quinta-feira, 14 de maio de 2009

EXCLUSIVO: BRUNO E VICTOR SERÃO CONVOCADOS NA PRÓXIMA SEMANA

Polêmica à vista no futebol brasileiro. Flamengo e Grêmio podem ficar sem seus goleiros na reta final da Copa do Brasil e da Libertadores. De acordo com uma fonte muito próxima da presidência da CBF, Bruno (foto) e Victor (foto) serão convocados na semana que vem, dia 21 de maio, para as Eliminatórias e Copa das Confederações.

Dunga não vai contar com seu goleiro de confiança, já que Doni sofreu séria contusão e vai ficar fora dos gramados por quatro meses. Com isso uma vaga se abre para os bons goleiros que temos no momento. Além da vaga de Doni, outra foi aberta devido ao regulamento da Copa das Confederações, que exige três goleiros.

Nos últimos meses, Dunga e Jorginho, foram vistos em jogos do Flamengo e do Grêmio. Ontem mesmo, Jorginho estava no Maracanã e, por sinal, viu um verdadeiro milagre sendo operado por Bruno. Dunga esteve no Olímpico, domingo, e acompanhou o empate em 1 a 1 entre Grêmio e Santos. Se de fato o técnico convocar esses dois goleiros, eu vou aplaudir de pé. Acredito que são os dois melhores goleiros jogando no Brasil. Infelizmente, esse ato de justiça pode se tornar uma grande polêmica.

O Brasil enfrenta Paraguai e Uruguai (Eliminatórias) nos dias 6 e 9 de Junho, e logo após viaja para a África do Sul. O Brasil estreia no dia quinze de junho, contra o Egito. Caso isso aconteça, Flamengo e Grêmio ficarão desfalcados de seus goleiros para a disputa das semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, caso as equipes cheguem até essa fase.

Falei com as duas diretorias. O vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, reagiu com tranquilidade e mostrou confiança no reserva Diego.

“Olha, o Flamengo tem que acatar. É uma convocação oficial da Seleção. Não podemos fazer nada, e nem queremos. O nosso reserva, o Diego, tem total confiança de todo o grupo e de toda diretoria”.

No lado gremista, o vice de futebol, André Krieger, não quis se aprofundar.

“Eu não quero me antecipar aos fatos. Como não é oficial, não posso tomar uma posição. Mas o Grêmio vai tentar contar com seu goleiro”.

Já o Presidente, Duda Kroef, confirma que vai tentar a liberação de Victor.

Concordo com tudo que o Krieger falou. Agora se o Victor for convocado, vamos tentar a liberação dele. Eu confio no Marcelo Groe (reserva de Victor), mas Victor é Victor, é o nosso titular. A Libertadores é muito importante. Espero que a CBF ajude os clubes brasileiros que estão bem na competição”.
Agora é aguardar a convocação...

"Melhor do Brasil" não se cria no Maraca

A imprensa brasileira tem a necessidade de rotular equipes. Parece ser algo obrigatório, que realmente tem que ser feito. Daí a afirmação de que o Inter é o melhor time do Brasil e que os outros estão um degrau abaixo, mesmo com apenas uma rodada do Brasileirão. Mas baseado em que isto pode ser dito? Não sou maluco, nem cego para negar a qualidade da equipe gaúcha. São bons jogadores, alguns ótimos, como D'Alessandro, Nilmar e Guiñazu. Porém, o Colorado ainda não foi testado este ano. Aliás, não tinha sido. Até a partida desta quarta-feira contra o Flamengo, o Inter só havia enfrentado equipes de qualidade duvidosa - exceção feita aos Gre-Nais. Afinal, o Campeonato Gaúcho não conta com bons times. Na Copa do Brasil, União de Rondonópolis, Guarani e Náutico tampouco podem ser considerados grandes testes. Na estreia do Brasileiro, uma vitória magra (com um golaço, é verdade) sobre os reservas do Corinthians.

Pois bem, o jogo contra o Flamengo foi o primeiro grande teste colorado no ano. Não que o Rubro-Negro seja um supertime, mas é uma boa equipe. Soma-se a isso a tensão de uma quartas-de-final de Copa do Brasil e a pressão de mais de 50 mil flamenguistas no Maracanã. E neste teste o Inter não foi aprovado.

Cuca mudou as peças e o esquema do Flamengo e conseguiu anular a principal arma gaúcha: o trio ofensivo. Tirou Wellington e lançou Toró, que não desgrudou de D'Alessandro, impedindo o argentino de jogar. Williams foi o carrapato de Taison e também teve êxito na sua função. Angelim ficou em cima de Nilmar, que não encontrou espaços. Tudo isso muito bem coberto por Aírton, sempre na sobra. Com essa marcação por pressão e adiantada, o Flamengo sufocou o Inter durante quase todo o jogo. Se o Rubro-Negro tivesse um ataque minimamente decente poderia ter saído do Maracanã com uma boa vantagem. Não conseguiu e agora terá que ir ao Beira-Rio precisando marcar ao menos um gol. E, claro, não sofrer. Isto se não quiser levar a decisão para os penaltis.

É óbvio que o Inter pode se classificar, até acredito que seja o favorito, mas terá que mostrar muito mais futebol. Muito mais para um time que é chamado de "o melhor do Brasil".