segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Será que o campeão voltou?

E não é que o São Paulo entrou nos trilhos. Muitos já cogitavam o Tricampeão fora da disputa pelo título deste ano, mas parece que Ricardo Gomes colocou ordem na casa. O time está jogando bem melhor do que antes, claro que precisa melhorar ainda, mas, mesmo não atuando tão bem, voltou ser eficiente e a vencer, marca do Tricolor nas três edições que foi vitorioso. Será que ainda dá para sonhar com o tetra?

Se compararmos os números de 2009 com os dos últimos três títulos, veremos que esta é a pior pontuação e a pior colocação do São Paulo após 16 primeiras rodadas: 24 pontos, em oitavo lugar, a 10 pontos do líder Palmeiras. A campanha do ano passado é a que mais se assemelha com o atual momento (veja as comparações abaixo). Em 2008, o São Paulo tinha 27 pontos e estava em sexto, com 5 pontos a menos que o líder Grêmio. No final do 1º turno esta diferença chegou aos 8 pontos para o time do Sul (41 a 33). Mas no final do campeonato a gente sabe quem levantou a taça. Então, é nesse exemplo que o time paulista precisa se mirar para acreditar que ainda pode brigar pelo tetra. Afinal, ainda faltam três rodadas para a metade da competição e esta desvantagem para o primeiro colocado pode ser diminuída.

A ascenção são paulina é visível. Com o 1 a 0 diante do Vitória, no Barradão, o Tricolor completou 5 partidas de invencibilidade (4 vitórias, 1 empate), sendo que venceu nas últimas três rodadas. E o melhor, depois de quase 5 meses sem ganhar fora de casa, conseguiu seu segundo triunfo seguido, contra um adversário que permanecia invicto em sua casa até então. A marca do time tricampeão, sempre derrotando seus rivais diretos em seus domínios.

A subida de produção tem muito a ver com a volta do bom futebol de Hernanes e principalmente porque Dagoberto está fazendo a diferença. Impressionante a sua melhora depois que o Muricy saiu. Ricardo Gomes vem dando moral para ele e o futebol está aparecendo. Foram 3 gols nos últimos 2 jogos. Olho no São Paulo que ele vem aí de novo!

O Vitória, por sua vez, vai perdendo a força do começo do Brasileirão. Nos últimos 6 jogos, venceu apenas um, com 3 derrotas e 2 empates. Caiu para 7ª posição.

Campanhas no tricampeonato após 16 rodadas:
- 2008 - São Paulo: 27 pontos, 6º lugar // Líder: Grêmio, 32 pontos
- 2007 - São Paulo: 31 pontos, 2º lugar // Líder: Botafogo, 32 pontos
- 2006 - São Paulo: 33 pontos, líder

Nenhum comentário: