sábado, 15 de agosto de 2009

Atlético-GO mantém a ponta na Série B

Não foi fácil como a situação das duas equipes na tabela da Série B poderia sugerir, mas o Atlético-GO derrotou o Juventude, no Serra Dourada, por 2 a 1, de virada, e se isolou na liderança da competição, com 36 pontos, três a mais do que o segundo colocado Vasco, que neste sábado encara a Portuguesa, no Canindé. Mesmo que o time carioca vença, o Dragão permanecerá na frente, pelo número de vitórias. Na próxima rodada, terça-feira, o Rubro-Negro Goiano viaja até Salvador, onde enfrenta o Bahia. Caso derrote o rival baiano, terminará o primeiro turno com campanha superior ao Corinthians do ano passado. Realmente incrível o desempenho do Atlético-GO até agora na Segundona, especialmente em casa, onde não perdeu nas nove partidas que fez (7 vitórias e 2 empates).

No primeiro tempo, apesar do Juventude ter aberto o placar com Mendes logo no início, os donos da casa foram amplamente superiores. Tanto é que chegaram a virada com facilidade, com gols de Brasão e Robston. E poderiam ter feito mais se a falta de pontaria e o goleiro Juninho não atrapalhassem. Na segunda etapa o time da Serra Gaúcha melhorou, teve chances de empatar, mas o resultado final acabou sendo justo. Destaques para o lateral/ala Rafael Cruz, presença constante no ataque pelo lado direito e que criou inúmeras oportunidades, e para Robston, volante que teve passagem apagada pelo Botafogo no começo de 2008. O meia Elias, tido como principal jogador do time, teve atuação apenas regular.

O Atlético-GO tem uma boa equipe, muito bem montada por Mauro Fernandes. A base atua junto há muito tempo, vem sendo montada desde 2007, quando o Dragão foi campeão goiano. Ano passado venceu a Série C e nesta temporada foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Goiás. É seríssimo candidato ao acesso. Já o Juventude tem um time muito fraco, que depende da habilidade do jovem Zezinho, de apenas 17 anos, e do oportunismo do atacante Mendes para pontuar. Por isso é o 18º colocado, com 19 pontos, na zona de rebaixamento.

O fato negativo da partida no Serra Dourada foi a atuação do juiz Wagner Reway. Apesar de não ter cometidos erros gritantes, seu estilo de arbitragem é extremamente irritante. A todo momento uma falta é marcada, mesmo quando o contato é apenas o natural do futebol. Com isso, ele deixou o jogo muito amarrado e às vezes até chato de se ver. Vê se melhora isso, Wagner!

- Outras três partidas movimentaram a noite de sexta-feira. No Castelão, o Ceará recebeu a Ponte Preta e perdeu a chance de se consolidar no G-4 ao empatar em 1 a 1. Lins fez o gol da Macaca, mas Geraldo deixou tudo igual. O Vovô permanece na 4ª posição, mas pode ser ultrapassado pela Portuguesa caso a Lusa vença o Vasco, neste sábado. Em Curitiba, o Paraná não teve trabalho para fazer 3 a 0 no Vila Nova e se distanciar da zona de rebaixamento. O zagueiro Gabriel marcou um golaço e Rafinha mais fez dois. Na Boca do Jacaré, o Brasiliense sofreu, mas conseguiu a vitória diante do Bragantino com um gol de Moacri aos 44 do segundo tempo. Abuda tinha marcado para a equipe da capital e Lúcio Bala tinha empatado para os paulistas.

Nenhum comentário: