segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PASSANDO A BOLA - MESA REDONDA

Amigos do Passando a Bola, está no ar mais uma Mesa Redonda, seu encontro com a informação e a opinião. Neste programa falaremos bastante da 16ª rodada do Brasileirão, escolheremos o gol mais bonito, o craque do final de semana e daremos, é claro, nosso toque final. Aproveitem!

Neste primeiro bloco, os destaques da 16ª rodada do Brasileirão:



Neste último bloco, a escolha do gol mais bonito, do craque da rodada e nosso toque final:

Rapidinhas do Domingo - Goiás iguala recorde

Além do São Paulo, outro que vem subindo é o Goías. Que grande campanha faz o Esmeraldino! O time de Hélio dos Anjos venceu a quinta consecutiva (2 a 1, de virada, sobre o Santo André) e igualou o recorde do Avaí de vitórias seguidas neste campeonato. Os goianos estão na 3ª colocação, com 29 pontos e ostentam uma bela credencial: são os melhores visitantes da competição (5 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota). Também têm o terceiro melhor ataque, com 30 gols, e a terceira melhor defesa, com 19 gols sofridos, junto com outras três equipes. Quarta-feira, porém, o jogo é em casa, diante do Flamengo. Pelo que vi, comparando a bola que cada um vem jogando, o favoritismo é dos donos da casa. Mas deve ser um jogão.

- Dei o favoritismo ao Goiás porque a partida que o Flamengo fez diante do ex-lanterna Náutico foi lamentável. O time jogou muito mal, com uma baita preguiça e irritou demais os mais de 40 mil flamenguistas que estavam no Maracanã. Aliás, o Rubro-Negro não consegue fazer valer seu mando de campo neste Brasileiro, talvez por isso seja apenas o 9º, com 24 pontos. Foram até aqui 10 partidas no Maraca e apenas 4 vitórias (5 empates e 1 derrota). Por isso que o time não deslancha. Adriano esteve irreconhecível, parecia ter comido uma feijoada antes de jogar. Léo Moura, apesar do gol, também foi muito mal. De bom mesmo só a atuação de Petkovic, a primeira desde sua volta. O empate, porém, foi conquitasdo com muito sufoco, mesmo com um jogador a mais. O Náutico foi valente e merecia até um resultado melhor. Pelo menos deixou a lanterna.

- A última colocação agora é do Fluminense. O Tricolor completou 11 jogos sem vencer e amarga a 20ª posição, com apenas 11 pontos em 16 jogos. A diferença para o Coritiba, o primeiro fora da zona de rebaixamento, já está em 5 pontos. O time é fraco, tem o pior ataque (13 gols) e apenas um jogador capaz de decidir uma partida, Conca. E o argentino também anda mal. O meio-campo não consegue criar, o ataque com Roni e Kieza não assusta e a zaga ainda comete suas bobeiras. O jogo em Londrina foi horroroso e o "menos pior" venceu. O Furacão também é fraquinho, mas pelo menos Antônio Lopes vai assumir a equipe nesta segunda com um ambiente um pouco melhor. Já o Tricolor tem quinta outro jogo importante, contra o Sport, adversário direto na luta para não cair, no Maracanã.

- O Grêmio pressionou o jogo inteiro e conseguiu derrotar o Cruzeiro por 4 a 1, de virada, no Olímpico. O Tricolor Gaúcho soube se aproveitar da vantagem numérica (os mineiros tiveram dois expulsos) e está na 6ª posição, com 24 pontos. Os jogadores, depois do jogo, elogiaram muito o técnico Paulo Autuori pelas palavras no intervalo. Vai brigar lá em cima até o final, pois é um bom time. O Cruzeiro também tem uma boa equipe, mas precisa botar a cabeça no lugar, pois anda muito nervosinho. Neste Brasileirão foram nada mais, nada menos do que 9 expulsões. Sendo que 6 delas foram ainda no primeiro tempo! E mais. Destas 8 partidas em que a equipe mineira teve algum atleta que levou vermelho, 6 foram no Mineirão. Moral da história: o time de Adilson Batista perdeu pontos (o restrospecto nestes 8 jogos é de 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas) e está lá atras na tabela: é o 15º, com 17 pontos. Vai subir, é claro, mas para o título já está difícil.

