terça-feira, 23 de junho de 2009

Abra o olho, Botafogo

Sete rodadas se passaram no Campeonato Brasileiro e, apesar de estarmos longe até da metade da competição, já podemos identificar candidatos ao título, à Libertadores e ao rebaixamento. E uma dessas equipes que se encaixa neste último e temido grupo é o Botafogo. O time de Ney Franco somou apenas 6 pontos até agora e ocupa a 18ª colocação. Venceu somente um jogo, diante do Santos. E as perspectivas não são nada animadoras.

É notório que o elenco alvinegro é fraco. A perda de Maicosuel foi extremamente prejudicial, pois o antigo camisa 10 vinha fazendo a diferença, com sua velocidade e habilidade. Lucio Flavio voltou com a missão de substituí-lo e não vem nada bem. Suas atuações estão abaixo do esperado e a alcunha de Maestro, que ganhou em sua primeira passagem pelo clube, não pode mais ser aplicada. A saída de Maicosuel, porém, não é o único problema do time. Antes fosse. Reinaldo, titular e parceiro de ataque de Victor Simões nos melhores momentos da equipe no ano, continua lesionado e sem previsão de volta. Do trio que encantou a torcida no Estadual, só restou Victor e ele também não está em sua melhor forma. Talvez pela falta de qualidade de seus companheiros. Tony, Laio, Jean Coral, nenhum deles conseguiu repetir o sucesso de Reinaldo. E, sinceramente, não acredito que tenham capacidade para tal. Mas os problemas de Ney não param no ataque.

No gol, Renan tem futuro, mas justamente por isso (pouca idade) ainda é muito irregular. Alterna grandes atuações com falhas, como aconteceu na partida contra o Vitória. A zaga não passa segurança com Juninho e Emerson. O capitão, aliás, é muito mais efetivo cobrando faltas e chutando de longa distância do que na sua própria função, que é defender. Na lateral-direita, Alessandro está longe de ser unanimidade e na esquerda o treinador espera ansiosamente pela estreia de Michael. No meio-campo, apenas Leandro Guerreiro e Batista se destacam e, convenhamos, quando estes jogadores são os melhores do time, é sinal de que a coisa está realmente feia.

Portanto, é hora da diretoria do Botafogo agir. Tem que reforçar o elenco com bons nomes urgentemente, senão sua torcida sofrerá até as últimas rodadas. E os números comprovam isto. Este início de campeonato é pior do que no ano de 2002, em que o Alvinegro foi parar na Segunda Divisão.