terça-feira, 19 de maio de 2009

Parreira vai com os dois, Mano

Parece que Mano Menezes nunca acompanhou jogos do Fluminense. Digo isto porque o técnico do Corinthians afirmou que duvida que Parreira escalará Conca e Thiago Neves na partida decisiva desta quarta-feira, no Maracanã. Ora, quem já viu o Fluminense jogar completo este ano sabe que os dois meias tricolores cansaram de atuar juntos. Aliás, eles jogam juntos desde o ano passado. Tá certo que na campanha do vice-campeonato da Libertadores Thiago era atacante, ao lado de Washington, com Conca de quarto homem de meio-campo. Mesmo assim, antes disso, o camisa 10 ficava responsável pela armação das jogadas, auxiliado pelo argentino, e Dodô entrava na frente.

Mano não lembrar disso é uma falha, mas poderia se argumentar de que foi no ano passado, que o Tricolor era outro, que o Corinthians estava na Série B... Agora, basta o treinador dar uma olhada nos jogos do Flu este ano e vai ver que Conca e Thiago Neves atuaram juntos 15 vezes (9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas - ver lista das partidas abaixo). Além de tudo, o time carioca jogará em casa e precisa marcar gols. A boa notícia para Mano é que dessas nove vitórias, em apenas quatro o Fluminense conseguiu vencer por dois ou mais gols de diferença. Mais um motivo para os meias entrarem em campo como titulares.


Resta saber o que Parreira vai fazer. Ele pode tirar Marquinho - que vem jogando bem - e lançar Conca em seu lugar ou adiantar Thiago Neves para o ataque ao lado de Fred, tirando Maicon da equipe, formação que me agrada mais. Outra opção, mas esta mais ousada e, por isso mesmo, improvável, seria tirar Maurício, colocando Marquinho como segundo volante (função já desempenhada pelo jogador em algumas partidas este ano), com Conca e Thiago Neves armando e mais dois atacantes. Mas acredito que o treinador tricolor deixará esse possibilidade como uma espécie de carta na manga, caso chegue no meio do segundo tempo precisando de gols.

Seja qual for o esquema, fica uma pergunta: Mano não conhece o Fluminense ou está com alguma marra, achando que o Tricolor teme sua equipe?

CONCA E THIAGO NEVES JUNTOS EM 2009:

- Fluminense 0 x 0 Vasco
- Americano 1 x 2 Fluminense
- Fluminense 4 x 0 Tigres
- Nacional-PB 0 x 1 Fluminense
- Fluminense 0 x 1 Botafogo
- Mesquita 0 x 1 Fluminense
- Fluminense 2 x 1 Volta Redonda
- Fluminense 3 x 1 Macaé
- Bangu 1 x 3 Fluminense
- Friburguense 1 x 3 Fluminense
- Fluminense 2 x 1 Botafogo
- Flamengo 1 x 1 Fluminense
- Flamengo 1 x 0 Fluminense
- Águia-PA 2 x 1 Fluminense
- Corinthians 1 x 0 Fluminense - Conca entrou no segundo tempo

Sim, é possível!

Nesta terça-feira começam as finas de conferência da NBA. Para nós brasileiros um momento de muita expectativa por dois motivos: é a temporada com mais chances de um brasileiro conseguir o feito de ser campeão da liga norte-americana e, mais que isso, uma final verde e amarela, com um jogador em cada time.

No lado Leste a maior esperança: o Cleveland Cavaliers, de Varejão e do MVP ( eu avisei) Lebron James, que segue invicto na fase mata-mata, chega como favoritíssimo não só para derrotar o Orlando perdendo apenas 1 jogo (se perder), como também ao título da NBA, já que fisicamente está menos desgastado. No lado Oeste mais uma vez os Lakers com a experiência e o talento de Kobe, Phil Jackson e Pau Gasol, contra o Denver, a grande surpresa (não zebra, por favor!) de Nenê, Carmelo e Billups.


De bate pronto, falaria: vai dar Lakers apertado, em um jogo 4 a 2. Mas meu feeling (ou patriotismo mesmo) me faz acreditar que é possível uma vitória do Denver e uma final com dois brasileiros. Porém, acredito que a decisão será mesmo entre as duas melhores equipes da temporada regular. Mas o Nuggetts terá um papel decisivo. Explico: os Lakers se enrolaram para vencer o Houston Rockets sem Yao Ming e Mcgrady. Certamente terão um adversário duro pela frente. O Cavaliers, mais descansado e com o mando a seu favor, tem tudo para garantir esse título inédito. É esperar para ver.

