sábado, 15 de agosto de 2009

Muricy errou

Não se espantem com o título. É natural errar, até mesmo para um treinador tricampeão brasileiro, tido senão como o melhor, mas como um dos melhores do Brasil. Muricy Ramalho pecou pelo excesso de cautela até os 20 minutos da etapa final e o Palmeiras perdeu a chance de se isolar ainda mais na liderança do Brasileirão ao empatar em 1 a 1, no Palestra Itália, com um desfigurado Botafogo. Digo isto porque desde que assumiu o Alvinegro, quarta-feira, Estevam Soares não escondeu de ninguém que jogaria contra o líder pensando em não perder. Primeiro porque sabe das limitações de seu grupo, ainda mais com os diversos desfalques que teve, segundo porque tinha trabalhado pouquíssimo com os jogadores e não tinha como ter feito grandes mudanças.

Pois bem, a escalação do time carioca no 3-6-1, com apenas André Lima no ataque, era conhecida, pelo menos, desde sexta-feira. Por que então Muricy entrou também com apenas um atacante e três volantes? Não havia a menor necessidade de adiantar novamente Diego Souza, ele rende melhor vindo de trás, com a bola dominada, ao lado de Cleiton Xavier pensando nas jogadas. Ortigoza ficou isolado no meio dos três zagueiros adversários. Por isso o primeiro tempo foi fraquíssimo em termos técnicos e de oportunidades. Com tanta gente preocupada somente em marcar no meio-campo, as melhores chances só poderiam surgir de bolas paradas. E não deu outra. O Botafogo abriu o placar com André Lima, após falha da zaga palmeirense. E os donos da casa empataram com Danilo, depois de falha do goleiro Flávio. A primeira parte ficou nisso.

No segundo tempo nenhuma mudança foi feita, mas o jogo até que deu uma melhorada. O Botafogo teve duas ótimas chances de ficar novamente a frente no placar antes dos 3 minutos, mas as desperdiçou. Logo depois Diego Souza perdeu gol incrível, livre diante de Flávio. Aí o jogo deu nova caída de ritmo, muito em função dos inúmeros passes errados, mais um reflexo do excesso de "destruição" no meio-campo de ambos os times. Só aos 20 minutos Muricy percebeu que do jeito que estava ficaria difícil e tirou um volante (Sandro Silva) para pôr mais um homem de frente (Robert, que fazia sua estreia). Estevam também resolveu abrir sua equipe, botando Laio na vaga de Jonatas. Mesmo com as alterações, o dia ruim das principais peças do Palmeiras não ajudou e o jogo ficou mesmo no 1 a 1. Claro que o resultado poderia ter sido igual, mesmo que o técnico alviverde tivesse sido um pouco mais ousado na escalação inicial. Mas as chances de conseguir algo mais do que um empate com certeza seriam maiores.

O time paulista chegou aos 37 pontos e encerrou sua participação no primeiro turno com a liderança provisória. Mas precisa voltar a ganhar, pois empatou os últimos três jogos por 1 a 1. Vai ficar na torcida, secando Internacional e Atlético-MG, para confirmar o título simbólico da primeira metade do Campeonato Brasileiro. Já o Botafogo sai de São Paulo com um bom resultado, em função dos diversos problemas que teve para esta partida. Um bom início de trabalho para Estevam Soares, que mostrou que sabe armar bem uma defesa.

- O Internacional voltou aos trilhos! O Colorado venceu a terceira seguida (2 a 0 no Santo André) e assumiu, pelo menos até amanhã, a vice-liderança da competição, com 33 pontos. O time tem duas partidas ainda por fazer neste primeiro turno e caso as vença, terminará a primeira metade no topo da tabela. Para quem achava que o Inter estava em decadência e o técnico Tite com seus dias contados no comando da equipe, o time gaúcho provou que está mais vivo do que nunca e é candidatíssimo ao título brasileiro. Já o Santo André segue de mal a pior, caindo pelas tabelas. Chegou ao oitavo jogo sem vitória (a pior sequência do campeonato ao lado do Sport) e, se houver um vencedor na partida entre Fluminense e Coritiba neste domingo, termina a rodada na zona de rebaixamento. O técnico Alexandre Gallo assumiu a equipe há quatro partidas e perdeu todas. Acho que vai cair.

- O Avaí, ao contrário do time do ABC, tem a melhor sequência invicta deste Brasileirão. São nove jogos sem perder (7 vitórias e 2 empates), após o triunfo em casa por 2 a 1 sobre o Náutico. Antes disso, o time catarinense era o lanterna. Agora, é o 5º colocado, com 30 pontos. O rebaixamento ficou para trás e o objetivo dos avaianos é, no mínimo, a Sul-Americana. O Timbu, por sua vez, vai continuar na luta para permanecer na Série A até o final.

Nenhum comentário: