontado como uma das possíveis zebras após o 5º lugar do ano passado e com a chegada de alguns reforços, inclusive pelo treinador dos Gunners.

Fábregas foi o nome do jogo com dois gols e uma bela homenagem ao amigo Jarque, jogador do Espanyol que morreu na semana passada. O zagueiro estreante Vermaelen e seu companheiro Gallas fizeram de cabeça. Eduardo da Silva entrou no fim e também deixou a sua marca depois de boa jogada de Arshavin. Nos acréscimos, Saha, que não pode ficar no banco, diminuiu o vexame.

Me impressionou a velocidade dos contra-ataques do Arsenal, que deixou o Everton atordoado durante todo o jogo, sem saber de onde vinha aquele trem que o atropelara. Vi muita crítica a esse time e não sei se está tão longe de disputar o título como dizem. Se contarmos pela estreia, é bom ficar de olho nesse veloz time.

Gomes começa o Inglês em alta. Confira a entrevista.

Fala amigos blogueiros, seguindo a apresentação do Campeonato Inglês do meu amigo Maurell, coloco um bate-papo que tive com o goleiro Gomes, do Tottenham, que começará a sua segunda participação na Inglaterra e parece estar motivado com uma boa campanha do time londrino, que na última temporada demorou muito para começar a vencer.

Como a entrevista ficou um pouco grande para o nosso blog, selecionei apenas as partes mais interessentas. Quem quiser conferi-la na íntegra, acesse ela no Globoesporte.com. Estreando contra o Liverpool, dentro de casa, neste domingo, Gomes espera ter uma boa arrancada para não passar o sufoco da lanterna novamente.

- Eu até que não comecei mal, mas tive umas lesões seguidas, todo jogo tomava injeção para jogar e aliviava pouco as dores. Claro que a adaptação era importante mas não influenciou tanto. Eu pensei mais no clube e não em mim. É melhor enfrentar um time grande porque já entra mais ligado, quando entra com time considerado menor entra relaxado. Mas o time está motivado e é praticamente o mesmo que terminou o campeonato e a gente sabe até aonde podemos chegar, bem mais alto do que no ano passado.

Quando perguntei sobre o jogo contra o Chelsea, na 30ª rodada da última temporada, quando o goleiro fechou o gol e garantiu a vitória, Gomes mostrou humildade ao lembrar que o mais importante não é ter uma boa atuação, mas ajudar o time a vencer. Não adianta pegar tudo e o time perder, senão a atuação não vale para nada.

- O melhor jogo é quando posso ajudar a minha equipe. Se faço uma defesa e o time não ganha não é tão importante. Fiz um grande jogo contra o Manchester e o árbitro meteu a mão na gente. Fiz um primeiro tempo impressionante e tomamos quatro gols no segundo. Esse do Chelsea foi bom porque fiz uma defesa no momento crucial do jogo, na cabeçada do Terry, e o time ganhou.

O Tottenham contratou o gigante Peter Crouch e Gomes não deixou de fazer uma piada com a contratação do grandalhão e comentou o novo estilo de jogo do time.
- Quando ele joga é bola alçada na área (risos) e todo mundo corre pra área para escorar e pegar a sobra.

Gomes aproveitou para analisar os quatro grandes com uma visão de dos times menores que estão loucos para fisgar uma das quatro primeiras vagas assim que um deles vacilar. Segundo ele, abram o olho para o Chelsea e poucas preocupações com o Arsenal.

- O time, mesmo sem reforço, mais perigoso é o Chelsea, que não mexeu muito mas manteve a base e está jogando junto a tempo. Quem perdeu mais foi o Manchester. O Arsenal foi o que mais enfraqueceu. Era considerado candidato ao título, mas acho que pode decepcionar, o que equilibra pra gente que pode lutar por uma vaga na liga. O City também pode crescer e fazer um grande campeonato pelas contratações.

Por fim, talvez a parte mais curiosa da entrevista. Gomes tentou se fazer de humilde dizendo que as palavras não eram dele, mas deixou escapar que se acha o jogador mais querido do time. Honestamente não duvido, o fim de temporada dele foi realmente brilhante que terminou com o recorde de gols sofridos dentro de casa em toda a história do clube, apenas 10.

- A relação é maravilhosa. A torcida até que não atrapalhou, o problema é a imprensa. Ela canta sempre meu nome. Todo mundo fala que o mais adorado pela torcida sou eu. No fim do jogo do City, o último jogo em casa, todo mundo passou e só cantaram para mim.

A LIGA MAIS FORTE DO MUNDO ESTÁ DE VOLTA

Hoje, às 8h40, começa o campeonato inglês. O principal campeonato nacional do mundo estreia com a partida Chelsea x Hull City. Os Blues chegam com força para essa temporada. Com uma equipe entrosada e cheia de talentos, os londrinos são apontados como favoritos. O Chelsea não perdeu nenhum jogador do elenco principal e ainda contratou o russo Zhirkov, ex-CSKA Moscou, para o meio-campo. Vale lembrar que o italiano Carlo Ancelotti, 7 anos comandante do Milan, vai dirigir a equipe milionária do russo Roman Abramovic.

O Liverpool chega junto como favorito para o título da Premierchip. Os Reds não perderam nenhum jogador importante. Rafa Benitez conseguiu segurar quase todas as suas estrelas. Xabi Alonso é a única perda de impacto. Para o lugar do espanhol, o italiano Aquilani chega para recompor o elenco. Os torcedores do Liverpool apostam nos gols de Fernando Torres, que renovou até 2014, e na liderança do craque Steven Gerrard.

O Manchester United, atual bi-campeão, vive uma interrogação. Com a venda do craque Cristiano Ronaldo e a saída do argentino Carlos Tevez, os Diabos Vermelhos perdem muito no poder de decisão. Os dois, cada um na sua proporção, decidiram muito para o Manchester nas últimas temporadas. Agora, Sir. Alex Ferguson terá que mostrar muita destreza na remontagem do elenco vermelho. Assim como nas saídas de Cantona (1997) e Beckham (2003), quando o técnico remontou o time e voltou ao caminho das vitórias. Mas vale lembrar que essa remontagem demorou e as campanhas logo após essas saídas não foram boas. Na temporada 97/98, a equipe ficou na vice-liderança e o título foi para o Arsenal. Já na temporada 03/04, os Diabos ficaram em terceiro lugar e novamente o Arsenal foi campeão.

E falando em Arsenal, os Gunners mais uma vez começam uma temporada cheio de promessas. É tradição no clube inglês revelar jogadores. Nessa temporada, o técnico Arsène Wenger, mais uma vez vai entrar em campo com a equipe cheia de jovens jogadores (Traoré, Denílson, Ramsey, Wilshere e Vela). Além dessas promessas o Arsenal continua contando com os jovens, mas rodados ( Fàbregas, Nasri, Walcott, Rosický, Arshavin, Eduardo da Silva e Van Persie). Será que os Gunners vão chegar à frente?

E por fim, o Manchester City chega querendo entrar no grupo dos gigantes da Inglaterra. Com os investimentos arrojados do Sheik Mansur, o outrora primo pobre do Manchester United chega com o maior investimento para essa temporada (150 milhões de Libras). O técnico Mark Hughes recebeu vários reforços de peso (Tevez, Barry, Adebayor e Touré) para a montagem do time. Agora o treinador vai ter que provar se tem capacidade para comandar um elenco tão globalizado e cheio de estrelas. O principal objetivo para essa temporada é colocar o City na Liga dos Campeões do ano que vem. Mas quem sabe o título não vem.


Jogos de Sábado:
Bolton x Sunderland , Blackburn x Manchester City, Portsmouth x Fulham , Stoke City x Burnley , Aston Villa x Wigan , Wolverhampton x West Ham , Everton x Arsenal .

Jogos de Domingo:

Man. United x Birmingham e Tottenham x Liverpool .

Atlético-GO mantém a ponta na Série B

Não foi fácil como a situação das duas equipes na tabela da Série B poderia sugerir, mas o Atlético-GO derrotou o Juventude, no Serra Dourada, por 2 a 1, de virada, e se isolou na liderança da competição, com 36 pontos, três a mais do que o segundo colocado Vasco, que neste sábado encara a Portuguesa, no Canindé. Mesmo que o time carioca vença, o Dragão permanecerá na frente, pelo número de vitórias. Na próxima rodada, terça-feira, o Rubro-Negro Goiano viaja até Salvador, onde enfrenta o Bahia. Caso derrote o rival baiano, terminará o primeiro turno com campanha superior ao Corinthians do ano passado. Realmente incrível o desempenho do Atlético-GO até agora na Segundona, especialmente em casa, onde não perdeu nas nove partidas que fez (7 vitórias e 2 empates).

No primeiro tempo, apesar do Juventude ter aberto o placar com Mendes logo no início, os donos da casa foram amplamente superiores. Tanto é que chegaram a virada com facilidade, com gols de Brasão e Robston. E poderiam ter feito mais se a falta de pontaria e o goleiro Juninho não atrapalhassem. Na segunda etapa o time da Serra Gaúcha melhorou, teve chances de empatar, mas o resultado final acabou sendo justo. Destaques para o lateral/ala Rafael Cruz, presença constante no ataque pelo lado direito e que criou inúmeras oportunidades, e para Robston, volante que teve passagem apagada pelo Botafogo no começo de 2008. O meia Elias, tido como principal jogador do time, teve atuação apenas regular.

O Atlético-GO tem uma boa equipe, muito bem montada por Mauro Fernandes. A base atua junto há muito tempo, vem sendo montada desde 2007, quando o Dragão foi campeão goiano. Ano passado venceu a Série C e nesta temporada foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Goiás. É seríssimo candidato ao acesso. Já o Juventude tem um time muito fraco, que depende da habilidade do jovem Zezinho, de apenas 17 anos, e do oportunismo do atacante Mendes para pontuar. Por isso é o 18º colocado, com 19 pontos, na zona de rebaixamento.

O fato negativo da partida no Serra Dourada foi a atuação do juiz Wagner Reway. Apesar de não ter cometidos erros gritantes, seu estilo de arbitragem é extremamente irritante. A todo momento uma falta é marcada, mesmo quando o contato é apenas o natural do futebol. Com isso, ele deixou o jogo muito amarrado e às vezes até chato de se ver. Vê se melhora isso, Wagner!

- Outras três partidas movimentaram a noite de sexta-feira. No Castelão, o Ceará recebeu a Ponte Preta e perdeu a chance de se consolidar no G-4 ao empatar em 1 a 1. Lins fez o gol da Macaca, mas Geraldo deixou tudo igual. O Vovô permanece na 4ª posição, mas pode ser ultrapassado pela Portuguesa caso a Lusa vença o Vasco, neste sábado. Em Curitiba, o Paraná não teve trabalho para fazer 3 a 0 no Vila Nova e se distanciar da zona de rebaixamento. O zagueiro Gabriel marcou um golaço e Rafinha mais fez dois. Na Boca do Jacaré, o Brasiliense sofreu, mas conseguiu a vitória diante do Bragantino com um gol de Moacri aos 44 do segundo tempo. Abuda tinha marcado para a equipe da capital e Lúcio Bala tinha empatado para os paulistas.