PALPITES

LESTE: CAVALERS 4 X 1 MAGIC

OESTE: LAKERS 4 X 2 NUGGETS


A PERGUNTA (OU TORCIDA) QUE NÃO QUER CALAR: ver o Varejão campeão seria excelente, mas nosso Nenê, com sua luta (vencida) contra um tumor no ano passado, nos deixariam mais emocionados. Não?!
por Bernardo Cruz

Juan, vou lhe contar sobre Nilton Santos

Amigos do Passando a Bola. Voltei para abrir os olhos de vocês sobre esse futebolzinho medíocre que se pratica hoje em dia. Que coisa horrível os jogos desse final de semana. E os times do Rio, hein? Nada de gols. Que saudade dos anos 50! Mas isso já é assunto gasto nesta terça.

Bengala nele!

Quero falar um pouco sobre esse menino, o Juan, do Flamengo. O que se passa na sua cabeça, rapaz? Perdeu o juízo? Mais uma vez você arrumando confusão, ficando nervosinho. Larga essa marra, que você não está com essa bola toda. Fique você sabendo que no sábado, dia em que você não jogou nada contra o Avaí, fazia aniversário um cara que reinventou sua posição. Graças a ele que você, de vez em quando, marca um golzinho. Já ouviu falar de Nilton Santos, a Enciclopédia do futebol? Vou contar um pouquinho sobre ele.

Como eu já falei, Nilton Santos revolucionou o futebol. Antes dele, os laterais não podiam passar do meio-campo, só tinham função de defender. E foi o jogador do Botafogo que começou com esta história de lateral indo ao ataque. Não bastasse ter sido escolhido pela FIFA como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos, Nilton foi um exemplo de fidelidade e dedicação. Em toda a sua carreira vestiu apenas duas camisas: a alvinegra do Botafogo e a da Seleção Brasileira. Pelo clube carioca atuou de 1946 a 1964, em 716 partidas. São 18 anos de história! Mas foi pelo Brasil que Nilton Santos conquistou seus títulos mais importante. Foi bicampeão mundial com a Seleção em 1958 e 1962. No total foram 75 jogos com o uniforme brasileiro.

E, apesar desse currículo invejável, Nilton Santos nunca desrepeitou um treinador, nem mesmo Flávio Costa, que o deixou no banco de reservas na Copa de 1950. Nos treinos, a Enciclopédia não caía em provocações. Pelo contrário. Era ele que provocava, mas dentro de campo, jogando o fino da bola. Uma vez, em um de seus primeiros treinos pelo Botafogo, Nilton Santos se viu de cara com Heleno de Freitas, um dos maiores atacantes da história do Alvinegro, ídolo nos anos 40. Apesar de novo, o menino não se intimidou e, quando Heleno foi até ele para tomar-lhe a bola, Nilton deu-lhe um lindo drible, para delírio dos outros jogadores que acompanhavam tudo. Heleno ficou morrendo de raiva e foi atrás do garoto. Mas Nilton não temeu e permaneceu no local, ganhando respeito de seus companheiros.

Então, Juan, como disse o Junior Maurell, baixa a tua bolinha! Você ainda tem que comer muito arroz com feijão para chegar aos pés de Nilton Santos. E parabéns, Enciclopédia!

Fórmula nova: 5 vermelhos causam perda de ponto

O Campeonato Carioca de juniores está chamando atenção. Mas não por algum jogador que esteja despontando e sim pela fórmula da competição. Quer um exemplo? Se um time recebe cinco cartões vermelhos perde 1 ponto no torneio. Regulamento para lá de estranho. Celso Martins, técnico do América, acredita que a organização da disputa esteja tentando coibir a violência, mas ressalta que deve haver critérios.

- Acho que essa regra dentro do regulamento pode ajudar a coibir a violência, mas desde que haja critério. Para isso é necessário que a regra esteja clara para os profissionais da arbitragem, a fim de que se estabeleça um critério. Não pode um árbitro ser muito rigoroso e o outro ser benevolente e deixar o jogo rolar. Por conta disso ficamos um pouco inseguros com esse ponto do regulamento - disse Martins.

- A última expulsão de um jogador nosso foi na partida contra o Nova Iguaçu. O atleta dividiu uma bola com o adversário de forma mais ríspida e o árbitro expulsou os dois. Na minha opinião, acho que a atitude foi um pouco exagerada e, por isso, fico um pouco receoso quanto a esse critério de pontuação - completou.

Paulo Meireles, diretor da FERJ, fala de onde surgiu a ideia de tal regulamento para a competição.

De onde partiu a idéia dos cartões?

Paulo Meireles - A nossa intenção é disciplinar os atletas das categorias de base, já que estávamos tendo uma grande quantidade de súmulas indo para o tribunal. Queremos com essa regra doutrinar os jovens, para que quando se tornem profissionais não sejam violentos, portanto essa regra é uma forma de punir.

Coíbe a violência dentro de campo?

Paulo Meireles - Sem dúvida. Essa medida faz com que o clube pague pela indisciplina de seus atletas. Com isso o clube paga e, de alguma maneira, tem que repreender seu jogador para que não perca mais pontos.

Qual a avaliação que você faz? Está dando certo ou não?
Paulo Meireles - Vem dando muito certo, a ponto de nenhum clube ter reclamado da regra. O Flamengo ficou fora do quadrangular do juvenil, porque perdeu um ponto em razão dos cartões, por exemplo.
Vingaria entre os profissionais?
Paulo Meireles - Não posso prever, pois envolve outras coisas, mas acredito que, em um primeiro momento não, já que nossa idéia é coibir a violência em campo. Para tanto, temos de começar nas categorias de base.

Por Leandro Amaral

Só resta o Alemão e o Francês!

A temporada europeia de 2008/2009 foi bastante interessante, com alguns times sendo campeões incontestáveis. Mas as retas finais dos principais torneios nacionais deixaram muito a desejar, ao contrário de anos anteriores.

Na Espanha, pelo segundo ano consecutivo, o campeão, desta vez o Barcelona, foi conhecido de forma antecipada. Na Inglaterra, diferente do ano passado quando Chelsea e Manchester United lutaram até a última rodada, também acabou com os Red Devils levantando a taça com algumas rodadas de antecedência. Na Itália, a Inter mais uma vez não esperou o campeonato acabar. Até em Portugal o Porto manteve sua hegemonia sem esperar o fim da tabela.

Só restam, então, dois campeonatos, provavelmente os de menor visibilidade. Na França, o Lyon não será campeão pela oitava vez consecutiva, e Olympique e Bordeaux ainda sonham com o título. O tropeço do Marselha contra o heptacampeão, na última rodada, deixou o time do atacante brasileiro Brandão três pontos atrás do líder e os dois terão jogos mais ou menos nivelados nas duas últimas rodadas.

O Bordeaux encara o já eliminado Mônaco, 11º colocado, e o desesperado Caen, na última rodada, que estará lutando pela sua sobrevivência na primeira divisão. Já o Marselha encara o Nancy e o Rennes, ambos eliminados, na 13ª e 7ª posição, respectivamente.


Palpitão: Ousado, mas aposto no Marselha.

Já no Alemão promete ser o mais emocionante do Velho Continente. Três times chegam com chances de serem campeões na última rodada. Seriam quatro, se o Hertha não tivesse 24 gols a menos de saldo que o líder. Com 66 pontos, o Wolfsburg, do brasileiro Grafite, precisa apenas de um empate para ser campeão, mas encara o Werder Bremen, que fez uma péssima campanha e só pensa na final da Copa Uefa.

Em segundo e terceiro, ambos com 64 pontos, Bayern e Stuttgart se enfrentam em Munique e, em caso de empate, podem morrer abraçados. O Bayern até pode ser campeão em caso de empate do líder, mas precisaria tirar sete gols de diferença de saldo. Meio complicado. Considerando a atual fase do Wolfsburg e de seus atacantes (ambos são artilheiros do campeonato, Grafite com 26 e Dzeko com 25) acho meio difícil errar esse palpite.

Palpitão: Wolfsburg na cabeça.

Campeonato Alemão
Sábado - 23/05
10h30m - Wolfsburg x Werder Bremen
10h30m - Bayern de Munique x Stuttgart

Campeonato Francês
Sábado - 23/05
14h - Nancy x Olympique de Marselha
14h - Bordeaux x Monaco
Sábado - 30/05
14h - Olympique de Marselha x Rennes
14h - Caen x Bordeaux