quarta-feira, 10 de junho de 2009

RECORDE À VISTA

Mais uma mega transferência está perto de acontecer. Como adiantamos semana passada, o Real Madrid já abriu conversações com o Manchester United, na tentativa de contratar o craque português Cristiano Ronaldo. O diretor do Madrid, Jorge Valdano, confirmou os contatos para o jornal Marca da capital espanhola. Os madrilistas buscaram uma reaproximação com os Red Devils, já que a última gestão merengue, comandada pelo presidente Ramon Caldéron, entrou em atrito depois de assediar o português sem comunicar ao clube.

Para o atual presidente, o jeito mais fácil de fechar esse negócio é mantendo uma boa relação com os ingleses. A ideia de Florentino Perez é pagar a multa de liberação, sessenta e cinco milhões de euros (cerca de 235 milhões de reais). David Gill, diretor-executivo do Manchester United, se mostrou flexível com a possibilidade de negociar o atacante português. Gill afirmou que faz negócio, mas por noventa e seis milhões de euros (cerca de 262 milhões de reais). A maior transferência da história do futebol, superando os 70 milhões de euros pagos pelo próprio Real para contar com o craque Zinedine Zidane na temporada 2001/2002.


Mais do mercado da Bola:

Não para, não para, não para...
Segundo a edição desta segunda-feira do diário espanhol Marca (foto), o Real Madrid já fechou a contratação do atacante David Villa, que atua na seleção espanhola e no Valência. Os madrilistas vão pagar trinta e oito milhões de euros (cerca de 103 milhões de reais) para contar com os gols do 'Guaje’.

Roman vai às compras...
O Chelsea está de olho em três jogadores. O meia italiano Andrea Pirlo e o atacante brasileiro Alexandre Pato, ambos do Milan, da Itália. Outro sonho dos Blues é o centroavante argentino “Kun” Aguero, do Atlético de Madrid. O bilionário russo, Roman Abramovich, está disposto a pagar quarenta e cinco milhões de libras (cerca de 143 milhões de reais).

Mega-Troca
O Barcelona está perto de acertar com o astro sueco Ibrahimovic, atacante da Inter de Milão. O Barça está disposto a pagar vinte e sete milhões de euros( cerca de 73 milhões de reais) mais o atacante camaronês Samuel Eto´o. Faltam alguns detalhes, como os valores do novo contrato da estrela africana. Os catalães também estão de olho no zagueiro Bruno Alves, do Porto e da Seleção Portuguesa. O clube do Porto deve receber vinte dois milhões de euros (cerca de 60 milhões de reais).


Reformulação
Adriano Galliani, homem forte do Milan, anunciou que fez uma proposta pelo atacante bósnio, Edin Dzeko, do Wolfsburg, da Alemanha. Dzeko foi escolhido como melhor jogador da Bundesliga e foi vice-artilheiro com 26 gols. O brasileiro Grafite, seu companheiro de ataque no Wolfsburg, foi o artilheiro com 28 gols.

Quem joga?

Dunga tem apenas um problema (que não é tão problema assim) para o jogo desta quarta-feira diante do Paraguai, no Recife. O atacante Luís Fabiano foi expulso na goleada sobre o Uruguai e desfalcará a equipe. Digo que o problema não é dos maiores, não pela ausência do camisa 9 - que é o titular da Seleção com justiça -, mas porque o técnico brasileiro tem dois jogadores de muita qualidade para escalar: Nilmar e Alexandre Pato.

A meu ver, nenhum dos dois tem características semelhantes ao Luís Fabiano. Ambos têm faro de gol, mas jogam mais soltos, movimentam-se mais pelo ataque do que o atacante do sevilha. Gosto tanto do Nilmar, quanto do Pato, mas optaria pelo segundo. Pato está mais acostumado a jogar como centroavante, mais fixo na área. Foi assim que ele atuou em alguns jogos nesta última temporada no Milan e teve muito sucesso, marcando 15 gols no Campeonato Italiano. Por vezes foi escalado por Carlo Ancelotti como único atacante. Já Nilmar, no Inter, troca bastante de posição com Taison, seu companheiro de linha de frente no Colorado. Tanto um, quanto o outro sai bastante da área e cai pelas pontas, explorando a velocidade e habilidade que tem. Outro fator a favor de Pato é a sua maior experiência internacional e na Seleção, apesar de ser mais novo. Ele é constantemente convocado e isso tem que ser levado em conta.

Acredito que Dunga vá optar por Pato. Um indício dessa escolha foi o treinamento de segunda-feira, no qual o jogador do Milan começou como titular, fez gol e deu assistência, enquanto Nilmar teve atuação apagada. Porém, foi o atacante do Inter que foi relacionado para o jogo na capital uruguaia. Nesta terça, Dunga despistou, portanto a decisão ficará para amanhã, provavelmente momentos antes da partida. Seja qual for a escolha, é certo de que o Brasil está bem servido e os dois jogadores têm condições de substituir Luís Fabiano à altura.