- O Atlético-MG voltou a vencer e mostrou que está vivo. O Galo sofreu, é verdade, mas a vitória por 3 a 2 diante do Coritiba dá um ânimo na equipe, que perdeu a liderança para o Palmeiras. O time chegou aos 31 pontos e está na segunda posição. Diego Tardelli fez um gol e está na artilharia do Brasileiro, com 9 gols, ao lado de Val Baiano. Mostra que merece a chance na Seleção. O Atlético lembra o Grêmio do ano passado, desacreditado que vai brigar até o fim lá na frente.

- O Corinthians precisa de reforços. O Timão completou três jogos sem vencer e não fez uma grande partida. Foi melhor do que o Avaí, mas esbarrou na excelente atuação do goleiro Eduardo Martini. Mesmo com esse pequeno jejum, o time de Mano Menezes é o 5º, com 25 pontos. Já os catarinenses interromperam uma sequência de 5 vitórias, mas mantém a invencibilidade dos últimos 6 jogos. Em 10º lugar, se afastou bastante da zona de rebaixamento.

PS: Santos x Internacional será no final do mês, porque o Colorado está no Japão para a disputa da Copa Suruga.

Será que o campeão voltou?

E não é que o São Paulo entrou nos trilhos. Muitos já cogitavam o Tricampeão fora da disputa pelo título deste ano, mas parece que Ricardo Gomes colocou ordem na casa. O time está jogando bem melhor do que antes, claro que precisa melhorar ainda, mas, mesmo não atuando tão bem, voltou ser eficiente e a vencer, marca do Tricolor nas três edições que foi vitorioso. Será que ainda dá para sonhar com o tetra?

Se compararmos os números de 2009 com os dos últimos três títulos, veremos que esta é a pior pontuação e a pior colocação do São Paulo após 16 primeiras rodadas: 24 pontos, em oitavo lugar, a 10 pontos do líder Palmeiras. A campanha do ano passado é a que mais se assemelha com o atual momento (veja as comparações abaixo). Em 2008, o São Paulo tinha 27 pontos e estava em sexto, com 5 pontos a menos que o líder Grêmio. No final do 1º turno esta diferença chegou aos 8 pontos para o time do Sul (41 a 33). Mas no final do campeonato a gente sabe quem levantou a taça. Então, é nesse exemplo que o time paulista precisa se mirar para acreditar que ainda pode brigar pelo tetra. Afinal, ainda faltam três rodadas para a metade da competição e esta desvantagem para o primeiro colocado pode ser diminuída.

A ascenção são paulina é visível. Com o 1 a 0 diante do Vitória, no Barradão, o Tricolor completou 5 partidas de invencibilidade (4 vitórias, 1 empate), sendo que venceu nas últimas três rodadas. E o melhor, depois de quase 5 meses sem ganhar fora de casa, conseguiu seu segundo triunfo seguido, contra um adversário que permanecia invicto em sua casa até então. A marca do time tricampeão, sempre derrotando seus rivais diretos em seus domínios.

A subida de produção tem muito a ver com a volta do bom futebol de Hernanes e principalmente porque Dagoberto está fazendo a diferença. Impressionante a sua melhora depois que o Muricy saiu. Ricardo Gomes vem dando moral para ele e o futebol está aparecendo. Foram 3 gols nos últimos 2 jogos. Olho no São Paulo que ele vem aí de novo!

O Vitória, por sua vez, vai perdendo a força do começo do Brasileirão. Nos últimos 6 jogos, venceu apenas um, com 3 derrotas e 2 empates. Caiu para 7ª posição.

Campanhas no tricampeonato após 16 rodadas:
- 2008 - São Paulo: 27 pontos, 6º lugar // Líder: Grêmio, 32 pontos
- 2007 - São Paulo: 31 pontos, 2º lugar // Líder: Botafogo, 32 pontos
- 2006 - São Paulo: 33 pontos, líder